Situação caótica no transporte público em Itabirito
Usuários do serviço na cidade falam sobre principais dificuldades enfrentadas diariamente
- Carina Toledo
- 14/10/2020
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Um dos grandes desafios de qualquer cidade brasileira passa pela temática do transporte público. Seja nos grandes centros urbanos ou até mesmo nas pequenas cidades, a população enfrenta grandes dificuldades no seu deslocamento diário. No município de Itabirito, a situação não poderia ser diferente. Várias são as reclamações dos usuários com relação ao serviço que é prestado pela empresa Serra Verde, que possui a concessão do transporte na cidade.
Muitas soluções podem ser buscadas para uma solução definitiva do problema, no entanto é preciso entender um pouco melhor a complicada realidade vivida pelos cidadãos itabiritenses, que se arrasta por anos.
Paulo César Teixeira, morador do bairro Padre Adelmo, explica como se encontra a atual situação enfrentada pelos usuários do transporte público no seu bairro. “As reclamações dos moradores sempre foram frequentes. As pessoas estão cansadas de tanto reclamar que acabam achando normal os atrasos e os problemas mecânicos, quando eles acontecem”, comenta. Para Teixeira, a solução ideal seria o aumento no número de ônibus nos horários de pico, ampliando suas rotas para evitar a superlotação”. E completa: “Algumas vezes já nos reunimos com a empresa que tenta fazer a sua parte, mas acredito que essa ação tem que ser conjunta com os moradores, a empresa e o poder público”, conclui.
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Situação piora com a pandemia
Elias Pedro da Silva, presidente da Associação Comunitária do bairro Meu Sítio, afirma que pandemia prejudicou ainda mais os moradores do Meu Sítio. “São poucos horários de ônibus que temos no nosso bairro e mesmo assim sofremos com muitos atrasos. Com a pandemia houve uma diminuição dos horários, o que prejudicou bastante os moradores. Ele é outro a pedir o aumento do número de horários para solucionar o problema. “As reclamações já foram repassadas para a Prefeitura e para a empresa Serra Verde, mas nenhuma ação foi feita para solucionar”, destaca.
Já o presidente da Associação Comunitária do bairro São José, Francisco de Assis Lima, destaca a situação crítica dos pontos de ônibus e das condições dos veículos que realizam o serviço. “Os ônibus se encontram em situação muito precária, dos pontos de ônibus se encontram muito sujos, além de apresentarem uma falta de estrutura adequada e uma total inadequação dos horários, que não atendem as pessoas que dependem do transporte. “Na minha opinião falta concorrência”, relata Francisco, assegurando que já foram feitas reclamações, mas sem nenhuma solução.
Segundo o vereador Renê Butekus, são muitas as reclamações com relação ao serviço prestado pela empresa Serra Verde, com crescimento das queixas desde o início da pandemia. “As reclamações dos cidadãos itabiritenses em meu gabinete são constantes: atraso do horário nas linhas de ônibus; ônibus em situação precária de manutenção; velocidade excessiva; ausência de trocadores, o que coloca o motorista em acúmulo de funções; além de ônibus trafegando acima do limite de passageiros”, enumera o vereador. E ainda relata que, com a pandemia, os horários de ônibus foram reduzidos, ocasionando aglomeração de passageiros, principalmente em horários de pico. “As linhas de diversos bairros e da zona rural foram limitadas, dificultando o transporte de moradores para o centro da cidade, uma vez que muitos deles trabalham no comércio, que retornou às suas atividades, mas que agora não há transporte suficiente para os passageiros”, explica.
Foram realizadas diversas tentativas de contato com a empresa Serra Verde. Entretanto, até a publicação desta matéria, a Agência Primaz ainda não tinha recebido qualquer resposta da concessionária do serviço de transporte público em Itabirito.
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