Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Yasmine Feital/Agência Primaz

Neste sábado (8) foi realizado mais um dia do evento Maratona Internacional Estrada Real. A maratona começou com a primeira largada às 9:30 (largada da elite) e, em um intervalo de 1 minuto, foram dadas as largadas do percurso completo e reduzido. Apesar da classificação entre categorias masculina e feminina serem separadas, as largadas foram conjuntas.

*** Continua depois da publicidade ***

O evento foi realizado na Mina Del Rei, em Mariana, e contou com show ao vivo, área de alimentação, lojas esportivas de bicicleta e um espaço kids. Mariana Gomes, que participou da organização do evento, disse que a estrutura do local foi uma das diferenças entre a edição do ano passado e essa. Segundo ela, “[foi montada] uma estrutura preparada para receber família, atleta, criança, adulto e apaixonados por bicicleta (…) a gente quis pensar em todo mundo”. Nesta edição, também foram feitas transmissões ao vivo durante todos os dias de evento.

É o segundo ano consecutivo que a cidade de Mariana recebe a Maratona. O evento é realizado 3 vezes ao ano, e esta foi a oitava edição. Mariana diz que as expectativas são altas, já que as vagas se esgotaram muito antes da data do evento. Ela diz que a ideia é que “o pessoal venha, se divirta e aproveite o esporte”.

Daniel Rubens, que é atleta e estava acompanhando as provas, elogiou a organização do evento e falou sobre a importância da Maratona para a cidade de Mariana. Segundo ele, “Mariana é uma cidade histórica e tem muitas maravilhas que podemos visitar. Isso ajuda muito no turismo”.

O prefeito Duarte Júnior também estava no evento e falou que a Maratona abre portas para que “o mundo venha conhecer a nossa cidade, e que a pessoas percebam que Mariana está mais viva do que nunca (…) é um evento que aquece a economia, que gera oportunidades, e é o que precisamos”, disse. Ele ainda disse que seria extremamente importante caso Brumadinho fosse considerado para sediar uma edição da Maratona Internacional, já que a cidade também passou por um grande abalo após o rompimento da barragem da Mina do Feijão.

*** Continua depois da publicidade ***

No total, foram cerca de 1.500 ciclistas participantes, e o vencedor do percurso reduzido, Gustavo Xavier, falou que a vitória “é um grande título para o currículo de qualquer atleta”. Ele contou que participa de maratonas há 3 anos e que pretende participar do campeonato brasileiro.

A Maratona Internacional Estrada Real termina no domingo (9). Mariana Gomes afirmou, porém, que a próxima edição já está sendo organizada e que acontecerá pela segunda vez em Itabirito, nos dias 21 e 22 de setembro deste ano.

*** Continua depois da publicidade ***

Na sexta-feira foi disputada a prova Up Hill da Cartuxa, com percurso de 16km, com 884 metros ganho de elevação e inclinação média de 11,3%, mas com trechos de máxima atingindo 39,8%.