Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Lucas Santos/Especial para Agência Primaz

test alt text

A tarde ensolarada deste sábado (10), marcou o início do Campeonato Marianense de Futebol 2019 – Primeira Divisão, promovido pela LEMA (Liga Esportiva de Mariana). Para abrir a primeira rodada do torneio, o Oito de Dezembro Esporte Clube, que sagrou-se hexacampeão da competição na edição do ano passado, enfrentou a equipe do Esporte Clube Águia de Ouro. A partida, válida pela fase de grupos, foi realizada em Cachoeira do Brumado, distrito da cidade de Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***

test alt text

O jogo inaugural

Apesar de estar jogando em casa, a equipe do Oito de Dezembro atraiu a presença de apenas vinte torcedores aproximadamente, que assistiram a um jogo bem equilibrado durante os primeiros 24 minutos. Com boas chances para ambos os lados, o Águia de Ouro apostava na velocidade dos pontas Victor (11) e Júnior (6), e também na habilidade do armador Elton (10) de apenas 17 anos. Já o Oito de Dezembro dependia da triangulação de Guilé (7), Kennedy (8) e Juninho (10). O jogo estava morno, até que Júnior (6) fez boa jogada pela direita e acabou sendo empurrado quando invadiu a grande área do Oito de Dezembro. Pênalti. Na cobrança, o centroavante Zé Carlos (9) abriu o placar, 1 a 0 Águia de Ouro.

Depois de levar o gol, a equipe do Oito de Dezembro se perdeu em campo. O desespero para tentar chegar ao empate, fez com que o time avançasse demais, deixando muito espaço na defesa. Foi quando numa ótima jogada individual, o jovem Elton (10) acabou derrubado na intermediária e o zagueiro Léo Canário (13) foi punido com o cartão amarelo. Com a batida da falta, o goleiro Fernando (12) não conseguiu encaixar e soltou a bola que encontrou os pés de Elton (10). Apesar da pouca idade, o menino não perdoou. 2 a 0 Águia de Ouro. No finalzinho do primeiro tempo o Oito de Dezembro conseguiu se organizar e cresceu pra cima do adversário, mas parou nas mãos do bom goleiro Diogo (1).

Na segunda etapa o jogo mudou. A conversa que o técnico Tim teve com os jogadores do Oito de Dezembro no intervalo surtiu efeito e a equipe voltou pressionando o adversário. A partida virou ataque contra defesa, e o Águia de Ouro não conseguia obter sucesso nas bolas de contra-ataque. Aos 21′ o Oito de Dezembro encontrou a trave, e na chance seguinte não desperdiçou. Aos 25′, em uma bela jogada individual, Juninho (10) invade a área e bate na saída do goleiro. 2 a 1. Os poucos torcedores no local foram a loucura, todos na expectativa do Oito de Dezembro buscar o empate mas, para a surpresa de todos, o jogo novamente esfriou.

*** Continua depois da publicidade ***

Com os dois times nitidamente cansados, as chances de gol diminuíram e o jogou passou de morno para frio. Os técnicos perceberam a queda de produção de suas equipes e partiram para as mudanças. Foram quatro substituições no Águia de Ouro e três no Oito de Dezembro. Apesar de ter feito uma alteração a menos, a equipe local voltou a crescer no jogo e aos quarenta e dois do segundo tempo parou novamente nas mãos de Diogo (1) numa belíssima defesa. O árbitro anunciou sete minutos de acréscimos, e quando ninguém mais esperava, aos 49′, Juninho (10) depois de fazer um belo contra-ataque, empata o jogo. A abertura do campeonato terminou da mesma forma que começou, empatado, e cada equipe somou um ponto na fase de classificação.

O Esporte Clube Oito de Dezembro foi a campo com: Fernando; Tiquinho (Flavinho), Léo Canário, Bruno e Takaiama; Taffarel, Raul (Luca) e Kennedy (Davi); Guilé, Juninho e Paulo Leandro. Técnico: Tim.

Já o Esporte Clube Águia de Ouro entrou no gramado da seguinte forma: Diogo; Adalton (Diego), Elias, Juarez e Zé Geraldo; Alessandro, Fernando e Elton; Victor (Alexandre), Júnior (Marcos) e Zé Carlos (Varnilay). Técnico: Matheus.

O campeonato

A primeira divisão do Campeonato de Mariana é disputada por catorze equipes que foram divididas em dois grupos, com sete equipes cada. Na fase classificatória, as equipes se enfrentam em seus próprios grupos em turno único, no sistema de pontos corridos. As quatro primeiras equipes de cada grupo passam para a fase eliminatória das quartas-de-final, com confrontos entre equipes de grupos diferentes, de acordo com as classificações na primeira fase. Nessa fase eliminatória os jogos serão em partidas de ida e volta. Os clubes que tiverem a melhor campanha na fase classificatória jogam pelo empate no placar agregado e decidem sempre em casa.

Os vencedores dos confrontos avançam para a fase semifinal, com jogos também em ida e volta, e com confrontos que evitem a disputa entre os melhores classificados de cada grupo da fase preliminar. Os vencedores disputam título também em duas partidas, com a vantagem do empate e de decidir em casa para a equipe com melhor campanha na fase de classificação.

Os catorze clubes participantes do Campeonato Marianense de Futebol – Primeira Divisão 2019 são: Bandeirantes Futebol Clube; Cachoeirense Esporte Clube; Esporte Clube Águia de Ouro; Futebol Clube São Caetanense; Guarany Futebol Clube; Mainart Futebol Clube; Meninos da Vila; Morro Santana Futebol Clube; Oito de Dezembro Esporte Clube; Olimpic Sport Clube; Primeiro de Maio Esporte Clube; Reunidos Futebol Clube; Sete de Outubro Esporte Clube e Unidos Futebol Clube.

Outros resultados da 1ª. rodada

Além da partida que marcou a abertura oficial, a rodada inaugural do campeonato teve mais quatro partidas:

– Morro Santana 1 x 0 Bandeirantes

– 07 de Outubro 0 x 3 Guarani

– São Caetanense 1 x 0 Reunidos

– Meninos da Vila 2 x 2 Cachoeirense

Em nota oficial, emitida na quarta-feira (07), a LEMA havia anunciado o adiamento, com data ainda a definir, da partida entre Unidos F.C. e 1º de Maio.