Votação em Mariana transcorre normalmente, sem causar muitas aglomerações

Iniciativa de antecipação do início do horário de votação e preferência para idosos resulta em pouco tempo de espera e filas praticamente inexistentes em várias seções eleitorais

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Eleitores aguardam a vez de votar em uma das três seções eleitorais localizadas na Escola Estadual Santa Godoy - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Com grande adesão às recomendações relacionadas à pandemia da Covid-19, a cidade de Mariana amanheceu tranquila e com pouco movimento nas primeiras horas do período de votação. Em muitas seções não foram formadas filas e o processo de votação ocorreu sem maiores problemas. Os mesários estavam protegidos por máscaras e os eleitores eleitores utilizaram álcool em gel antes e depois de se dirigirem às urnas eletrônicas. A reportagem da Agência Primaz compareceu a alguns pontos de votação e também acompanhou o momento em que quatro postulantes ao Executivo Municipal compareceram às suas respectivas seções eleitorais. Três deles votaram ainda pela manhã e a única mulher candidata à Prefeitura em Mariana foi votar no início da tarde. O quinto candidato votou em um distrito do município, enquanto a assessoria do sexto não informou onde e quando ele votaria.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Chico Veterinário, candidato pela Rede Sustentabilidade, já estava a postos para votar poucos minutos depois da abertura das seções localizadas na Casa de Cultura.

Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Ainda antes das 10h, acompanhado de seu vice, Rodrigo Miranda, Bruno Mol compareceu à seção 106, localizada na Escola Estadual Dom Benevides e também aguardou pouco tempo para votar, mesmo assim porque foi dada preferência a uma pessoa idosa quando o candidato do Republicanos apresentou-se ao mesário.

Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Quase ao mesmo tempo, mas na Escola Estadual Gomes Freire, o candidato do Cidadania, Newton Godoy compareceu à 33ª seção, acompanhado de sua esposa.

Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Candidato do PTB, Roberto Rodrigues votou na 144ª seção eleitoral, localizada na Escola Coronel Benjamim Guimarães um pouco mais tarde, por volta das 11h.

Foto: Remo Marrano

Após o almoço foi a vez da candidata do PSTU, Patrícia Ramos, depositar seu voto em na 142ª seção, localizada na Previne – Centro Municipal de Especialidades Médicas, acompanhada de seu candidato à vice,  Yuri Gomes.

Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Desde a tarde deste sábado (14) a Agência Primaz vinha solicitando das assessorias dos candidatos informações relativas ao local e horário previsto para o voto dos postulantes ao executivo marianense. Com essas informações pudemos acompanhar o momento de votação de quatro, embora em alguns casos não tenha sido permitida nossa presença no interior das seções. No caso do candidato Roberto Rodrigues a foto que ilustra essa matéria foi fornecida pela assessoria de sua campanha. Em relação ao candidato Celso Cota (MDB), porém, não obtivemos retorno, mesmo com várias tentativas de contato, inclusive para um dos advogados da campanha, além do envio de mensagens.

Porém, pouco antes da publicação desta matéria, o Deputado Estadual Thiago Cota (MDB), filho de Celso Cota, publicou a foto reproduzida abaixo, mas não conseguimos informação sobre o local de votação do candidato.

Foto: Reprodução/Facebook

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Números da 171ª Zona Eleitoral/MG

Abrangendo os municípios de Diogo de Vasconcelos e Mariana, a 171ª Zona Eleitoral de Minas Gerais tem 169 seções eleitorais, das quais 151 são localizadas na sede e distritos/subdistritos do município marianense. No total 42.712 eleitores e eleitoras podem exercer o direito de voto na eleição deste ano, constituindo uma média de aproximadamente 322 votantes por seção eleitoral.

Acessibilidade na eleição

Reprodução de peça publicitária do Programa de Acessibilidde do TRE-MG

Com a finalidade de facilitar o exercício da cidadania no aspecto eleitoral, o TRE-MG orientou a criação de seções especiais destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência, em especial as com dificuldades de locomoção. Em Mariana a maioria das seções eleitorais estão instaladas em escolas ou prédios que não possuem acessibilidade adequada. Para isso, em Mariana, as seções 139 e 154 foram agrupadas, instalando-se uma única urna no pavimento térreo do Fórum Dr. Armando Pinto Monteiro. Além de não oferecer obstáculos à locomoção e considerando-se que as teclas dispõem de  símbolos em braille, a Justiça Eleitoral disponibilizou ainda fones de ouvido descartáveis. Nessas duas seções foram registrados os 32 eleitores e eleitoras que fizeram solicitação ao Cartório Eleitoral de Mariana.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES