Luiz Loureiro/Agência Primaz
Foi realizada na tarde deste sábado (15), no campo do União Passagense, a solenidade de abertura da edição 2019 do campeonato de juniores de Mariana, promovido pela Liga Esportiva de Mariana (LEMA), que será disputado pelas equipes F. C. São Caetanense, Ideal Esporte Clube, Meninos da Vila, Morro Santana e Olimpic Esporte Clube.
*** Continua depois da publicidade ***
Originalmente o campeonato seria disputado por 7 equipes, mas houve a desistência do União Passagense e do Sete de Outubro, reduzindo a competição a apenas 5 equipes que se enfrentarão em turno único. Apesar da desistência do União, a abertura foi mantida para o campo localizado no distrito de Passagem de Mariana, e contou com a apresentação das equipes São Caetanense e Meninos da Vila, adversários na partida inaugural.
Em seu discurso, Wanderson Epifânio da Silva, presidente da LEMA, lembrou as dificuldades encontradas pela atual diretoria e lamentou que já tenham sido perdidos praticamente 6 meses este ano, sem que as competições oficiais tenham acontecido. “Pedimos a Deus que a gente faça diferente em 2020, que a gente consiga iniciar os campeonatos no início do ano”, finalizou o dirigente esportivo.
*** Continua depois da publicidade ***
Após a execução dos hinos nacional e de Mariana, foi dado o pontapé inicial da partida inaugural do campeonato. A equipe dos Meninos da Vila, mandante da partida, começou o jogo no sistema 4-5-1, com Breno; João Victor, Carlos Eduardo, Paulo Henrique e Nanai; Mauro, Richard, Weberton, Huedson e Carlos Daniel; com o centroavante Gustavo no ataque, jogando com camisas em verde e branco e meiões e calções verdes.
Com calções e meias azuis e camisas em branco e azul, o São Caetanense, do distrito de Monsenhor Horta, iniciou a partida com Pedro; Thayller, Edison, Vitor e João; Alefe, Dodô, Lucas e Jefin; Ramon e Vinícius. O primeiro tempo foi bastante disputado, mas sem abertura do placar, tendo sido mostrados 2 cartões amarelos por conduta anti-esportiva para Edison (São Caetanense) e João Victor (Meninos da Vila).
No intervalo os técnicos promoveram mudanças. Sabará, técnico do São Caetanense, colocou Luan no lugar de Vinícius, e Márcio fez entrar Charlisson para a saída de Carlos Daniel. E foi justamente Luan quem abriu o marcador, aos oito minutos do 2º tempo, acreditando em uma jogada em profundidade, driblando o goleiro e rolando a bola para o gol vazio.
O jogo ficou mais ríspido, com muitas faltas e mais rês cartões amarelos: Alefe e Pedro (São Caetanense) e Paulo Henrique (Meninos da Vila). Na tentativa de pelo menos empatar o jogo, Márcio promoveu mais duas mudanças, enquanto Sabará também buscou garantir o placar, mas sem abdicar de jogar no contra-ataque.
Ao final do jogo, com a vitória por 1×0, Sabará comemorou o resultado, especialmente porque o São Caetanense vai jogar as duas próximas partidas em casa. Luan, herói da tarde, lembrou que, no ano passado, em sua estreia na equipe, também saiu do banco para fazer o gol da vitória sobre o União Passagense, também mostrando-se otimista com o desempenho do time.
Na outra partida da rodada inicial, o Morro Santana visitou o Olimpic e venceu por 2×0, assumindo a ponta da tabela:
No próximo sábado (22), o São Caetanense recebe o Ideal, em Monsenhor Horta, e no campo do Guarany, Morro Santana enfrenta Meninos da Vila. As duas partidas começam às 15h.