Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Luiz Loureiro/Agência Primaz

test alt text

Eliminando Independente e Ideal, equipes do distrito de Águas Claras, Engenho e Colômbia vão fazer a final do campeonato da 2ª divisão e garantem vaga na elite do futebol amador de Mariana em 2020, promovido pela Liga Esportiva de Mariana (LEMA).

*** Continua depois da publicidade ***

No sábado (21), jogando em Águas Claras, o Engenho garantiu sua participação na final derrotando o Independente por 5 a 3. O resultado eliminou a equipe com melhor desempenho global na fase de classificação (13 pontos, 4 vitórias e 1 empate), primeira colocada do grupo A. Além disso o Independente havia se destacado como melhor ataque e tinha eliminado o Gasa com duas vitórias na fase quartas de final. Na partida de ida da semifinal, o Engenho havia quebrado a invencibilidade do Independente, vencendo em casa por 3 a 1.

test alt text

No domingo (22), com temperatura de 21ºC e tempo nublado, Colômbia e Ideal se enfrentaram no campo do Guarany, em Mariana, para a decisão da outra vaga na final. Na partida de ida, disputada em Águas Claras, o Colômbia, primeiro colocado no grupo B) havia aumentado sua vantagem sobre o adversário, vencendo o jogo pela contagem mínima. Mesmo com a desvantagem, o técnico do Ideal, Geraldinho esperava reverter o resultado, já que contava com sua força máxima, o que não havia acontecido na partida anterior. Do outro lado, Beto mostrava-se confiante: “Vamos manter o ritmo do Colômbia, que é sempre bola pra frente, e vamos em busca da vitória e acesso primeira divisão”, declarou o treinador do Colômbia.

Antes da partida foi feita uma homenagem ao ex-atleta Cristian, falecido em fevereiro de 2017, e que teve papel importante no acesso à primeira divisão conseguido em 2015, quando o Colômbia fez sua estreia no campeonato amador de Mariana, conseguindo o título invicto da 2ª divisão.

test alt text

Classificado em 2º lugar do grupo B da fase inicial do campeonato, atrás apenas do Colômbia, o Ideal havia perdido sua invencibilidade exatamente na partida de ida contra o Colêmbia, após eliminar o Cafundão, com duas vitórias nas quartas-de final. Para reverter a vantagem do adversário, a equipe de Águas Claras precisava vencer por dois gols de diferença para garantir o acesso e a participação na final, ou pela diferença mínima para levar a disputa aos pênaltis. Mas o início da partida não se mostrou favorável aos visitantes, que erravam muitos passes e tinham dificuldade para vencer a boa marcação do Colômbia e, principalmente, a solidez da zaga adversária, composta por Lucão e Tuquin.

E foi exatamente o zagueiro Lucão que criou a primeira oportunidade real de gol, aos 13 minutos. Em uma arrancada de seu campo de defesa, na base da vontade e força física, Lucão chegou à área e tocou para Fafá (9) que teve dificuldade para concluir e foi abafado pelo goleiro do Ideal. E foi também do Colômbia uma clara chance de gol, aos 16′. Depois de uma bola esticada e falha da defesa do Ideal, João Vítor (14) tentou o desvio e colocou a bola para fora, rente à trave esquerda do goleiro Bruno.

test alt text

O troco do Ideal veio dois minutos depois. A bola atravessada da esquerda do ataque tocou no braço do zagueiro Tuquin dentro da área e o juiz marcou pênalti. John-John (10) colocou a bola no canto esquerdo baixo do goleiro Azedo (1), mas o árbitro Henrique Modesto apontou invasão da área pelo ataque e invalidou a cobrança. Na repetição, a bola passa à esquerda do gol e o Ideal perde a chance de abrir o marcador.

O lance desestruturou ainda mais a equipe do Ideal e a equipe adversária aumentou sua superioridade, criando chances seguidas que não foram convertidas graças à excelente atuação do goleiro Bruno. Aos 29′, porém, o Ideal conseguiu ameaçar o gol do Colômbia, mas, livre na área, John-John concluiu fraco, facilitando a ação do goleiro. Ainda no primeiro tempo, preocupado com as falhas de marcação do meio de campo do Ideal, Geraldinho trocou Rafael (13) por Álefe (26).

No intervalo, Beto pediu mais capricho nas finalizações dos jogadores do Colômbia: “Vamos fazer um a zero logo, pra dar mais tranquilidade no jogo”. No Ideal o clima era de lamentação pelo pênalti perdido e confiança na melhoria do desempenho na 2ª etapa, em função da modificação feita.

