Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 24 de novembro de 2024

Ingrid Achiver/Agência Primaz(*)

As escolas estaduais Coronel Benjamim Guimarães, João Ramos Filho e Monsenhor Morais são as representantes de Mariana na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que será realizada em Pitangui, de 24 a 26 de junho. A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais foi encerrada nesta sexta-feira (3), em Mariana, com 5 dias de disputas e com a participação de alunos vindos de Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca, além dos próprios alunos marianenses.

Eram esperados cerca de 800 atletas para a disputa dos Jogos, mas devido ao grande número de partidas canceladas por W.O (walkover, não comparecimento), o número foi um pouco abaixo do estimado. A programação contou com as modalidades basquete, futsal, vôlei, handebol e xadrez, com divisão em 2 módulos: o I para atletas nascidos entre 2005 e 2007, e o II para os que nasceram entre 2002 e 2004. O regulamento previa a classificação das escolas classificadas em primeiro lugar nas modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez. Além das classificadas, estavam representando Mariana as escolas Adjetivo, Goiabeiras, Flecha, Paracatu, Dom Silvério Reparata. As partidas foram realizadas na Arena Mariana, Toca do Zé Pereira e CRIA.

O Jornal Primaz acompanhou todos os dias da competição e faz agora um apanhado geral para você ficar por dentro de tudo que aconteceu na etapa microrregional do JEMG, sediada em Mariana.

Fase classificatória

No primeiro dia de disputas (29/4) aconteceram 8 jogos na Arena Mariana. Pelo basquete masculino módulo II, a escola de Ensino Médio de Mariana venceu por 28×18 a escola Professora Maria do Carmo Almeida, de Ouro Preto. No masculino módulo I, a Escola Municipal Manoel Salvador, de Itabirito, venceu os alunos ouro pretanos da escola Marília Dirceu por 32×02. No feminino módulo II, a escola Padre Afonso de Lemos, de Ouro Preto, venceu por 11×04 a escola marianense Dom Silvério.

No vôlei estavam programadas cinco partidas, mas apenas uma aconteceu. O Colégio Arquidiocesano (Ouro Preto) venceu por 2 sets a 0 o Colégio Flecha (Mariana), com parciais de 25×15 e 25×23. Por não comparecimento, a escola de Lavras Novas (masculino I), a escola Padre Simim e a escola Antônio Pereira , ambas pelo vôlei feminino II, e a escola Padre Simim (vôlei masculino II), foram desclassificadas.

A Toca do Zé Pereira foi o local dos jogos de futsal. Das oito partidas iniciais, duas acabaram em W.O, o que resultou em desclassificação para as escolas Manoel Salvador de Oliveira (Itabirito) e Coronel Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos), respectivamente nos módulos I e II. As demais partidas somaram muitos gols.

No Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA), foram disputados os jogos de handebol. Das 5 partidas programadas, apenas 3 aconteceram, o que resultou na desclassificação do Colégio Flecha (Mariana) e da escola Coronel Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos).

No xadrez, a classificação final feminina do módulo I teve destaque para as alunas de Itabirito, que ocuparam as 3 primeiras colocações. O mesmo aconteceu no módulo I masculino, três alunos da cidade de Itabirito foram destaques. No módulo II feminino, a enxadrista marianense Liliane, da escola Monsenhor Morais, terminou na primeira colocação, à frente das alunas de Ouro Preto e Diogo de Vasconcelos. No módulo II masculino, o primeiro (Jhean) e o terceiro lugar (Maurílio) também foram marianenses, com um aluno de Ouro Preto na segunda colocação.

Confira aqui a classificação completa.

No segundo dia (30), a Arena Mariana sediou outros 8 jogos de basquete e vôlei. Com três jogos de vôlei cancelados (dois no masculino e um feminino), devido a desclassificações anteriores, e um cujo resultado foi proclamado por W.O., o único jogo realizado foi entre a escola João Ramos Filho (Mariana) e Jayme de Souza (Itabirito) que terminou em vitória do time marianense por 2 sets a 1, parciais de 21×25, 25×22 e 19×17. Com todas essas desclassificações, o vôlei teve resultados finais logo no segundo dia. No módulo I feminino, com a eliminação do Colégio Flecha de Mariana, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto se classificou tendo disputado, e vencido, apenas um jogo. No módulo II, a escola João Ramos Filho ocupou a liderança com dois pontos conquistados.

