Luiz Loureiro e Uriel Marques/Agência Primaz
Integrante das comemorações dos 323 anos de Mariana (MG), a fase nacional do Festival Canta Mariana 2019 foi iniciada nesta quinta-feira (18), com a apresentação das primeiras 10 músicas concorrentes, das quais 5 foram classificadas para a grande final de sábado (20).
*** Continua depois da publicidade ***
Com um pouco de atraso em relação ao previsto, a 1ª semifinal apresentou 10 das 20 classificadas para a fase nacional, que tem premiação total de R$ 27,5 mil, além de troféus aos vencedores e melhor intérprete. De acordo com sorteio feito pela organização, as concorrentes da noite foram apresentadas na seguinte ordem, com indicação da cidade dos(as) autores:
– Hey amigo (Mariana/MG)
– A janela do sonho (Franca/SP)
– Só quero te ver feliz (Mariana/MG)
– Ela é demais (Mariana/MG)
– Mariana (Rio de Janeiro/RJ)
– Guerreiras (Três Pontas/MG)
– Saudade do Zeca (Goiânia/Goiás)
– Porvir (Viçosa/MG)
– Cartas Marcadas (Itabira/MG)
– Era (Coronel Fabriciano/MG)
Ocorreram alguns problemas de som durante a apresentação da primeira música. Em função disso, a comissão determinou uma nova apresentação da canção “Hey amigo”, logo depois da última apresentação da noite.
Confira abaixo fotos de cada uma das apresentações, na ordem que os(as) intérpretes subiram ao palco:
Duarte Júnior, prefeito de Mariana, encarregou-se de divulgar a relação das classificadas: “A janela do sonho” (Marlon de Oliveira Vieira), “Guerreiras” (Laise Reis Silva), “Saudade do Zeca” (Saulo Santos Fagundes), “Porvir” (Gabriela Viegas Moreira) e “Cartas Marcadas” (Luiz Aloísio Zeferino). Com isso, apenas 2 músicas de compositores marianenses – “As Meninas de Minas (Roberto de Lima) e “Ouvindo a chuva cair” (Alcides Ramos e Toni Claret) – que serão apresentadas nesta sexta-feira (19), permanecem na disputa para classificação.
O vídeo abaixo, com imagens de Luiz Loureiro e edição de Uriel Marques, é um compilado de trechos das 5 músicas classificadas.
***Continua depois da publicidade ***
Show da banda Melim
O encerramento da noite foi o show da banda niteroiense Melim que despertou um enorme interesse, atraindo um público poucas vezes visto na Praça Minas Gerais. Crianças, jovens e adultos transformaram o espaço em um “mar de gente”, cantando e dançando os sucessos dos gêmeos Rodrigo e Diogo, e da caçula da casa, Gabi Melim.
A noite de sexta-feira (19) dá continuidade ao Festival Canta Mariana 2019, com a apresentação das outras 10 músicas pré-classificadas e a indicação pelo júri das 5 que vão completar as 10 finalistas para a apresentação no sábado (20). E para fechar a noite, o show da banda gaúcha “Nenhum de Nós”.