Aquele jogador é mau caráter!
O que faz uma torcida achar um jogador indispensável, mau caráter ou ídolo?
- Luiza Boareto (*)
- 25/09/2020
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “editoriais”
Compartilhe:
Lendo o título do texto eu aposto que você pensou eu um jogador especifico que, talvez, não seja o mesmo que eu ou fulana pensamos. Isso porque o mercado no qual o jogador é um produto, é um dos que mais crescem no mundo.
Cada vez mais um time de futebol e/ou um jogador passam a valorizar ou desvalorizar, dependendo da fase no qual eles se encontram e, entre tantos altos e baixos é cada vez mais comum um jogador trocar de time, ser vendido emprestado ou encostado. Um outro grande problema é que temos as redes sociais para transformar a imagem do produto em vilão, mocinho ou herói.
Nas fases boas, o jogador é valorizado, ovacionado, considerado indispensável para o clube e elogiado pelos torcedores, mas, de uma hora para outra, ele vira o centro da atenção, o vilão, o principal culpado pela má fase da equipe.
Do céu ao inferno em uma rodada. Mas é aí que entra a questão: o que faz um jogador ser ou não ser mau caráter?
Atualmente, no topo do ranking do ódio aos jogadores, temos o Thiago Neves. Ao longo da carreira, o meio-campista passou por diversos clube do Brasil – Paraná; Fluminense; Flamengo; Cruzeiro, e do mundo. Thiago ainda teve algumas convocações pela Seleção Brasileira, o que fez com que ele ganhasse um bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Entretanto, entre as diversas medalhas de Copa do Brasil, Taça Guanabara, Brasileirão, Carioca, Mineiro entre outras, o jogador ganhou a imagem de super-vilão após sua última passagem pelo Cruzeiro.
Thiago Neves foi um dos principais destaques da ótima campanha do Cruzeiro na Copa do Brasil 2017, mas de lá pra cá, ele virou o vilão para a torcida do cabuloso. Apontado como um dos principais responsáveis pela demissão do técnico Rogerio Ceni e pelo primeiro rebaixamento da história do clube, acredita-se que Thiago Neves perdeu um pênalti importantíssimo contra o CSA, que acabou ganhando o jogo por 1×0, propositalmente.
Após essa derrota em pleno Mineirão um áudio do jogador foi vazado. No áudio, Thiago cobrava o então presidente do clube pelos salários atrasados. O famoso “Fala, Zezé”. Mas o jogador nega ter perdido o pênalti ou vazado o áudio por querer.
Bom, depois disso, Thiago pediu a rescisão contratual e ainda moveu uma ação trabalhista contra a equipe mineira, cobrando a falta de pagamento de salário, imagem e ainda por ter sofrido ameaças contra ele e a família.
Nessa altura da vida, o atleta já era carinhosamente chamado de técnico dos times, aquele que manda, que se não for a estrela pede pra sair, faz o técnico cair e ainda coloca uma ação no clube.
Apresentado em janeiro de 2020 no Grêmio, claramente isso também aconteceu por lá. No começo, Thiago não teve muitas oportunidades e iniciava os jogos no banco. Mesmo quando entrava e era o que mais finalizava, a torcida não perdoava e soltava as críticas contra o meio-campista. Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, até tentava defende-lo, mas a diretoria anunciou que rescindiria unilateralmente o contrato de Thiago Neves.
Um dos principais motivos pelo fim do contrato era o fraco rendimento do atleta em campo e a aproximação da renovação automática do contrato -caso chegasse em 20 sumulas assinadas o contrato seria automaticamente renovado, nessa altura, já estavam na decima sétima.
Bom, no meio desse fica não fica, reincide não reincide, mais uma vez Thiago coloca um time na justiça. Alegando danos morais, uma vez que a rescisão foi anunciada por telefone e não formalmente, o atleta irá ganhar 3,4 milhões de reais pela rescisão unilateral e pelo acordo extrajudicial.
Até aqui eu apresentei motivos suficientes para supostamente acharmos o Thiago Neves um mau caráter, mas, e os outros jogadores? Será que todos possuem motivos reais ou são apenas as famosas críticas de torcedores?
Atualmente, os torcedores do tricolor paulista passam por problemas semelhantes em achar jogadores maus caráter, como é o caso do Dani Alves e do Pato, mas será que eles são mesmo?
(*) Insira a apresentação do(a) colunista
Veja Mais