Luiz Loureiro/Agência Primaz
Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) entregou à Polícia Militar de Mariana a Base de Segurança Comunitária. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções e é a concretização de uma das medidas destinadas a melhorar a segurança no município, dentre as discutidas no encontro ocorrido no dia 7 de maio, envolvendo órgãos estaduais e municipais de segurança pública.
A cerimônia foi bastante concorrida e, além de autoridades municipais, contou com a presença de Alexandre Leão, Secretário Adjunto de Segurança Pública do estado; e do Coronel Marcelo Fernandes, subcomandante estadual da Polícia Militar. Juntamente com a base de segurança comunitária, foram repassadas ao destacamento policial da cidade duas motos para patrulhamento.
*** Continua depois da publicidade ***
A Capitã Marta Guido, Comandante da 239ª Companhia da Polícia Militar, sediada em Mariana, definiu o conceito e a forma de utilização da base móvel que foi integrada ao trabalho de prevenção na cidade. “O nome já traduz o conceito, é uma base móvel que leva segurança”. Para a comandante, o primeiro foco é a Praça Gomes Freire, sendo um ponto de referência no Jardim (praça Gomes Freire). “A Polícia Militar vai estar lá todos os dias da semana, trabalhando próximo à comunidade, principalmente ao cidadão de bem”, resume Marta Guido.
Representando a SESP no evento, Alexandre Leão disse que “a Secretaria de Segurança Pública tem procurado se aproximar de todas as regiões do estado, de todas as cidades, para que os trabalhos integrados sejam realizados da melhor forma”. Também revelou que Mariana, por tudo o que vem acontecendo desde novembro de 2005, merece uma atenção especial. “Daí a razão de uma medida, uma resposta tão efetiva, tão rápida assim”, explicou o secretário adjunto, referindo-se ao fato que decorreram apenas 23 dias entre a decisão e a entrega do equipamento de segurança.
Alexandre Leão também comentou sobre o andamento das questões discutidas no encontro do dia sete de maio, entre elas a que envolve o presídio local. “Ainda não há definição, mas existem conversas. Mas uma coisa que já está em fase de implementação, são aqueles programas de prevenção à criminalidade, como o programa ‘Fica Vivo’, finalizou.
*** Continua depois da publicidade ***
A Comandante Marta Guido também enfatizou que a atuação da base comunitária vai estar focada no jardim e seu entorno, num primeiro momento,// mas sem deixar de se preocupar com outras regiões da cidade. “Quem não se adaptar vai migrar e, onde houver o problema, a gente vai estar atuando e tentando resolver”, adverte a policial.
O novo equipamento é constituído por uma van equipada com câmeras de vídeo-monitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança e desde esta sexta-feira (31), já se encontra instalada na Praça Gomes Freire, contando com o apoio de duas motos de patrulhamento.