Luiz Loureiro/Agência Primaz
Batizado de “Dia ‘D’ do Projeto Mãos Solidárias”, a Prefeitura de Mariana realizou uma série de inaugurações e eventos neste sábado (29), nos bairros Cabanas, Santa Clara, Santa Rita e Vale Verde.
Situados na zona sul da cidade de Mariana, os bairros Cabanas, Santa Clara, Santa Rita e Vale Verde compõem um aglomerado com população superior a 14 mil habitantes e presenciou a inauguração e entrega de uma série de equipamentos urbanos e intervenções realizadas pelo Projeto Mãos Solidárias, implantado pela Prefeitura Municipal de Mariana.
Praça do Cristo
Situada ao lado de um ponto de captação e distribuição de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Praça do Cristo recebeu tratamento paisagístico e a instalação de uma estátua confeccionada pelo artista plástico marianense Rinaldo Urzedo.
Na inauguração e entrega à população, a praça recebeu a benção do diácono Robson e, na presença de autoridades municipais e moradores do bairro, ouviu do prefeito municipal Duarte Júnior palavras de agradecimento pela participação no projeto de revitalização, bem como de responsabilidade com a manutenção do local. “É necessário que os moradores daqui tomem conta deste espaço, usufruam deste espaço. Isso aqui é uma extensão de sua casa, de sua rua, de seu bairro”, declarou Duarte.
Academia ao ar livre e revitalização de praça
A solenidade seguinte foi a entrega de uma academia ao ar livre e praça Terezinha Oliveira, também no bairro Santa Rita, revitalizando um espaço onde antes havia esgoto a céu aberto.
Moradias populares
O evento seguinte foi a entrega de 48 apartamentos no bairro Santa Clara, recuperados depois de abandono e até mesmo invasão, recebidos por famílias que passaram pelo crivo de triagem social efetuada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A solenidade contou com oração e benção do pastor Willian e foi animada pelo grupo de percussão do Cria (Centro de Referência da Infância e Adolescência).
Os apartamentos entregues estão dispostos em 4 blocos de 3 pavimentos, com 4 apartamentos por andar, dispondo de sala, 2 quartos, banheiro e cozinha/área de serviço.
Complementando a programação do Dia “D”, foi feita a entrega do Espaço de Convivência Esperança (Bairro Cabanas), que teve o seu planejamento inicial realizado pelos alunos da Escola Monsenhor José Cota. Além do espaço de lazer, no local foram instalados equipamentos de academia, visando a prática esportiva e melhoria da qualidade de vida. No mesmo local foi aberta a Feira de Gastronomia Arte e Artesanato, contando com apresentações de artistas locais, da Fanfarra da Escola Sinhô Machado (do distrito de Santa Rita Durão) e do Coral da Escola Municipal Monsenhor José Cota, com fechamento das atrações culturais a cargo da dupla Antônio Carlos e Renato.
Outras atrações do dia “D”
Para o período da tarde foram programadas ainda uma série de atividades esportivas, como o Desafio Mãos Solidárias de Motocross, a prova de Mountain Bike e corrida Cross Country.