Ouro Preto informa 1º óbito com suspeita de Covid-19 e Itabirito ainda não tem casos confirmados

Créditos

Em boletim divulgado no início da tarde desta quarta-feira (08), o Secretário de Saúde de Ouro Preto, Paulo Xavier, informou o registro do primeiro óbito com suspeita de Covid-19, ocorrido no município às 19h21 desta terça-feira (07). Trata-se de um paciente do gênero masculino, com 61 anos de idade. No comunicado não foram divulgados detalhes sobre a evolução clínica do caso ou se o paciente estava hospitalizado.

*** Continua depois da publicidade ***

Com totais de, respectivamente, 73 e 134 casos notificados, os municípios de Ouro Preto e Itabirito, não apresentavam nenhum caso confirmado da Covid-19, de acordo com os boletins divulgados nesta terça-feira (07). Em Mariana foram notificados 3 casos positivos do coronavírus, um dos quais resultou em óbito. Das 73 notificações divulgadas em Ouro Preto, 60 foram excluídas ou descartadas e 13 ainda se encontram em investigação. Ou seja, as amostras foram coletadas, mas os resultados ainda não foram divulgados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Em Itabirito 110 casos foram descartados ou excluídos, havendo 24 casos suspeitos. Entre esses, 15 tiveram amostras coletadas e os 9 restantes estão em observação, aguardando o prazo de incubação do coronavírus ou alteração do quadro clínico, de acordo com os protocolos estabelecidos para o combate à pandemia.

A metodologia de divulgação das notificações é a mesma nas duas cidades. De acordo com o Secretário de Saúde de Itabirito, Marco Antônio Félix, os casos descartados são aqueles cujos testes tiveram resultado negativo, enquanto os excluídos referem-se a situações de casos leves, que não se enquadram nas outras categorias. “O paciente tem uma queixa, passa lá na unidade básica, é encaminhado pra UPA e é feita aquela triagem. Quando você tem uma sustentabilidade clínica favorável, ele fica em casa, em observação. Passado esse período sem apresentar nenhuma sintomatologia, ele é descartado”, esclareceu Marco Antônio. Nesses casos, segundo o secretário, não é feita a coleta das amostras. Questionado sobre o número de casos nessa situação, entre os 110 notificados, o secretário prometeu encaminhar o número de resultados negativos divulgados pela FUNED, mas essa informação não foi disponibilizada até o momento desta publicação.

Em Ouro Preto a situação é semelhante, em relação aos 60 casos notificados como descartados ou excluídos. Nossa reportagem encaminhou pedido de esclarecimentos, mas ainda não obteve retorno do secretário Paulo Xavier.
 

AtualizaçãoEm novo boletim, divulgado no final da tarde desta quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito informou que o município continuava com a mesma situação em termos de casos suspeitos, inclusive no número de casos à espera do resultados dos exames, mas com mais 9 casos descartados. Exceto pela informação do óbito anunciado, em Ouro Preto os demais números de casos notificados, descartados ou excluídos e sob investigação permaneceram os mesmos do dia anterior.

Mariana

Em Mariana, a situação divulgada no boletim desta terça-feira indicava a manutenção de 3 casos confirmados (2 considerados curados e um que resultou em óbito, 12 casos sob investigação (incluindo 2 óbitos) e 23 descartados. Esse boletim, repetindo a mudança inserida no dia anterior, informa que 94 casos se encontram isolados, em monitoramento pelo Comitês Gestor, sem enquadramento nos critérios de coleta de exames. No dia anterior (segunda-feira, dia 6), quando essa informação foi detalhada pela primeira vez, eram 49 casos nessa situação. Portanto, o aumento foi de aproximadamente 103% nas 24 horas anteriores à divulgação do último boletim.

Outro ponto importante, observado no monitoramento dos boletins publicados pela Secretaria de Saúde de Mariana é relativo aos casos de notificações do coronavírus nos idosos, considerados como grupo de risco juntamente com portadores de doenças crônicas, como por exemplo diabetes e hipertensão. Embora detalhes do estado de saúde anterior não estejam sendo fornecidos, em Mariana somente no último boletim apareceu a notificação de um caso suspeito em pessoa com idade superior a 60 anos. Trata-se de um paciente do gênero masculino, com idade entre 71 e 80 anos. Antes disso, a primeira notificação com idade mais avançada havia sido divulgada no dia 28 de março, mas na faixa entre 41 e 50 anos.

AtualizaçãoEm Mariana, o boletim desta quarta-feira (8) apresenta como modificação a divulgação de 2 resultados negativos e o aparecimento de um novo caso suspeito (paciente gênero feminino, na faixa etária de 41 a 50 anos), além do aumento, para 125, no número de pacientes em monitoramento.