Informativo Covid-19 - Atualização 10/07/2020

Mariana completa 30 dias sem ocorrência de óbitos relacionados ao novo coronavírus

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Arte: Lui Pereira/Agência Primaz

No dia 23 de junho a Agência Primaz publicou o Especial 100 dias de Covid-19 em Mariana, apresentando um painel retrospectivo da evolução da pandemia na cidade, com a apresentação das editorias Números, Saúde, Educação, Economia, Covid-19 na Periferia e Opinião.

A atualização dos números, feita às 18h37 do dia 24, apontava os seguintes números quando haviam sido completados 100 dias desde a primeira notificação de um caso suspeito na cidade.

Arte: Lui Pereira/Agência Primaz
Arte: Lui Pereira/Agência Primaz

Passados 18 dias daquela publicação, a Agência Primaz de Comunicação dá início a uma série de atualizações semanais, que serão publicadas sempre aos sábados, informando os números divulgados e apresentando comparações com o período anterior, de modo a fornecer uma visão da evolução nos sete dias anteriores.

A evolução geral dos números de casos notificados, confirmados, em investigação e descartados, ao longo de todo o período da pandemia, demonstra que Mariana ainda apresenta números crescentes de notificações e casos confirmados, mas com crescimento menos acelerado de casos descartados.

Arte: Lui Pereira/Agência Primaz
Arte: Lui Pereira/Agência Primaz

Olhando mais detidamente esses números, observa-se que as notificações cresceram 39,4% e os casos confirmados 38,7% em relação ao dia 23 de junho. Já os casos descartados tiveram aumento de 34,7% no período, evidenciando que os casos suspeitos conduzem a mais resultados positivos que negativos. Mas as boas notícias são: nenhum registro de óbitos há 30 dias (desde 10 de junho) e relação média de 79% de pacientes considerados recuperados.

Esse último número, entretanto, deve ser encarado com um certo cuidado, pois pode induzir a uma conclusão de baixa taxa de letalidade, já que não são disponibilizados os números relativos a quadros sintomáticos e assintomáticos.

Evolução da Covid-19 nos dois últimos meses

Tomando como base os números divulgados no dia 11 de maio, o gráfico acima mostra a evolução de novas notificações, casos confirmados e descartados até o dia 10 de junho. A comparação com os números observados nos 30 dias subsequentes, de 11 de junho a 10 de julho (gráfico abaixo), demonstram que o crescimento médio dos casos notificados diminuiu 20,2%, enquanto os casos confirmados sofreu queda de 30,1%. Já os casos descartados tiveram aumento pouco superior a 19%.

Colocados lado a lado, os números mostram, de modo mais claro, que houve uma pequena desaceleração do crescimento das curvas de casos notificados e confirmados nos últimos 30 dias, sendo mantida a inclinação da “curva” de casos descartados.

Comparação das duas últimas semanas

Em termos de desaceleração dos casos da Covid-19, nos últimos 14 dias a variação foi pequena. Na semana anterior, tomada como o período de 27 de junho a 3 de julho, o crescimento dos casos notificados e confirmados era de, respectivamente, 14,6% (104 notificações) e 14,2% (80 resultados positivos). No período entre 4 e 10 deste mês foram notificados 115 novos casos (14,1%), dos quais 86 testaram positivo (13,3%).

Veja Mais