- Mariana
Celso Cota: "O resultado [no TRE] será favorável a nós, porque o Direito está do nosso lado"
Em entrevista exclusiva à Agência Primaz na noite de domingo (15) Celso Cota falou sobre a campanha, o resultado da apuração paralela e da expectativa do julgamento de sua candidatura pelo TRE.
- Luiz Loureiro
- 16/11/2020
- 16:49
Ainda antes da divulgação oficial do resultado da eleição, a reportagem da Agência Primaz conversou, com exclusividade, com Celso Cota (MDB), candidato à Prefeitura Municipal de Mariana. Naquele momento, a partir de um processo de totalização paralela, com base nos boletins de urna, o clima no comitê localizado na Av. N. S. do Carmo era de euforia pela vitória. De acordo com integrantes da coordenação de campanha, até aquele momento Celso teria uma vantagem superior a 4 mil votos sobre Newton Godoy (Cidadania), faltando computar apenas 3 mil, aproximadamente.
Confira, a seguir, as declarações de Celso Cota.
Vitória antecipada
“Para nós é uma felicidade chegar até aqui, com um resultado positivo. Quando a gente entra na disputa, a gente entra preparado pra ganhar a eleição. E, graças a Deus, a vitória é o resultado de um trabalho de equipe, um trabalho forte, um trabalho de quatro partidos que se uniram. Foi um trabalho de várias pessoas que participaram de nosso comitê, preparando um plano de governo que norteou bastante também as nossas declarações durante a campanha e os compromissos assumidos com a população de Mariana. E, graças a Deus, a gente chega ao final com uma vitória muito contundente e muito clara em relação à vontade do povo de Mariana.”
Números não surpreendem
“Não, não me surpreendem porque a gente esperava a vitória, mesmo se fosse com um ou 10 mil votos de frente. Nós acompanhávamos muito, não só com pesquisas, mas como a gente andou muito – fomos o candidato que mais visitou as pessoas durante a campanha –, a gente percebia uma clara intenção de votar no 15. É claro que enfrentamos muitas dificuldades porque, além de fake news, que houve demais nessa campanha por parte dos concorrentes, [houve também] muita mentira espalhada de forma muito contundente, dando a entender que poderia ser uma verdade… E a vitória, a nossa chegada aqui, ela desmente tudo isso que aconteceu, todas as mentiras que foram colocadas. Mas criaram muitas situações que nos dificultou mesmo a campanha. Mas, de certa forma, a gente já esperava uma vitória com um resultado assim bastante claro e confortável pra nós nessa eleição.”
Atraso na divulgação oficial dos resultados
“Eu até tenho ficado um pouquinho preso por isso. Em outras eleições a gente recebia rapidamente o resultado dos votos computados. Mas é normal quando se tem uma complexidade dessas. Às vezes qualquer questão como falta de internet, falta de sinal, alguma coisa assim, pode levar a isso que está acontecendo. Eu acredito que deva ser mesmo questão de tecnologia.”
Situação legal da candidatura
“Houve um atraso na 1ª instância. Ou seja, a 1ª instância atrasou muito para que pudesse chegar no TRE. Essa morosidade na 1ª instância atrasou para que o TRE pudesse ter julgado. Os embargos colocados pelo Ministério Público foram indeferidos pela Juíza. Ela manteve a sentença que ela deu no primeiro momento. Então, o teor da sentença dela é o que está valendo, onde ela questiona, ela embasa no prazo de cumprimento da pena. E pra nós, e pra nossos advogados, está muito claro que dificilmente a Súmula 405 não vá ser atendida no TRE. E como o TRE é um órgão colegiado, as coisas podem ser devidamente resolvidas. Mas estamos com muita segurança e nossos advogados trabalham muito bem nesse sentido. Então, é uma situação que não me preocupa porque eu tenho total confiança tanto nos advogados quanto na Justiça. E assim que o TRE se debruçar sobre a questão para decidir, o resultado será favorável a nós, porque o Direito está do nosso lado. E eu tenho muita confiança nisso, senão eu não teria colocado meu nome à disposição.”
Celso Cota votou ou não votou?
Não, não votei. Não votei porque a Justiça, aqui em Mariana, foi muito lenta nesse sentido, ela deveria ter corrigido [a situação do título de eleitor]. Mas como a Justiça aqui tem esse entendimento, eu não votei. Graças a Deus meu voto acabou sendo representado aí por mais de 4 mil pessoas que me deram essa vantagem nas urnas.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Festa na rua
Mesmo sem a confirmação oficial do resultado, um grande número de pessoas se reuniu em frente ao comitê eleitoral de Celso Cota, com direito a carro de som, bastante bebida e praticamente nenhuma preocupação com as recomendações sanitárias relacionadas ao uso de máscara e distanciamento social, com um trecho de uma das pistas da Av. N. S. do Carmo interditado pela Polícia Militar.
Após a divulgação oficial dos resultados, a festa se estendeu por mais algum tempo e foi seguida por uma pequena carreata pela região central da cidade.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES