PTB e DEM lançam Roberto Rodrigues e Deyvson Ribeiro para concorrer à Prefeitura de Mariana
Cogitada para a chapa majoritária, Sônia Azzi não descarta candidatura à Câmara Municipal
- Marcelo Sena
- Lui Pereira
- 17/09/2020 às 12:34
Compartilhe:

O PTB/Mariana realizou nesta quinta-feira (16), a sua convenção municipal preparatória para as Eleições 2020. O evento aconteceu em Passagem de Mariana e confirmou Roberto Rodrigues como candidato a prefeito, tendo Deyvson Ribeiro, vereador do Democratas, como vice na chapa.
No apagar das luzes, ou seja, no último dia permitido pela legislação eleitoral, o PTB de Mariana realizou ontem (16) sua convenção municipal e apresentou oficialmente a chapa que concorrerá à Prefeitura de Mariana em 2020. A chapa será composta por Roberto Rodrigues e Deyvson Ribeiro (Democratas), como candidatos a prefeito e vice.
A composição da chapa já havia sido anunciada pela Agência Primaz de Comunicação que acompanhou, in loco, a convenção do Democratas, realizada na terça-feira (15). No evento do DEM, Roberto Rodrigues já discursou como pré-candidato a prefeito pela chapa. Ontem, na Mina da Passagem, a convenção do PTB contou também com a presença de pré-candidatos a vereador(a) pelo partido, além de representantes do DEM e do PSC.
Apesar de ter surpreendido parte do eleitorado marianense, Roberto Rodrigues disse que a chapa é uma construção que já vem de “algum tempo”. “Não pegou muita gente de surpresa porque tinha muita gente participando. Tinham 7 partidos participando nessa construção, mas no final esses partidos foram sendo retirados por propostas de outras coligações. Deyvson e eu já tínhamos o acordo de que nós ficaríamos juntos, qualquer que fosse o rumo tomado. No final das contas, acabamos ficando juntos mesmo. Então essa foi uma consequência natural e estou muito confiante”.
Deyvson e eu já tínhamos o acordo de que nós ficaríamos juntos, qualquer que fosse o rumo tomado. No final das contas, acabamos ficando juntos mesmo. Então essa foi uma consequência natural e estou muito confiante. (Roberto Rodrigues)
O candidato do PTB também garantiu não existe nenhuma questão jurídica que o impeça de disputar as Eleições 2020. “Eu estou elegível porque a minha pena de elegibilidade termina em outubro. Então não tem nada que me impeça de ser candidato. O MPF entrou com uma ação para que não pudesse ser candidato e o TSE já decidiu que não dá para esticar o prazo de inelegibilidade. Termina em outubro e, se a eleição for novembro, você está elegível. Então não existe nenhum risco e já está pacificado isso”.




Deyvson Ribeiro, vereador e candidato a vice, argumentou sobre a capacidade de gestão da dupla e disse que vai ajudar Roberto a “administrar com competência e responsabilidade”. “É muita conversa. Como se diz na política, é muita costura e a gente foi pautado na responsabilidade por Mariana. A cidade precisa ser administrada por pessoas que realmente tem a responsabilidade de administrar. Roberto é um grande nome, empresário, gestor e administrador, assim como eu, gestor, administrador.”
“Eu quero contribuir e aprender com ele [Roberto Rodrigues] a administrar. No futuro, quem sabe e se Deus nos permitir, nós estaremos juntos lá também e eu possa ser prefeito. O sonho nunca termina”. (Deyvson Ribeiro)
Sobre a decisão de lançar o candidato do PTB como cabeça da chapa, Deyvson disse que precisava de um grupo e que Roberto “veio para agregar”. “Roberto já foi prefeito de Mariana e estou começando meu caminho na política agora. Estou no meu primeiro mandato de vereador. Eu não tenho dúvidas que ele possa ser hoje, o melhor gestor para Mariana. E eu quero contribuir e aprender com ele a administrar. No futuro, quem sabe e se Deus nos permitir, nós estaremos juntos lá também e eu possa ser prefeito. O sonho nunca termina e eu quero contribuir para a minha cidade, para as pessoas que precisam de uma boa gestão, e não de quem quer só fazer política.”
Um dos nomes mais conhecidos do DEM em Mariana, Sônia Azzi explicou a decisão de não participar da chapa e apoiar os nomes aprovados pela coligação. “Nós tínhamos um grupão que se esquivou de todas as responsabilidades. Roberto, Deyvson e eu ficamos sozinhos e, nessa conjuntura aí, não tem jeito de nós caminharmos só. Os homens lá, esses bam-bam-bans aí fazem tudo o que eles querem. Então nós conversamos e chegamos à conclusão de que o Roberto na cabeça seria o melhor nome. Meu marido e eu não somos políticos e o Deyvson está a frente já da vereança. Ele será importante porque já conhece da coisa. Eu tenho muito respeito por eles.”
Eu acho que poderia sim ajudar como candidata a vereadora, mas quero conversar direitinho com a família. (Sônia Azzi)
Além disso, Sônia ainda não descarta a possibilidade de se candidatar a vereadora. “Ainda tenho um tempinho. Eu acho que poderia sim ajudar como candidata a vereadora, mas quero conversar direitinho com a família. Todos eles são médicos e é difícil ter momentos de sentarmos todos juntos”.
*** Continua depois da publicidade ***

Candidatos(as) a vereador(a)


A base da coligação para a disputa da câmara municipal será formada pelos candidatos do DEM, que apresentou na convenção os nomes de 11 candidatos e 6 candidatas. Enquanto Sônia Azzi diz que ainda não decidiu ser candidata a vereadora, outros nomes do partido já estão confirmados para disputar uma vaga na Câmara. Entre eles está Wanderson do Sindicato, que disputa uma eleição pela segunda vez. “Essa chapa vem para robustecer ainda mais o nosso projeto, haja vista que a experiência que o Roberto Rodrigues tem, tanto no viés dos seus empreendedorismos, quanto a experiência de um pequeno tempo mas de grande relevância na ação democrática propriamente dita como prefeito.”
Ana Paula da Autoescola também tenta sentar na cadeira ocupada por Deyvson Ribeiro na Câmara de Mariana. “Eu trabalho com ele [Deyvson] há dois anos e, a princípio, eu não tinha nenhuma intenção de vir à política. Mas eu tive vários trabalhos sociais na igreja evangélica que estavam adormecidos e, a partir dessa oportunidade que ele me propôs, eu decidi encarar o desafio, porque eu acho que a gente precisa mudar o cenário da nossa cidade e eu creio que esse projeto pode agregar bastante.”
No PTB, a convenção, que seria realizada de forma virtual, aconteceu presencialmente, a pedido de Deyvson Ribeiro, após a convenção do DEM. Para Ernani Bailão, advogado da coligação, isso fez com que muitos pré-candidatos não estivessem presentes. Entre os quatro pré-candidatos do partido que foram à Mina da Passagem, está Reinaldo Ramos que diz acompanhar Roberto e o PTB há muito tempo. “Eu acompanho a política desde que tinha 15 anos e sou um filiado antigo do partido do Roberto. Quero ajudar as pessoas mais carentes, das áreas ocupadas por invasão, são pessoas que precisam de água e luz. Não é invasão, são pessoas humildes que não tem condições de pagar uma casa própria, então a opção é fazer uma casa de qualquer jeito para criar sua família”.
O PTC não lançou candidatas e candidatos na disputa da Câmara Municipal de Mariana. Com o término do prazo para a realização das convenções, todos os partidos têm até o dia 26 de setembro de 2020 para registrarem as listas de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja Mais