Ingrid Achiever/Agência Primaz
Entre os dias 3 e 5 de Junho, alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto participaram do Intercom Sudeste, um dos principais congressos de comunicação do país. As atividades da etapa regional foram realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória, e o tema da edição foi “Fluxos comunicacionais e a crise da democracia”.
*** Continua depois da publicidade ***
O Congresso é dividido em duas modalidades, o Intercom Júnior e o Expocom. O primeiro é um espaço para apresentação de artigos, pesquisas, e trabalhos de conclusão de curso de graduandos e recém graduados. O segundo é um prêmio dado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos da área de Comunicação.
A UFOP contou com mais de 10 alunos aprovados na modalidade Intercom Júnio, e muitos deles puderam ir até a capital do Espírito Santo para apresentar seus trabalhos. Daniel Viana, aluno no 6° período de Jornalismo, participou pela primeira vez do Intercom e garante que foi uma experiência enriquecedora. “Além de você divulgar aquilo que você produz dentro da sua Universidade, você também recebe um outro olhar, uma outra perspectiva do seu objetivo de pesquisa.”
Premiações da UFOP
No Expocom foram apresentados 11 trabalhos experimentais e 5 saíram vencedores em suas categorias. A UFOP recebeu as premiações de melhor jornal-laboratório, com o “Lampião”, representado pela aluna Carolina Carvalho, e melhor revista-laboratório para a “Curinga”, com a aluna-líder Laryssa Gabellini.
*** Continua depois da publicidade ***
Carolina também se apresentou pela primeira vez no Intercom, mas não pode estar presente no momento da premiação. Ela acompanhou por uma transmissão ao vivo e comemorou o resultado. “Foi super legal, uma experiência muito boa. A gente fica nervoso, mas vale a pena. É uma experiência que todo mundo que está na Universidade deveria ter.”
O podcast “A era do medo” foi escolhido como melhor produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo, com a aluna-líder Ariane Neves. Na modalidade Jornalismo literário ou de opinião, Thalia Gonçalves foi a vencedora com o produto “O tropeiro que tinha medo de ser esquecido”, tema de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e o prêmio de melhor ficção em áudio e rádio foi para o produto “Mariposas”, liderada pelo aluno Gabriel Lage.
Ariane garante que a experiência foi indescritível. “Fiquei muito orgulhosa de ter representado a UFOP e de ter feito isso tão bem, com esse trabalho com um tema tão importante e atual. Nem consigo descrever essa felicidade, foi muito importante mesmo.”
Thalia avaliou que a participação no Intercom foi um momento de troca de conhecimentos, de experiência e resistência, devido ao momento de cortes na educação. “Eu sinto que enriqueceu muito a minha pesquisa, me deu um gás maior para continuar pesquisando e com o meu projeto. Me estimulou perceber que eu estou fazendo um trabalho que é relevante para a minha comunidade.”
Etapa nacional
Os vencedores do Expocom vão representar a região Sudeste na Etapa Nacional do Congresso, que acontece de 2 a 7 de Setembro, em Belém, capital do Pará. Esta será a 42ª edição do Intercom e a Universidade Federal do Pará receberá congressistas de todo o Brasil para apresentar seus trabalhos.