No basquete alguns jogos foram bem movimentados. A escola de Itabirito (Engenheiro Queiroz) venceu a escola Maria do Carmo (Ouro Preto) por 32×08 , pelo módulo II masculino. Pelo módulo I, os alunos da escola Manoel Salvador (Itabirito) venceram por 22×0 os alunos da Marília de Dirceu, enquanto no módulo feminino, a escola Dom Silvério perdeu por 30×11 para a escola Padre Afonso.

Após essa segunda rodada, a classificação do módulo I masculino ficou com a liderança da escola Manoel Salvador com 4 pontos (2 vitórias em 2 jogos). No módulo II feminino, a escola Padre Afonso de Lemos venceu suas duas partidas, somando 4 pontos. Já no módulo II masculino, a escola Engenheiro Queiroz levou vantagem sobre a escola João Ramos Filho no saldo de cestas, 24 contra 10.

Na quadra da Chácara, o futsal movimentou a torcida presente com muitos gols e jogos acirrados. Dos oito jogos programados, apenas um não aconteceu, entre Coronel Nicolau Sampaio (Diogo de Vasconcelos) e João Ramos Filho (Mariana). Confira no quadro abaixo os resultados desse segundo dia de disputas no futsal masculino e feminino.

Confira também, como ficou a classificação após o movimentado segundo dia de disputas no futsal, o esporte que mais contou com equipes participantes no JEMG. É só clicar aqui.

No CRIA, os jogos de handebol movimentaram o segundo dia de disputas. O destaque negativo foi que as três partidas ocorridas terminaram com derrotas de escolas marianenses. João Ramos Filho perdeu de 7×3 para Intendente Câmara (Itabirito), o Adjetivo perdeu de 4×3 para Padre Afonso de Lemos (Ouro Preto) e a Joaquim Emílio Baptista foi derrotada por 7×6 pela escola Manoel Salvador (Itabirito).

Na classificação, o módulo I feminino ficou liderado pela escola José Leandro, de Ouro Preto, com dois pontos, em um jogo disputado. No módulo II, tanto no feminino quanto no masculino, a luta pela classificação ficou acirrada. Confira na tabela abaixo:

No terceiro dia de disputa, a Arena Mariana recebeu apenas dois jogos. Pelo módulo II masculino de basquete, a escola Engenheiro Queiroz Júnior (Itabirito) venceu um jogo muito acirrado contra a escola João Ramos Filho por 33×31. Pelo vôlei masculino módulo II, os alunos da João Ramos Filho ganharam por 2 sets a 0 contra o Ensino Médio de Ouro Preto, com parciais de 25×14 e 25×15. No basquete, a classificação teve como primeira colocada a escola de Itabirito que venceu os dois jogos que disputou e somou 4 pontos.

No feriado de 1º de maio a Toca do Zé Pereira recebeu jogos decisivos de futsal feminino e masculino. Dos oito jogos, dois foram cancelados devido a eliminação de equipes. Confira os resultados e como ficou a situação da tabela de classificação:

Os jogos de handebol no CRIA, tiveram mais um dia de disputas. Cinco jogos estavam programados, quatro aconteceram. No módulo I feminino, vitória da escola marianense Joaquim Emílio por 5×3 contra a José Leandro (Ouro Preto). No masculino, os alunos da Manoel Salvador de Itabirito venceram por 9×8 a escola ouropretana Haydée Antunes. Pelo módulo II feminino, a escola José Leandro saiu vitoriosa por 11×2 contra a escola do Cabanas de Mariana. No masculino, vitória de Padre Afonso de Lemos por 9×7 contra Intendente Câmara.

A classificação final mostrou a escola José Leandro em primeiro lugar do módulo feminino I, com dois pontos assim como as outras duas escolas da chave, mas com vantagem no saldo de gols. No masculino, primeira colocação para Haydée Antunes com 2 pontos. No módulo II para meninas, a escola José Leandro também ocupou a primeira colocação com 4 pontos conquistados. E no masculino, Padre Afonso de Lemos, também de Ouro Preto, terminou em primeiro com 4 pontos.

