Atividades comerciais iniciam retomada em Mariana

Testes em funcionários começam na terça.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Rua Salvador Furtado de Menezes foi fechada para automóveis - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Conforme anunciado na última quinta-feira(28), o Comitê Gestor da Covid-19 de Mariana, iniciou a liberação dos planos de retomada para funcionamento dos comércios na cidade. Até aquela data, cerca de 160 negócios estavam aptos a operar. As medidas anunciadas pela prefeitura para conter o avanço do Coronavírus foram a interdição de dois quarteirões da Rua Salvador Furtado de Menezes para evitar aglomerações e a aplicação de testes rápidos em todos os funcionários do comércio.

*** Continua depois da publicidade ***

Apoie a nossa campanha de financiamento coletivo
clique e saiba mais

Desde o fim de março, todos os comércios considerados não essenciais estavam impedidos de funcionar normalmente na cidade. A comerciante Rebecca Souza teve seu plano aprovado após 70 dias com a loja fechada, “prejuízos enormes e demissões, infelizmente. A gente vai ter que aprender a conviver com essa doença, melhorar hábitos de higiene, lavar bem as mãos e usar máscaras para retornar ao trabalho”, esclarece.

Gildejânio Serafim é vendedor, e a loja onde trabalha retornou hoje às atividades. Questionado sobre a aplicação de testes para os funcionários do comércio, “vi em algum lugar na internet que iam fazer isso com a gente, mas não tô sabendo não”, explica.

Em vários pontos foi possível observar aglomerações de pessoas - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

A secretaria de saúde informa que foram adquiridos 10 mil testes rápidos e a princípio, serão testados todos os funcionários das empresas que apresentaram o plano de retomada ao Comitê Gestor. Ainda de acordo com a secretaria, a partir de terça-feira(2), serão realizados 120 testes diários em uma estrutura montada na Arena Mariana, divididos em quatro grupos de 30 pessoas. Os resultados serão informados em até 24h.

De acordo com Rebecca, apesar do retorno, o movimento ainda é bem fraco, inferior a 30% do que costumava ser, “eu acredito que possa melhorar agora a partir do próximo 5º dia útil, né? Quem tinha dinheiro até agora se precaveu, então a partir de agora as pessoas vão ter uma segurança maior na economia, e as coisas começarão a se encaminhar, pelo menos é essa minha esperança”, relata.

Mesmo com o pouco movimento nos caixas, nas ruas foi possível observar vários pontos de aglomerações, especialmente em filas de agências bancárias e de alguns comércios, tal atitude contraria as recomendações da OMS e demais autoridades sanitárias. O recomendável é manter uma distância de pelo menos um metro entre as pessoas e evitar locais fechados.

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG