Uma estratégia inovadora para a sobrevivência das empresas em tempos de crise

“Crise é oportunidade de desenvolvimento; as soluções inovadoras surgem no meio da turbulência. Vencedores são aqueles que as enxergam rapidamente e as colocam de forma estratégica em prática”. (Vasconcelos, 2020)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “editoriais”

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Os momentos turbulentos que estamos vivendo têm levado alguns empresários à beira do desespero em busca da sobrevivência, principalmente os donos de micros, pequenas e médias empresas, e em alguns casos, até grandes empresas. Vários já fecharam as portas e outros mais irão para o mesmo caminho se alguma medida efetiva não for tomada. Segundo recente levantamento feito pelo Sebrae, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do COVID19.

Diante de tal contexto assustador, existem dois caminhos estratégicos a serem seguidos pelos empresários: aumentar o faturamento ou reduzir custos. Como aumentar o faturamento é praticamente impossível, principalmente para aqueles que mal podem abrir as portas, só resta apelar para a redução de custos. Com foco na redução de custos, duas estratégias podem ser implantadas: a redução dos custos operacionais ou a redução da carga tributária, que por sinal representa uma fatia significativa e pesada de encargos.

Segundo os cálculos da Treasy Consultoria, somando todos os benefícios obrigatórios e encargos sociais, o custo de um funcionário chega a ter um aumento de cerca de 41% acima do salário base, impactando enormemente a Folha de Pagamento. O problema ainda se torna mais agravante por que, além da pesada carga com o emaranhado de leis, existem as mudanças frequentes na legislação, tornando praticamente impossível o acompanhamento.

A legislação fiscal do Brasil é imensa. Segundo o Guia tributário On Line, existem mais de 80 tributos diariamente despejados sobre o colo dos empresários nos Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios através de leis, normas, regulamentos, decretos, atos normativos, instruções e outros textos.  É evidente que, diante deste emaranhado legislativo, a maioria das empresas não tem condição de contar com uma equipe responsável para acompanhar as atualizações diárias de cálculos dos tributos e acabam pagando indevidamente os impactos legislativos sobre os seus produtos e serviços. A Receita Federal, por sua vez, sabe que existem estes descontos indevidos, mas também não se movimenta ou não tem interesse nem condições de se movimentar para corrigir os desvios e o sistema segue aleatoriamente por caminhos tortuosos.

Era evidente que alguma coisa precisava ser feita! Exatamente, com foco neste tipo de problema, a RecuperAtivOthero Consultoria, sediada em Belo Horizonte e de atuação no nível nacional, vem já a quase 08 anos desenvolvendo um trabalho inovador no mercado, assessorando os empresários na recuperação destes créditos tributários pagos indevidamente.  Através de um processo administrativo, não judicial, utilizando seu exclusivo Sistema de Inteligência Artificial, que conversa com os computadores da Receita e é capaz de rastrear quase 100% das alterações e mudanças promovidas pela Previdência e pela Receita Federal nos regimes tributários instituídos todos os meses e descontados indevidamente, particularmente nas alíquotas do INSS/FOPAG e do PIS/COFINS em um período de 05 anos. É um processo de custo zero, risco zero onde o empresário, rapidamente, em um inacreditável prazo aproximado de 20 a 30 dias, já começa a recuperar um valor entre 01 e 02 Folhas de Pagamento mensais.

Ficar simplesmente lamentando, na espera de que dias melhores virão, certamente não irá resolver o problema! Muitos projetos inovadores estão surgindo por aí e o da RecuperAtivOthero é um deles. Centenas de empresários dos mais variados segmentos aderiram e já estão usufruindo de um forte alívio em seu fluxo de caixa. Se você estiver interessado em conhecer este trabalho é só entrar em contato conosco.

Quem tem ouvidos que ouça!

(*) Júlio César Vasconcelos é Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas.

Contatos: caesarius@caesarius.com.br www.caesarius.com.br (31) 99345-0515

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