Entrevista Primaz - Adriano Cerqueira: "Para interpretar o resultado de uma pesquisa é necessário levar em conta o dobro da margem de erro"

Eleições 2020 Agencia Primaz de Comunicação

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A eleição municipal em Mariana não tem seu resultado oficialmente definido, cabendo ao TRE-MG (Tribunal Eleitoral de Minas GErais) decidir a validade ou não do pleito, em função da impugnação, em primeira instância, do candidato Celso Cota, que obteve 42,61% dos votos válidos.
Nosso propósito, nesta Entrevista Primaz, realizada no dia 23 de novembro, não é discutir as diferentes possibilidades que podem ocorrer me termos da decisão do TRE, mas abrir um espaço de discussão a respeito das pesquisas eleitorais, instrumento que é bastante utilizado nas eleições.
Para responder aos nossos questionamentos e esclarecer alguns pontos relativos ao assunto, nós convidamos e temos o prazer de receber Adriano Cerqueira da Gama, Doutor em História e Mestre em Ciência Política, Professor da UFOP e do Ibmec, mas também Diretor do GIGA Instituto de Pesquisa.

Confira alguns trechos da Entrevista Primaz com Adriano Cerqueira a seguir e assista (ou ouça) a íntegra da entrevista acessando os links.

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Você tem uma população de milhares ou milhões de pessoas. Se você resolver entrevistar todo mundo vai ser muito caro e demorar muito. E quando você apurar o resultado, o pessoal já mudou de ideia.

[Eu prefiro usar o método domiciliar de entrevista. Se a grade de questionários [por gênero e idade] não foi obtida, você pode voltar a campo para fazer mais entrevistas ou ponderar os resultados para que amostra tenha a representatividade desejada.

Para interpretar o resultado de uma pesquisa é necessário levar em conta o dobro da margem de erro. Só assim é possível saber quem está liderando.

Pelas redes sociais a pesquisa eleitoral precisa evitar o viés do militante. O militante que está navegando nas redes sociais e vê um questionário, ele vai lá e responde. Ainda mais se é da ideologia dele.

Qualquer cidadão brasileiro pode entrar no site do TSE, procurar consultas registradas, e lá ele vai saber de todas as pesquisas que foram registradas para ver quanto que o instituto cobrou, quem pagou, o questionário aplicado e a metodologia da pesquisa.

O eleitor deve buscar toda a informação possível sobre as empresas que fazem e divulgam pesquisas. É importante saber o desempenho anterior, o histórico de outras eleições, se o resultado da pesquisa foi discrepante em relação ao resultado das eleições. E o eleitor não deve se preocupar em ajustar seu voto ao resultado da pesquisa.

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