Informativo Covid-19: Atualização 18/09/2020

Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde – Covid-19 de Mariana reage a aglomeração ocorrida no fim de semana, no Jardim, e “recomenda proibição de disposição de mesas e cadeiras em vias públicas; suspensão do fechamento da Praça Gomes Freire (Jardim) aos finais de semana; fechamento da Praça do Adro da Igreja de São Pedro dos Clérigos, e intensificação da fiscalização pela corporação responsável (Guarda Municipal) incluindo [sic] nos distritos”

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Em pronunciamento divulgado no Facebook, às 16h da última segunda-feira (14), Danilo Brito, Secretário Municipal de Saúde de Mariana, informou ter recebido denúncias de aglomeração ocorrida no Jardim. “Infelizmente a população que ali estava não soube utilizar da forma correta e adequada [as mesas e cadeiras colocadas na rua] (…), onde se permitiu a utilização do espaço de forma bem aglomerada, sem o distanciamento e também sem a utilização de máscaras”, informou Danilo. Em função disso o Comitê emitiu a Recomendação Técnica nº 39, prevendo medidas emergenciais; cuidados gerais relacionados ao ambiente de trabalho de bares, lanchonetes e restaurantes; procedimentos ao servir alimentos e cuidados específicos (disponibilização de álcool em gel, intensificação de higienização de sanitários, priorização métodos eletrônicos de pagamento, entre outros), estabelecendo ainda os horários de funcionamento dos bares e restaurantes.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Já são três semanas de implantação da Onda Amarela (Plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”) na microrregião composta por Mariana, Ouro Preto e Itabirito, com pequena variação da taxa média diária de ocupação (subiu de 78 para 79,1%) dos leitos de UTI disponíveis, sem a ocorrência, pela segunda semana consecutiva, de ocupação total em nenhum dia. Ouro Preto e Mariana anunciaram, cada uma, uma nova morte decorrente da Covid-19 no período desta atualização (11 a 18/09),  baixando a taxa de letalidade da microrregião para 1,32%. Em Itabirito continua apresentando a menor taxa de letalidade (0,75%) entre as 3 cidades, agora mais baixa pela não ocorrência de novos óbitos e maior número de casos confirmados na semana. A despeito disso, segundo informações repassadas à Agência Primaz de Comunicação, a análise dos dados naquele município indica que o platô de notificações teria sido atingido no final do mês de agosto, com tendência de queda nas trêss semanas de setembro.

Média Móvel

A média móvel máxima dos casos notificados atingiu 35 (um caso a mais por dia na média do período) e a dos confirmados teve nova redução, caindo para 15 casos diários. Com isso, a relação entre casos confirmados e notificados continua em queda, baixando para aproximadamente 43%.

Para o final do período de avaliação, a comparação dos resultados com os de 14 dias antes (5 de setembro), mostram variação de -23,1% na média móvel dos casos confirmados, mas com variação positiva (2,7%) das notificações. Essa discrepância de variações pode ser explicada, em princípio, por eventuais incrementos na testagem, com picos superiores a 55 novas notificações na segunda (14) e quarta-feira (16). Essa ligeira variação indesejável, pode comprometer a progressão para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, após 28 dias de permanência da Onda Amarela.

Ressalte-se que a implantação da atual onda é uma decisão da Administração Municipal, o que foi, inclusive, mencionado pelo Secretário de Saúde. “A nossa microrregião ainda está na Onda Vermelha. Nós passamos para a Onda Amarela pela macrorregião. (…) Mas eu quero aqui, na data de hoje, comunicar à população, comunicar aos empresários locais que, se realmente não atender ao protocolo do Minas Consciente, nós vamos aderir através da microrregional”, informou Danilo Brito.

A análise das taxas de notificação e confirmação de contágio diárias em relação a um grupo de 1 mil habitantes, cujas variações são mostradas nos gráficos abaixo (05 a 18/09), ilustram o comportamento desses indicadores. Embora, novamente, terem sido notificados 0,52 casos por dia na média dos últimos 14 dias (uma notificação para cada grupo de 1.886 habitantes), a média diária de casos positivos passou a ser 0,23 significando que, no período, um a cada grupo de 4.100 habitantes teria sofrido contaminação por dia (6,7% da população de 61.288 habitantes, estimada pelo IBGE para este ano).

Ocupação de leitos de UTI

Com 4.835 casos confirmados, de acordo com os dados divulgados até esta sexta-feira (18), a Região dos Inconfidentes teve crescimento de 7,6% contra 5,3% na semana anterior (04 a 11/09). No período considerado para esta atualização (12 a 18/09), a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis na Santa Casa de Misericórdia não chegou ao teto em nenhum dia pela segunda semana consecutiva, mas só apresentou disponibilidade de 1 leito no sábado (12) e na quinta (17), com média de 79,1% de ocupação na semana. Nos leitos de isolamento e na Clínica Médica do Hospital Monsenhor Horta as taxas médias de ocupação tiveram ligeira alta, atingindo 28,6 e 42,9%, respectivamente.

Na quarta-feira (16), o número de notificações em Mariana ultrapassou a casa dos 3 mil, enquanto em Ouro Preto a marca de 2 mil notificações era superada. Na sexta (18), mariana e Ouro Preto chegaram, respectivamente, a 3.099 e 2.070 casos notificados. No gráfico abaixo são apresentadas as curvas de casos notificados e confirmados nas duas cidades, desde o início da pandemia na região, observando-se que o crescimento dos casos com resultado positivo em Mariana apresentou variação aproximadamente igual ao dos casos notificados em Ouro Preto.

Evolução de 14/07 a 11/09 (últimos 60 dias)

Em Mariana, as porcentagens abaixo referem-se aos últimos 30 dias, com destaque para a redução das notificações e confirmações de contágio. A relação entre os casos positivos e os notificados é de 63% nesta sexta-feira (18), mantendo a tendência de queda, com 65% na sexta anterior (11).

  • Notificações: + 48,8%
  • Confirmações de contágio: + 37%
  • Descartados: + 83,3%
  • Recuperados: + 53,5%

A comparação dos últimos 30 dias (21/07 a 18/09) com igual período anterior à última atualização (13/08 a 11/09), demonstra que praticamente não houve modificação na taxa de crescimento das notificações, resultados positivos e casos descartados, pelo menos nas últimas 3 semanas.

*** Continua depois da publicidade ***

Evolução da Covid-19 nas últimas duas semanas (29/08 a 11/09)

As comparações em prazo mais curto (últimas 2 semanas) indicam que as notificações entre os dias 04 e 11 de setembro reforçam as observações anteriores. A taxa de crescimento das notificações passou de 8 para 8,1% na última semana, enquanto a dos casos positivos caiu de 6 para 4,8%. Já a taxa dos casos descartados subiu para 12,5% nos últimos 7 dias (9,3% a semana anterior), confirmando a queda da relação notificados/confirmados.

Em conjunto, Mariana, Ouro Preto e Itabirito tiveram acréscimo de 341 notificações, correspondente a aumento de queda de 51,6% em relação à semana de 05 a 12/09. Em Mariana ocorreu queda de 14,3%, mas em Ouro Preto e Itabirito os aumentos foram respectivamente de 95,2 e 112,1%.

Veja Mais