Segundo tempo:

Logo no início da etapa final, aos 2′, Baiano (10) sente o tornozelo e é substituído por Lucas Cardoso (27) que, com grande movimentação, dá ainda mais dinâmica ao Colômbia. E já aos 8′, batendo de primeira uma bola de escanteio, obriga Bruno a fazer uma excelente defesa no ângulo direito, concedendo novo tiro de canto.

test alt text

Repetindo suas intervenções na etapa inicial, Bruno impede todas as investidas do ataque do Colômbia, tanto com grandes defesas quanto na interceptação de bolas altas, já dando sinais de ser o melhor jogador da partida.

Geraldinho tenta modificar o panorama do jogo e esgota suas possibilidades de substituição, mas o Colômbia permanece superior na partida e garante o zero a zero, a classificação para a final e o acesso ao campeonato da 1ª divisão em 2020.

*** Continua depois da publicidade ***

Sobe e desce do Colômbia

A equipe do bairro Cabanas disputou o campeonato de Mariana pela primeira vez em 2015, consagrando-se com o título da 2ª divisão sem nenhuma derrota. No ano seguinte sofreu rebaixamento e, em 2017, conseguiu seu segundo acesso, juntamente com outros três times. O sobe-desce continuou em 2018, quando não conseguiu se manter na 1ª divisão e, agora, carimbou novamente seu passaporte para a divisão de cima, além de poder sonhar com o segundo título da divisão de acesso. Já o Engenho, tem a primeira possibilidade de conquistar um título e espera conseguir manter-se na 1ª divisão em 2020.

De acordo com o regulamento da competição os dois piores classificados na fase de grupos seriam rebaixados para a 3ª divisão, cuja criação foi prometida pela LEMA para 2020. Porém, como estava prevista a participação de 14 equipes e houve a desistência do Claudiense e do Juventude, a situação não está clara, podendo haver a anulação do rebaixamento do Parma e do Paracatu, já que as equipes desistentes devem participar da 3ª divisão em 2020. Nossa reportagem questionou a direção da LEMA a este respeito, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. Também não conseguimos informações detalhadas sobre a realização da Copa Mariana de Futebol, prevista no regulamento das duas divisões, com participação dos respectivos campeões e vices.

Campeonato da 1ª Divisão

Depois de uma interrupção da tabela, devido a questões de disponibilidade insuficiente de árbitros nos dias 13 e 14 de setembro, a LEMA utilizou o último final de semana para a realização de duas partidas adiadas da 1ª divisão. No sábado (21), na Arena Badaró (bairro Cabanas), Águia de Ouro e Sete de Outubro empataram em dois gols no jogo adiado da 2ª rodada. E no domingo, no distrito de Santa Rita, Unidos 2 x 1 Primeiro de Maio foi o resultado do jogo adiado da rodada inaugural do campeonato.

Com esses resultados, após cinco rodadas, o Olimpic lidera o grupo A com 10 pontos, seguido por Guarany com 8. Morro de Santana e Bandeirantes têm 7 pontos, mas Morro de Santana tem a vantagem pelo saldo de gols. No grupo B a liderança é do São Caetanense, com 9 pontos, mesma pontuação do Reunidos, que tem menor saldo de gols. Em seguida, na zona de classificação para as quartas de final, aparecem Meninos da Vila e Primeiro de Maio, com 8 e 5 pontos, respectivamente. O Cachoeirense também soma 5 pontos, mas tem saldo negativo de dois gols, ocupando a quinta posição.

Próximos jogos

A partida de ida da final da 2ª divisão será disputada às 10h de domingo (29), no campo do Engenho. Pela 1ª divisão a 6ª rodada terá os seguintes jogos no sábado (28):

– Águia de Ouro xOlimpic (Arena Badaró – Mariana, 15h)

– Guarany x Bandeirantes (Campo do Guarany – Mariana, 15h)

– Reunidos x Mainart (Campo do União – Passagem de Mariana, 15h)

– São Caetanense x Meninos da Vila (Monsenhor Horta, 15h30)

– Oito de Dezembro x Morro Santana(Cachoeira do Brumado, 16h)

A rodada será finalizada no domingo, às 10h, com a partida entre Primeiro de Maio e Cachoeirense, marcada para a Arena Badaró (bairro Cabanas).