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Com a paralisação das aulas da rede municipal de ensino desde março, em razão da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação de Mariana cria projeto para aproximar os estudantes das escolas. No próximo dia 15, será lançado o portal da educação e distribuídos cadernos de atividades para os alunos.
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A iniciativa foi pensada e construída como alternativa para manter os vínculos escolares entre professores e estudantes, além de manter uma rotina escolar para as crianças que neste momento, estão impossibilitadas de frequentar as escolas e espaços socioeducativos. De acordo com Aline de Oliveira, secretária municipal de educação, o projeto visa “fortalecer os vínculos com a comunidade escolar e trazer conteúdos para auxiliar as famílias a prosseguir com a rotina de estudos”.
O projeto foi construído com o apoio de profissionais de educação do município, a pedagoga Maglaice Miranda é uma delas. “A princípio, confesso que a proposta de enviar atividades para os alunos fazerem em casa me deixou muito apreensiva, pois para fazermos isso temos que pensar em que condições as famílias e estudantes possuem. Não têm como a educação ignorar tudo que está acontecendo e ficar enviando e cobrando atividades conteudistas. É hora das escolas mostrarem sua verdadeira parceria com as famílias, mantendo o vínculo e auxiliando no processo de aprendizagem mesmo que de forma remota”, esclarece.
Sobre a característica do projeto em contar com cadernos impressos além do portal, Aline explica: “a maioria dos nossos alunos não tem acesso (à internet), então precisamos garantir educação para todos e tentar fazer com que essa desigualdade social não se abra ainda mais”. Maglaice completa: “A SEMED esteve atenta a essas questões e propôs a construção de um caderno de forma coletiva e ouviu os educadores com diferentes tipos de atividades didáticas para alcançar todos os alunos”.
Indianara Andrade é professora do 1º ano da Escola Municipal Dom Luciano e vê o caderno como um “facilitador no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, além de ser um norteador para o professor, contribuindo para a formação das estratégias de ensino. Além disso, esse material representa uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e as suas famílias”.
Andréa Sampaio é professora do 4º ano da mesma escola e acredita que “diante do que estamos vivenciando, propor um caderno de atividades irá contribuir para que as crianças não se distanciem do momento dos estudos.” A professora entende como possível limitação do projeto, “a dificuldade em que alguns pais encontram em ajudar seus filhos”.
Nossa reportagem ouviu a mãe de um estudante de 10 anos. Ela revela em anonimato a dificuldade em manter o filho em casa, “como todas as crianças não estão na escola, eles acham que podem sair para brincar”. Ainda de acordo com a mãe, os adolescentes terão maior dificuldade em aceitar o projeto, pois “já são conscientes, sabem o que querem” e finaliza: “quem vai explicar pra eles o que não entenderem?”, questiona.
Sobre a participação e a importância do engajamento familiar na vida escolar das crianças, a secretária de educação reconhece a necessidade de uma parceria com as famílias: “Se a família não receber bem o caderno, não zelar por ele, o projeto não funciona. Eu espero que essa pandemia tenha trazido uma lição para todos sobre o sentido da escola, sobre a importância da escola”.
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Os cadernos serão distribuídos nas escolas e seguirão os mesmos protocolos de entrega das cestas básicas. Com frequência quinzenal, a tentativa será realizar as distribuições em conjunto com as cestas sempre que possível para evitar aglomerações.
Juntamente com o portal e os cadernos, a secretaria buscou outros parceiros para o projeto, dentre eles a Rádio Ufop, com a veiculação de podcasts produzidos por alunos e professores da rede municipal, a Rede Minas, com o programa “Se Liga na Educação”, transmitido de segunda a sexta de 7:30h a 12:30h e a produtora Lunática, através de vídeos disponibilizados no YouTube do Mundo Jojoba.