Editorial: Lançamento da Agência Primaz de Comunicação
- Luiz Loureiro
- 02/04/2019
Há pelo menos dois anos estivemos acalentando o sonho de fazer radiojornalismo diário, voltado para Mariana (MG) e região, visando aproximar a população dos fatos e acontecimentos cotidianos e abrindo um espaço de análise crítica dos assuntos de maior interesse coletivo.Empecilhos das mais variadas formas e tamanhos impuseram a necessidade de repensar nossa intenção, buscando uma forma diferente de colocar nossa ideia em prática, mesmo que fora das famosas “ondas do rádio”. Os quatro últimos meses foram dedicados à idealização de um novo formato, uma vestimenta diferente para o mesmo objetivo.
Este é o motivo pelo qual, juntamente com os boletins informativos diários, apresentaremos semanalmente nossos editoriais. Neles, de maneira clara e transparente, manifestaremos nossa opinião sobre os fatos mais relevantes. Democraticamente, sem autoritarismo ou presunção de donos da verdade, mas abertos ao diálogo e às manifestações eventualmente discordantes. Também no quesito opinião, de terça a sexta-feira, publicaremos colunas de opinião em áudio e texto, assinadas por colaboradores estrategicamente escolhidos para possibilitar a pluralidade de aspectos de nossa vida cotidiana na região. Pessoas que, por sua formação, atuação e vivência, são capazes de induzir o debate e trazer à tona vieses nem sempre considerados em cada questão abordada.
Da ética da responsabilidade buscaremos o comprometimento com a informação e com as consequências de sua repercussão, respeitando completamente a vida e a integridade das pessoas envolvidas. Em resumo, nosso comprometimento será sempre com a verdade. É em função de tudo isso que explicitamos e reafirmamos aqui nossa missão e nossos valores: produzir e difundir notícias de mariana e região com seriedade, responsabilidade, independência e imparcialidade, pautando-nos pela ética profissional, pelo respeito ao público e às fontes e, fundamentalmente, pelo compromisso com a verdade.
Se assim conseguirmos agir, e pudermos contar com o apoio de nosso público alvo, teremos condição de atingir nossa meta, ou seja, a ambiciosa visão que temos de nosso futuro como referência em jornalismo na região geográfica em que estamos inseridos.