Fala Favela.TV traz cultura, saúde e política pela internet

As lives são exibidas aos sábados pelo Facebook.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Nesta semana o programa foi gravado no SINDSERV em Mariana - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Há oito anos, o projeto Fala Favela promove shows, competições, mostras e encontros pelas periferias de Ouro Preto e Mariana. Entretanto, Com o início da pandemia de Coronavírus e a impossibilidade de realizar os encontros presenciais, foi criado o Fala Favela.TV, um programa transmitido através do Facebook com entrevistas e atrações culturais para a comunidade.

*** Continua depois da publicidade ***

Criado em 2012, o projeto Fala Favela leva arte, esporte, saúde e política aos jovens da região. Com o apoio da rede hip-hop e do Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto (FIROP), o evento itinerante utiliza diversos elementos da cultura hip-hop para tentar suprir a carência de atividades culturais para os moradores das periferias.

O DJ Teko Rosa explica que no início do projeto, além dos eventos, havia o programa Fala Favela. Transmitido pela rádio Província de Ouro Preto, contava com boa audiência e aproximava as pessoas através de notícias locais que refletiam a realidade e o cotidiano dos moradores da região. “Lá no início, o programa na rádio comunitária ajudou demais a espalhar nossas ideias e a audiência era grande. Quando começava, o telefone não parava de tocar”, explica. Em razão dos altos custos para manter a rádio e ausência de apoio, atualmente a Província conta com uma programação restrita e vai ao ar poucas horas por semana.

Toninho B.boy e Dj Teko Rosa são os coordenadores do Fala Favela - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Se a transmissão por rádio é impossibilitada pelos custos e os encontros com a comunidade restritos em função do Coronavírus, a alternativa encontrada pelo movimento para a difusão do projeto foi a veiculação de lives, “A gente precisava criar a live para dar prosseguimento aos eventos, pois esse assunto da pandemia é muito importante e tem a necessidade de falar sobre isso nas periferias”, afirma Toninho B.Boy, um dos coordenadores do Fala Favela e um dos criadores do grupo “Vem ni mim que sou passinho”.

No último sábado (23), a terceira edição da transmissão foi realizada no Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Mariana (SINDSERV) tratou do tema “Cultura x Pandemia”.  Entre os convidados, esteve presente o professor e historiador Darcy Pereira de Carvalho. Membro do conselho municipal de saúde, ele reforçou os cuidados na prevenção do contágio do Coronavírus e ressaltou a importância do Fala Favela.TV como veículo de aproximação das comunidades com pautas sociais importantes e necessárias.

*** Continua depois da publicidade ***

Além da conversa com o professor Darcy e o produtor Anízio Moreno que contou um pouco sobre sua trajetória artística como dançarino, as atrações musicais foram realizadas pelos cantores Mc Paulista, Brooklin $F e MC Sha4w. As apresentações passaram pelo Funk, Rap, Freestile, entre outros ritmos. Pra acompanhar as próximas lives, acesse o projeto pelo Facebook.

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG