- Mariana
Espelho da Vida: População marianense avalia visibilidade obtida pela cidade com a gravação da novela
Escrita por Elizabeth Jhin, Espelho da Vida contou a história da atriz Cris Valência (Vitória Strada), que ao chegar à cidade de Rosa Branca para gravar um filme, tem a experiência de viajar no tempo e se deparar com uma de suas vidas passadas. A trama se passa em duas épocas diferentes e o grande mistério envolvendo a personagem é descobrir quem matou Julia Castelo, uma de suas encarnações. A novela também foi gravada em Ouro Preto, Tiradentes e Carrancas.
Em Mariana, a Praça Gomes Freire, mais conhecida como “Jardim”, que dentro de alguns meses seria fechada para revitalização, foi o principal cenário das gravações. Além da utilização das fachadas dos casarões, o cenário contou com a montagem de uma livraria na praça. Ana da Silva Vieira, que cedeu sua boutique para a criação da ambientação, diz que havia certa curiosidade dos marianenses para conhecerem o lugar, mas que isso não aumentou muito o turismo da região. Já Maria de Lourdes, moradora de Mariana, acha que as gravações expandiram as imagens da cidade para todo o país, uma vez que a novela foi transmitida pela Rede Globo, “que tem uma repercussão muito grande”.
A novela foi muito elogiada pela crítica e mostrou algumas das belezas da cidade de Mariana. O secretário de cultura, Efraim Rocha, afirmou que ainda acredita na vinda de turistas por causa das cenas da novela. Segundo ele, “havia um sentimento, ou mesmo desconhecimento, de que a cidade estava coberta pela lama devido a tragédia de 2015” e que “a novela contribuiu muito para que essa imagem pudesse ser modificada”. De acordo com o secretário, já durante as gravações houve uma maior movimentação de turistas na cidade.
Carlos Alberto, que é guia de turismo de Mariana, diz que a novela traz, junto com suas gravações, uma “[maior] procura do conhecimento do que é a cidade”. Ele ainda conta que, durante um dia de trabalho, “teve um casal perguntando qual era a praça da Rosa Branca”. Já Patrícia Moreira, moradora de Mariana, diz que as gravações evidenciaram o fato da cidade não ter sido diretamente afetada pela lama, e que as imagens mostradas na novela “dão orgulho” a quem é da cidade.
Na tentativa de avaliar a percepção da visibilidade obtida pela cidade, nossa reportagem também tentou buscar a opinião de empresários das áreas de alimentação e hotelaria. Verificamos uma divisão de impressões nesse segmento e até mesmo um receio de fazer manifestações públicas. Entretanto, sob condição de anonimato, alguns reconheceram que houve ganhos, mas que a exposição poderia ter sido melhor explorada.