Entrevista Primaz - Denise Valadares: “Todo mundo acha que o polo de moda é São Paulo. Está equivocado. O polo está em Minas!”

Estilista marianense foi condecorada no último dia 16 com a Medalha do Dia de Minas

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Na Entrevista Primaz desta semana, publicamos uma conversa agradabilíssima com a estilista Denise Valadares, recém homenageada com a Medalha do Dia De Minas, outorga da Prefeitura Municipal de Mariana.

Marianense, Denise deixou a cidade há aproximadamente doze anos e cursou moda no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, diplomando-se em 2013. Trabalhou durante quatro anos em uma grife mineira especializada em moda festa e criou sua marca própria em 2015. Fez cursos de Fashion Design na Itália e Fashion Design & Business na França, e hoje tem suas criações presentes em quinze estados, além de Israel, Portugal e Milão (Itália), um dos mais prestigiados centros de moda do mundo.

Confira alguns trechos da Entrevista Primaz com Denise Valadares a seguir e assista (ou ouça) a entrevista completa logo abaixo.

Enquanto os meus amigos estavam todos focados em passar no vestibular da UFOP ou algo mais ‘normal’, eu era uma das poucas que era ‘anormal’. Eu falava: não, gente. Eu quero ir pra fora, conhecer outras culturas, fazer o que eu gosto. Sempre tive isso [de gostar de moda] desde pequena.

Eu não fiz um investimento alto para abrir a minha marca, comecei pequena pelo Instagram e com dois meses eu estava vendendo na maior multimarcas do Brasil. Isso me deu um apoio para seguir em frente e ver que eu estava no caminho certo. Hoje vendemos em 15 estados, três países.

Eu tive muitas fadas madrinhas no meu caminho. Sou muito grata a isso. Quando eu fui estagiar na empresa de moda festa, eu tive uma professora muito boa que era a dona da confecção há 20 anos. Então ela me ensinou tudo da prática. Eu também sempre fui muito resiliente. Nada caiu por acaso para mim, mas as coisas aconteceram de modo muito espontâneo.

Desde sempre o meu estilo é o casual bordado. Eu sempre quis uma peça que transitasse bem entre o trabalho e ir pro happy hour com as amigas. E o bordado é algo que sempre me encantou. Até por ser uma menina do interior. Eu também sempre gostei muito de história, desde a escola. Quando eu comecei na moda, muitas pessoas falavam que eu era a menina barroca.

Todo mundo acha que o polo de moda é São Paulo. Mas isso está equivocado. O polo de moda está em Minas! Tanto é que uma das maiores feiras de negócios em moda acontece em Minas Gerais.

É muito raro uma estilista de 18 anos estar no Minas Trend. Então o evento também foi um abridor de portas. Pelo diferencial da minha marca, eu consegui chegar a um lugar que, normalmente, só se alcança com uns 10 anos ou mais de carreira. E isso aconteceu pra mim mais nova.

Eu faço duas coleções por ano. Comportamento é uma coisa que me ajuda muito na hora de criar. Eu sempre analiso o que as pessoas estão usando lá fora, na rua mesmo. Eu sempre tenho um tema de coleção mas eu não me prendo muito ao tema. Eu não me apego muito a tendências porque minha roupa é muito atemporal. E tendência passa.

Fazer uma coleção é algo muito caro. No início do ano, eu me vi em um cenário que os meus lojistas estavam cancelando pedidos e eu tinha que amortecer tudo isso. Então eu tive o privilégio de vestir a Manu Gavassi no BBB. Estava todo mundo em casa, a Manu tinha um marketing muito bom e a Globo me comprou algumas peças.

A gente está passando por algo muito novo e misterioso. Uma das coisas que eu sempre me preocupei foi em deixar as pessoas seguras. O meu showroom continua fechado desde que tudo isso começou. Eu estou me desdobrando em mil para dar conta e não expor outras pessoas.

Eu pensei muito em não ser invasiva com o meu cliente. Tipo : “enquanto todo mundo tá sofrendo eu tô lá oferecendo roupa?” Não! Mas eu confesso que o consumismo aumentou. Toda essa mulherada em casa, com o acesso em um clique. Eu não tenho um e-commerce, mas o meu online se faz muito pelo Whatsapp e pelo Instagram.

Fiquei muito honrada porque é muito legal você ser reconhecida pelo seu trabalho. É uma medalha [do Dia de Minas] muito importante para o Estado de MG, sempre foram homenageadas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do estado. Sempre onde eu vou, tenho o maior orgulho de falar que eu sou de Mariana, que toda a minha família ainda mora aí porque para mim é algo bem especial.

Veja Mais