O racha do PT em torno da disputa à Prefeitura de Mariana

Presidenta do partido diz que militância quer candidatura própria. Vereador Cristiano assinou apoio a Newton Godoy.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
O racha do PT em torno da disputa à Prefeitura de Mariana
Arte: Lui Pereira/Agência Primaz de Comunicação

O Partido dos Trabalhadores (PT/Mariana) definirá a estratégia a ser adotada nas próximas eleições municipais durante o encontro municipal, previsto para o dia 02/07. Enquanto uma ala do partido defende o lançamento de candidatura própria à Prefeitura, outra vertente prefere apoiar Newton Godoy (Cidadania), atual vice-prefeito e pré-candidato a sucessor de Duarte Jr. Nesta terça (16) acontece a reunião da direção executiva municipal para definir o calendário eleitoral do PT em Mariana.

Daniele Avelar, presidenta do PT/Mariana, afirmou que a candidatura própria é o desejo da militância do partido. “O Partido dos Trabalhadores já fez 9 reuniões esse ano e o sentimento dos militantes e dos filiados é de que o partido tem que ter um projeto de candidatura própria. Na última reunião que tivemos com a [direção] executiva, com os filiados e o presidente estadual do PT, o deputado Cristiano Silveira, nós apontamos a construção da candidatura própria com o nome do vereador Cristiano Vilas Boas”.

“Existiam duas correntes: uma de apoio ao Newton Godoy e a outra de apoio à candidatura própria. O que ganhou robustez hoje em dia foi a candidatura própria”. (Daniele Avelar)

Cristiano Vilas Boas, único vereador do PT em Mariana, admitiu que parte do partido defende a candidatura própria, mas não confirmou seu nome como pré-candidato a prefeito. “É o desejo de uma parte do partido, mas nós vamos definir no encontro. Não tem um nome ainda porque a gente tem que dar um prazo para os filiados manifestarem interesse. É o que está no regimento. A gente ainda não tem nada oficial”.

Se confirmada, a pré-candidatura de Cristiano ao Executivo destoa da atuação política recente do vereador, que assinou, ao lado de outros 8 vereadores, um documento de apoio à candidatura de Newton Godoy. Sobre isso, Cristiano disse que assinou o documento diante da possibilidade de o PT indicar o candidato a vice-prefeito.

“ Eu só assinei a carta porque havia uma conversa do PT ser vice na chapa. Como o Newton não deu essa garantia na reunião com o partido, eu vou acatar o que os filiados definirem no encontro.” (Cristiano Vilas Boas)

Tanto Daniele quanto Cristiano confirmaram que a diretoria executiva municipal do PT se reunirá hoje (16) para definir o calendário eleitoral do partido. A presidenta do PT também informou que a posição oficial do partido será definida no encontro municipal. “A gente vai fazer o nosso encontro municipal virtual por causa da pandemia. A data provável de realização é 02/07. Nesse encontro, a gente fecha a posição definitiva do partido para as Eleições 2020”, finalizou Daniele Avelar, presidenta do PT/Mariana.

Veja também

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG