Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Durante a Tormenta: uma menos confusa questão sobre tempo e espaço

Filme de 2018 traz uma boa história sem grandes conceitos de viagem no tempo.

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Arte de divulgação - Durante a tormenta

Ouça o áudio de "Durante a tormenta", de Kael Ladislau:

Obras que geralmente tratam de viagens no tempo costumam gerar confusões ao espectador. Com linhas do tempo diferentes, mesmos personagens em épocas distintas… Nem mesmo a aclamada série Dark fugiu a essas críticas. 

Mas o tema é bom, inegavelmente. E o filme espanhol “Durante a Tormenta” trata dele de uma maneira muito simples e que permite um entretenimento menos confuso para quem o assiste. 

Vera, seu marido e sua filha se mudam para uma casa que, durante a mudança, descobrem algumas fitas de um menino, antigo morador do lugar. A região está prestes a ter uma tempestade de magnitudes só vista há 25 anos, exatamente na época que o garoto, Nicolas, viveu na casa. 

Depois de assistir às fitas de vídeo, Vera e seu marido, David, descobrem que Nico morreu atropelado. A tempestade e uma série de coincidências permitem que Nico e Vera conversem, mesmo estando 25 anos distantes um do outro. 

Percebendo isso, Vera pede para que o menino não saia de casa, impossibilitando que ele morra atropelado. Ela salva o garoto, mas toda a sua vida é alterada, agora sem seu marido e sua filha. 

A premissa da história parece mais confusa que o filme em si. Sempre de maneira muito clara e sem aquelas idas e voltas que obras desse tipo costumam ter. A simplicidade de “Durante a Tormenta” é justificada também pela ausência de conceitos filosóficos e físicos que permeiam a narrativa quando se fala de “viagens no tempo”. 

Aqui você não discutirá “buracos de minhoca” ou descobrirá o nome de um filósofo alemão impronunciável que explica a quântica física das linhas paralelas do tempo. Nada contra quando isso acontece. É interessante, até. 

Mas o filme espanhol foca no desenrolar de uma história que por uma grande coincidência foi alterada em seu tempo e espaço. E as consequências disso. Vera, após conversar com o garoto Nico no longínquo ano de 1989, perdeu o marido e a filha. Agora ela precisa reverter isso, da mesma maneira que fizera antes. 

A história ainda compreende um crime cometido em 1989 e sem solução até então, o que coloca uma pitada de filme policial, tornando todo o longa ainda mais atraente para quem assiste, fazendo com que a obra seja mais agradável de se assistir. 

O elenco, alguns nomes interessantes, como no caso de Álvaro Morte, o “Professor” de “La Casa de Papel”. Destaque também para Chino Darín no papel do policial que ajuda Vera a desvendar os mistérios que o filme revela ao longo da trama. E filho do grande Ricardo Darín, talvez o maior ator Argentino da atualidade. 

Durante a tempestade é um interessante filme que lida com a questão de tempo e espaço sem ser confuso. Requer, claro, uma certa atenção do expectador, que vem naturalmente atraído por uma boa história, boas atuações e mistérios a serem solucionados. É daquelas boas fuçadas na Netflix que revelam boas pérolas.

Picture of Kael Ladislau
Kael Ladislau é Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Veja mais publicações de Kael Ladislau