Nova sede do CAPSij é inaugurada em Mariana

A unidade é batizada com o nome de Teresinha de Oliveira Ferreira

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Nova sede do CAPSij de Mariana - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Na manhã de sexta-feira (15), foi inaugurada a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil em Mariana. O imóvel conta com toda a estrutura necessária para o atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes do município e traz mais conforto e acessibilidade aos usuários.

*** Continua depois da publicidade ***

Localizado na Rua Senador Bawden, nº61, próximo à antiga sede, o equipamento é a primeira obra entregue ao município pela Fundação Renova e faz parte do pacote de 100 milhões em investimentos em Mariana como parte da compensação pelo rompimento da Barragem de Fundão.

Em função da Pandemia do Covid-19, a solenidade foi realizada de forma discreta, com a presença de profissionais ligados ao serviço de saúde mental do município, algumas autoridades, funcionários da Fundação Renova e Progen (empresa responsável pela obra), imprensa e familiares de Teresinha de Oliveira Ferreira, homenageada com o empréstimo de seu nome à unidade.

Nova sede do CAPSij de Mariana - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Também conhecida como “Vovó Teresa”, Teresinha, foi uma grande incentivadora das sociedades musicais marianenses, além disso, possui uma partitura de sua autoria no Museu da Música de Mariana. No aniversário de 308 anos da Câmara Municipal, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo por seu trabalho social e seus relevantes serviços prestados à comunidade, faleceu no último dia 25 de março.

Na ocasião, o prefeito Duarte Júnior anunciou a criação de uma nova unidade de saúde mental na cidade, o CAPS AD, que funcionará inicialmente na antiga sede do CAPSij e prestará atendimento psicossocial exclusivo para usuários de álcool e drogas.

Sobre a nova sede do CAPSij, o prefeito Duarte Júnior diz: ”Aqui nós teremos condições de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com profissionais e estrutura adequados para que eles possam ser recuperados, tendo o poder público como principal apoio. É isso que a gente precisa, valorizar como nunca políticas públicas que cuidem de pessoas e aqui esse espaço representa bem isso, cuidar e cuidar bem de gente”.

A nova sede conta com uma sala de enfermagem, acolhimento, reuniões, além de salas para oficinas e área externa que pode ser utilizada para atividades ao ar livre. Com a ampliação do espaço, torna-se possível realizar um maior número de atividades em grupo com os usuários.

*** Continua depois da publicidade ***

Veja como ficou a nova sede

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG