Notificados três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Mariana
- Luiz Loureiro
- 17/03/2020
Compartilhe:
Nota técnica emitida no início da noite desta segunda-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde de Mariana informa a notificação de três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) no município.
De acordo com a Nota Técnica Nº 01- Covid-19, um homem (45 anos) e uma mulher (40 anos) com histórico de viagem à Alemanha, Hungria e República Tcheca apresentam quadro clínico leve, sem indicação de internação hospitalar, pelo menos por enquanto. O terceiro caso é de uma mulher, de 22 anos, cujo histórico é de contato com os dois primeiros casos, com quadro clínico idêntico.
A comunicação define três situações de caracterização de suspeita de contágio: (i) febre (temperatura maior ou igual a 37,8ºC) e sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) em pessoas com retorno de viagem a áreas afetadas (lista de áreas de transmissão local disponíveis aqui) nos últimos 14 dias; (ii) febre e sintoma respiratório, associado a contato próprio de caso confirmado ou suspeito; e (iii) contato domiciliar com caso confirmado nos últimos 14 dias, com quadro febril e dificuldades respiratórias. Desse modo, os casos suspeitos notificados enquadram-se nas duas primeiras situações descritas na nota técnica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, “os casos estão sendo monitorados conforme o Protocolo disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde e os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, bem como seus familiares” A nota é encerrada com mensagem de tranquilização à população, afirmando que a Secretaria está preparada para o enfrentamento do coronavírus, e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais treinados e atuantes em Vigilância Preventiva”, informando também que, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (16), Minas Gerais totaliza 511 notificações, sendo 420 casos suspeitos, 6 casos confirmados e 85 descartados.
Coletiva de imprensa e decreto municipal
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (16), o Prefeito de Mariana, Duarte Jr., acompanhado do secretário de Saúde Danilo Brito, detalhou as medidas que seriam tomadas pela administração municipal para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Também participaram da coletiva a Dra. Danuta Niquini, responsável técnica pelo setor de Urgência e Emergência, e o Dr. André Diniz, da área de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
Em sua fala inicial, o prefeito ressaltou sua preocupação em tranquilizar a população marianense, dizendo que todas as atitudes anunciadas “são de prevenção, de cuidado para que não tenhamos um quadro preocupante em Mariana e, para isso nós precisamos nos prevenir, nos organizar”. As medidas, reunidas no Decreto Municipal nº 10.030 (clique aqui para acessar a íntegra do documento), publicado no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira (16), constituem um conjunto que declara “situação de emergência em saúde pública no município de Mariana em razão de epidemia de doença infecciosa viral respiratória – COVID-19, causada pelo agente NOVO CORONAVIRUS – SARS-CoV2″, abrindo a possibilidade de adoção de medidas como a “determinação de realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, tratamentos médicos específicos, vacinação e outras medidas profiláticas”, além da “requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa”.
O decreto também cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Mariana e prevê a dispensa de licitação para “aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus de que trata a Lei Federal nº 13.979, de 06 de Fevereiro de 2020”.
*** Continua depois da publicidade ***
Com o objetivo de de evitar aglomeração de pessoas, e tendo em vista a necessidade de “enfrentamento e mitigação da emergência em saúde no município”, foram anunciadas na entrevista coletiva, e relacionadas no decreto, várias medidas de prevenção válidas por 14 dias, com possibilidade de prorrogação caso necessário, entre elas a suspensão:
dos serviços ordinários de saúde nas áreas de Odontologia, Ortopedia, Fisioterapia, Laboratório e Saúde Mental, exceto os casos de urgência ou emergência nestas áreas;
dos serviços de transportes para Belo Horizonte e Itabirito, exceto os casos de urgência e emergência e casos de tratamento de oncologia e hemodiálise e/ou que coloquem em risco a vida do usuário;
dos serviços de consultas e procedimentos da PREVINE – Centro de Especialidades – exceto os casos de urgência e os classificados nos Protocolos da Atenção Secundária como Prioridade 0 (zero) e 01 (um).
Foram ainda suspensas as atividades escolares em todo o município, entre 17 e 24 de março, assim como a realização dos concursos públicos previstos para o mês de abril e as concessões de férias e licenças aos servidores lotados na Secretaria Municipal da Saúde, prevendo-se, inclusive, a possibilidade de convocação de qualquer servidor em férias ou licença, “desde que imprescindível ao enfrentamento da epidemia”.
O decreto municipal ainda determina “que os servidores públicos municipais, com idade superior a 60 anos, permaneçam em regime de isolamento em suas residências, evitando aglomeração, pelo período inicial de 14 (quatorze) dias; bem como suspende “a realização de shows, reuniões e eventos que importem na aglomeração acima de 100 (cem) pessoas, até o dia 30 de abril de 2020, não descartada a hipótese de prorrogação do prazo”.
Outras suspensões de atividades no município
Notas oficiais publicadas pela Fundação Educacional de Mariana (FEMAR), mantenedora da Faculdade de Administração de Mariana (FAMA), e pela Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC) anunciaram a suspensão de suas atividades acadêmicas. Na FAMA as aulas foram suspensas a partir desta segunda-feira (16), por tempo indeterminado, enquanto na UNIPAR as atividades ficarão paralisadas de 18 a 22 de março, “seguindo recomendação do governo estadual”, de acordo com a nota.
A Fundação Renova divulgou comunicado informando a adoção de medidas de prevenção contra o coronavírus, com a implantação temporária de regime “home office” para atividades administrativas, entre os dias 16 e 20 de março, estando em estudo alternativas para os casos em que a presença física é indispensável. Para os canteiros de obras, como os reassentamentos, a decisão é de manutenção do funcionamento, estando sendo “providenciadas tratativas para minimizar aglomerações nos transportes e no refeitório”, com adoção de escala reduzida para os profissionais que atuam nos escritórios. As atividades dos escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) foram suspensas, prevendo-se o reagendamento dos atendimentos que seriam realizados durante esta semana, alterando-se também o funcionamento dos Centros de Informação e Atendimento (CIA’s), mas mantendo uma equipe reduzida para atendimento às demandas de entrega dos Informes de Rendimentos 2019 e o funcionamento do canal 0800.
Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está prevista para a tarde desta terça-feira (17) a realização de reunião extraordinária do Conselho Universitário para avaliar o a situação de funcionamento da instituição. Nossa reportagem não conseguiu retorno dos contatos feitos com as escolas particulares de Mariana, exceto o Centro Educacional Arte do Saber que suspendeu suas atividades, em suas duas unidades, a partir desta terça, com retorno previsto para o dia 23, mas com a possibilidade de prorrogação em função do desenvolvimento da pandemia na cidade.
Veja Mais