Compartilhe:
Em live realizada na noite desta terça-feira (12), o secretário de saúde de Mariana, Danilo Brito, anunciou a terceira morte por Covid-19 em Mariana. De acordo com Danilo, uma mulher de 85 anos chegou pela manhã no Pronto Atendimento Municipal com parada respiratória e faleceu em seguida, antes de ser encaminhada para o hospital. Também foi informado que o resultado positivo para coronavírus foi obtido através de teste rápido e a vítima apresentava doenças preexistentes.
*** Continua depois da publicidade ***
Na live, o secretário informou que Mariana tem 34 casos confirmados de Covid-19, dos quais oito foram confirmados hoje. Desse total, 28 deram resultado positivo pelo teste rápido. Segundo Danilo, Mariana já aplicou 242 testes rápidos, incluindo 38 feitos em profissionais da saúde do município.
O secretário de saúde demonstrou preocupação com a capacidade do sistema de saúde do município diante das últimas demandas. “Nós temos uma estrutura para atender a população. Mas, nas últimas 72h nós estamos passando por várias notificações. Só na data de hoje nós temos 8 casos confirmados e mais um óbito. Nós temos os 15 leitos de isolamento da Santa Casa de Ouro Preto, além dos 10 leitos de UTI e temos também uma parceria com o Hospital Monsenhor Horta. O que que nos preocupa neste momento e estamos discutindo com os profissionais de saúde. Nós tínhamos certeza que esse momento ia chegar.”
Detalhando as situações de internação, a Dra. Danuta Niquini informou na live que seis pacientes estão no Hospital Monsenhor Horta, três na Santa Casa de Ouro Preto e dois foram transferidos para Belo Horizonte. “Então temos 11 pacientes internados no momento, sendo que dois estão em estado bem mais grave”, acrescentou.
Dra. Danuta admite que o número de casos deve ser muito maior do que o notificado atualmente. “A subnotificação é a nível mundial, nacional, estadual, municipal. Nós não vamos conseguir chegar ao diagnóstico de todos que se contaminaram. É impossível, mesmo fazendo o teste em massa. A nossa concentração agora é em conseguir não colapsar. Conseguir dar assistência em tempo adequado para a população. O que mundialmente a gente vê que foi impossível, mas a gente tá tentando fazer o nosso máximo. Para que os casos graves venham chegando de forma mais gradativa e a gente vai atendendo a população a medida que houver necessidade”.
“Eu tenho certeza que nós vamos notificar mais casos, mas também estamos salvando vidas”, declarou o secretário de saúde, segundo ele, se não fosse a testagem feita pelo município, se não fosse feito esse controle, a cidade poderia estar falando de 100 a 150 casos. “Mariana tem o compromisso de notificar, Mariana tem o compromisso de fazer essa investigação epidemiológica”, afirmou Danilo Brito.
Estávamos achatando, achatando, achatando a curva mas chega um momento também que as pessoas começam a não ter paciência mais, nós tivemos denúncias de deslocamento no dia das mães, o comércio nós tivemos que atuar. Pedir a Guarda Municipal e a Polícia Militar para atuar” (Danilo Brito)
Em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, a Dra. Danuta ressalta “é um dia ruim, um dia difícil, um dia pesado”, em seguida prestou sua homenagem aos profissionais da área; “Quem seríamos nós, médicos, se não fossem os enfermeiros, os técnicos de enfermagem. Na realidade são eles os principais cuidadores, não resta dúvida”, afirmou a responsável técnica pela Urgência e Emergência do Município.
Ainda sem a existência de uma vacina ou medicamento eficaz contra o Covid-19, Danilo ressalta a importância de permanecer em casa para evitar o colapso do sistema de saúde de Mariana. O secretário informa que ainda não atingimos o pico dos casos e as medidas eficazes contra o vírus continuam as mesmas: lavar as mãos, usar a máscara e ficar em casa.
De acordo com Danilo, a prefeitura recebeu diversas denúncias de comércios abertos, confraternizações familiares e excesso de movimentação nas ruas, e isso contribui para uma maior difusão do coronavírus entre a população.
Em razão do aumento expressivo de casos ocorrido nas últimas 72h, o secretário faz hoje uma reunião com o prefeito Duarte Júnior e prometeu recomendações “duras” por parte do Comitê Gestor. “Vamos precisar de ações mais duras, vamos precisar de compreensão e ajuda da população. É um momento de situação crítica não apenas em Mariana, mas mundial”, reforça.