Compartilhe:
No dia marcado pela confirmação de mais 32 casos da Covid-19 em Mariana, o prefeito Duarte Júnior anunciou que 160 empresas tiveram seus planos de retomada das atividades aprovados pelo Comitê Gestor do município. O chefe do Executivo também anunciou que a administração municipal disponibilizará, a partir de segunda-feira (1), testes rápidos de detecção do coronavírus para os funcionários dessas empresas, como forma de controle e prevenção de contágios.
*** Continua depois da publicidade ***
“Como nós temos nos posicionado, a gente tem a intenção de cada vez mais descobrir as pessoas que possam estar infectadas em Mariana. E por esse motivo, a gente vai tomar uma decisão arrojada que é testar [os funcionários de] todas as empresas de Mariana, seja MEI ou pequenas empresas que já tiveram seus processos aprovados pelo Comitê de Saúde, para que tenha a volta de suas atividades”, afirmou o prefeito, justificando a medida como uma forma de valorizar o comércio local, vai trazer segurança aos funcionários dessas empresas.
O secretário Danilo Brito explicou que a decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (28) e garantiu que a aplicação dos testes será feita em “tempo recorde”. Não foi informado, entretanto, qual será a frequência de aplicação dos testes ou quais os custos envolvidos na ação.
Renato Silva Cunha, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), também participou da comunicação em vídeo e ressaltou a importância da medida. “Fazer os testes foi um pedido da ACIAM e, fazendo esses testes, a gente vai poder trabalhar mais tranquilo. A gente sabe da importância da saúde, mas precisamos também da retomada do comércio, com tranquilidade, com segurança”, afirmou.
Os casos confirmados para Covid-19 dispararam em Mariana nesta semana. Na última segunda-feira (25) eram 86 confirmados, entre eles seis mortes. Nesta quinta-feira (28) já são 174 confirmados, com uma morte a mais. Isso representa um aumento de 102% em 72 horas. De acordo com o prefeito, a disparada dos casos deve-se ao aumento da aplicação de testes rápidos, tanto pelo município, quanto pelas grandes empresas em atividade na cidade, como é o caso de mineradoras, Fundação Renova e terceirizadas.
*** Continua depois da publicidade ***
No dia 22, pela primeira vez, o Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Mariana deu destaque aos números de testes positivos em funcionários dessas empresas, que somavam 21 pessoas nessa ocasião. Na segunda-feira (26) já eram 36 e, a partir da terça (27) a informação passou a referir-se ao “setor privado”. No último boletim, os casos classificados dessa forma atingiram a marca de 99 notificações, correspondendo a 56,9% do total na cidade.
Depois da divulgação do vídeo, Duarte Jr. deu mais detalhes da proposta em uma live realizada pelo Portal da Cidade Mariana. Na live, o prefeito reforçou que todos os comércios autorizados deverão testar seus funcionários. O prefeito condicionou o retorno das atividades comerciais aos testes dos funcionários ligados às empresas. “Uma equipe de saúde irá até os comércios a partir de segunda-feira e o prazo para a liberação dos resultados será de até 36h após a coleta. É uma condicionante, mas uma condicionante do bem”, esclareceu.
Duarte também acatou uma sugestão do advogado e comerciante Flávio Almeida, garantindo que a Prefeitura começará a divulgar os números dos planos de trabalho aprovados para a retomada, por intermédio da ACIAM.