No penúltimo dia de Jogos (2) aconteceram somente jogos de futsal, na Arena Mariana. Essa modalidade era a única que ainda estava em andamento para a definição da equipe classificada para a Fase Regional. Confira os resultados das partidas e como ficou a classificação antes da rodada final e decisiva.

No último dia da etapa todos os classificados foram definidos. Aconteceram três jogos de futsal, um no feminino e dois masculinos. As meninas de Acaiaca e Ouro Preto não saíram do 0x0. No módulo I masculino também apresentou dois empates entre Tomás Antônio Gonzaga (Ouro Preto) e Joaquim Emílio por 3×3, e um 0x0 entre Professor Martins e Coronel Nicolau Sampaio.

Classificados para a Etapa Regional

Ao final dos cinco dias de disputas, ficou assim o quadro de classificação para a etapa regional:

Módulo I

Basquete Feminino – Itabirito – E.E. Prof. Tibúrcio

Basquete Masculino – Itabirito – E.M. Manoel Salvador de Oliveira

Futsal Feminino – Mariana – E.E. Coronel Benjamim Guimarães

Futsal Masculino – Itabirito – E.M. José Ferreira Bastos

Handebol Feminino – Ouro Preto – E.E. José Leandro

Handebol Masculino – Itabirito – E.M. Manoel Salvador de Oliveira

Voleibol Feminino – Ouro Preto – Colégio Arquidiocesano

Voleibol Masculino – Itabirito – Escola Prof. Jayme de Souza Martins

Módulo II

Basquete Feminino – Ouro Preto – E.E. Padre Afonso de Lemos

Basquete Masculino – Itabirito – E.E. Engenheiro Queiroz Júnior

Futsal Feminino – Ouro Preto – E.E. Padre Afonso de Lemos

Futsal Masculino – Ouro Preto – E.E. Antônio Pereira

Handebol Feminino – Ouro Preto – E.E. José Leandro

Handebol Masculino – Ouro Preto – E.E. Padre Afonso de Lemos

Voleibol Feminino – Mariana – E.E. de Ensino Médio (João Ramos Filho)

Voleibol Masculino – Mariana – E.E. de Ensino Médio (João Ramos Filho)

Classificados para Etapa Regional no xadrez:

Módulo I

Xadrez Feminino

Beatriz de Sant’Ana Faria – Itabirito – E.E. Prof. Tibúrcio

Marcela Simões Henriques – Itabirito – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins

Vitória Gurgel Baldoíno – Itabirito – E.E. Prof. Tibúrcio

Dejaína Aparecida Teixeira Lima – Ouro Preto – E.E. Profª. Daura Carvalho Neto

Xadrez Masculino

Bernardo Oliveira Lima Mendanha – Itabirito – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins

Cristian de Castro Sanches – Itabirito – E.E. Prof. Jayme de Souza Martins

Rafael Yudy Ogawa – Itabirito – E.M. Ana Amélia Queiroz

Karlaily José Baru Miranda – Ouro Preto – E.M. Izaura Mendes

Módulo II

Xadrez Feminino

Liliane dos Anjos Fonseca – Mariana – E.E. Monsenhor Morais

Jeneffer Raynara A. de Souza – Ouro Preto – E.E. Profª. Maria do Carmo Almeida

Mariana Fátima Teixeira de Freitas Lopes – Diogo de Vasconcelos – E.E. Coronel Nicolau Sampaio

Yara Cristina Siqueira Batista – Ouro Preto – E.E. Profª. Maria do Carmo Almeida

Xadrez Masculino

Jhean Vitor de Paula – Mariana – E.E. Monsenhor Morais

Euculei José Francisco Baru Miranda – Ouro Preto – E.E. Pedro II

Maurílio dos Anjos da Silva – Mariana – E.E. Monsenhor Morais

Daniel Luiz Malaquias – Itabirito – E.E. Intendente Câmara

Para conferir todos os resultados, tabelas e comunicados é só acessar o site dos Jogos Escolares de Minas Gerais.


Colaboraram: Yasmine Feital e Rodrigo Fontenelle