“Antes de falar de e-commerce, a gente tem que falar em transformação digital dos empreendedores”

Kelson Douglas desvenda alguns dos "mistérios" da inovação tecnológica

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

O belo-horizontino Kelson Douglas fixou residência no distrito de Passagem de Mariana há aproximadamente dois anos e meio. Antes, durante mais de 15 anos trabalhou com publicidade. Na Região dos Inconfidentes foi promotor de duas edições do Starup Weekend e de um TEDx.

É ainda um dos líderes locais do IxDA (Interaction Design Association), Diretor Criativo da “I Love Pixel” e Curador de Conteúdo do StarupDigest.

Ao lado de três parceiros, Kelson integra o Vale dos Inconfidentes (ou Valin), que se apresenta como um ecossistema de empreendedorismo, inovação e incentivo à cultura e soluções para cidades inteligentes dos municípios de Mariana e Ouro Preto.

*** Continua depois da publicidade ***

Dolphin_Banner

Na Entrevista Primaz desta semana, Kelson Douglas fala de vários aspectos relacionados à onda de trabalho remoto, e-commerce, cidades inteligentes, diversificação econômica e sobre como o mercado de inovações e tecnologia pode auxiliar na economia durante e pós pandemia, entre outros temas colocados pelos jornalistas Luiz Loureiro, Lui Pereira, Marcelo Sena e pela estudante de jornalismo Mariana Paes.

Confira a seguir algumas declarações de Kelson Douglas e acesse a íntegra da entrevista em vídeo, ou somente áudio, nos links abaixo.

Transformação digital

Transformação digital é você ter a ideia de cultura digital em todos os campos dentro de uma empresa. Tem gente que acha que transformação digital é, por exemplo, hoje você usa papel, aí passa a usar um arquivo Word, ou uma planilha do Excel.

e-commerce

Aqui em Mariana tem muito empreendedor que está tendo que fazer isso agora. Nas primeiras semanas da pandemia a gente descobriu que só um supermercado da região tinha um e-commerce. Por que eles não tinham antes?

Home-office

O home-office que vem sendo praticado agora não é bem um home-office. Uma coisa é a gente ter o privilégio de trabalhar de casa, a gente ter se preparado para isso. Uma pessoa que nunca trabalhou em casa, com crianças dentro de casa, sem ter se preparado para isso, a gente não pode dizer que todas as pessoas estejam praticando home-office.

Home-office e sustentabilidade

Por causa da pandemia a gente tem um consumo de eletricidade muito maior, a gente tem picos de uso de internet, e isso acaba impactando o meio ambiente. O que a gente tem experimentado hoje não é a melhor experiência de home-office, nem para quem está trabalhando em casa e nem para o meio ambiente.

Ambiente local

Antes de falar de e-commerce, a gente tem que falar em transformação digital dos empreendedores. Já existem plataformas que os empreendedores de Mariana poderiam usar há mais de 10 anos. Quantos empreendedores de Mariana vendem no Mercado Livre?

Incentivo à inovação

Empreender na região com startups tem mais vantagens do que desvantagens. E Ouro Preto existe uma lei de incentivo à inovação. Se lá eu pago menos imposos do que aqui, por que eu vou levar minha startup para Mariana e não para Ouro Preto?

Perspectivas locais

Nós da Valin creditamos que Mariana seja o melhor lugar para trabalhar com inovação tecnológica, justamente por causa do que aconteceu aqui em 2015. As propostas trazidas por pessoas que não são ligadas à renovação e tecnologia não são, na maioria das vezes sustentáveis. Você montar um distrito industrial em Mariana é zero sustentável.

Vale do silício ouropretano

Eu odeio esse termo Vale do Silício de algum lugar. A gente tem vales mais interessantes aqui. Até porque não tem silício aqui.

Empreendedorismo em inovação e tecnologia

Empreendedores que queiram investir em inovação e tecnologia em cidades do interior tem muito a ganhar. Especialmente qualidade de vida e ainda consegue ver o impacto direto que sua ideia tem na comunidade.

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG