Covid-19: Região dos Inconfidentes regride para Onda Amarela do programa Minas Consciente
Mariana e Itabirito seguem a recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19. Adesão à nova situação será ainda avaliada em Ouro Preto
- Luiz Loureiro
- 05/12/2020
- 09:00
Compartilhe:
A última avaliação do cenário da pandemia no estado de Minas Gerais foi divulgada nesta quarta-feira (02) pelo Comitê Extraordinário da Covid-19, recomendando a manutenção da Onda Verde apenas nas macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Com a constatação de aumento de 27% no índice de contaminação ocorrido no estado nos sete dias anteriores à análise, quatro macrorregiões foram orientadas a obedecer aos critérios da onda vermelha e sete aos da onda amarela. Entre essas últimas está a macrorregião Centro, à qual pertencem os municípios de Mariana, Itabirito e Ouro Preto.
Itabirito
No mesmo dia do anúncio do Comitê a Prefeitura de Itabirito divulgou a notícia em seu site, alertando para a gravidade da situação e solicitando à população e aos comerciantes o apoio para o controle da pandemia.
Por telefone nossa reportagem ouviu o Secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio Felix, que destacou à contínua atento à evolução no município, renovando seu pedido para a observação das questões referentes ao distanciamento social e ao uso da máscara, além dos hábitos de higiene e utilização do álcool em gel. “O processo é dinâmico e, dependendo do número de casos a gente pode passar para a vermelha”, ressaltou Marco Antônio, lembrando que a situação em Itabirito é de um número grande de casos confirmados, porém sem aumentar demasiadamente os casos que necessitam de internação ou de cuidados especiais em UTI. “Nós estamos testando bastante, há uma grande procura [pelos testes] em nossas unidades de saúde, mas a gravidade dos pacientes está menor. Nós temos poucos pacientes internados e nenhum em unidade de tratamento intensivo”, declarou o secretário na tarde desta quinta-feira (03).
Em relação a novas medidas restritivas, Marco Antônio informou que o comitê local ainda vai definir a forma de atuação diante da nova realidade, mas adiantou “a necessidade de ampliar a fiscalização, já que como não temos nenhum óbito há vários dias, a população parece que tende a relaxar um pouco [os cuidados]”.
O secretário afirmou que não houve relaxamento da fiscalização durante o período eleitoral e isentou as lojas, os pequenos comerciantes da responsabilidade sobre o aumento da disseminação da Covid-19 (80 casos positivos entre 21 e 27/11 e mais 122 nos últimos seis dias). “O grande problema que nós observamos foram os bares. A culpa é do dono do bar? Parcialmente. Mas a culpa [maior] é de quem está frequentando o bar. Se o bar está aberto e não vai ninguém, ele [proprietário] vai fechar o bar. Ninguém fica de máscara para beber cerveja”, afirma Marco Antônio, ressalvando que, do ponto de vista da economia, há sim um sofrimento dos comerciantes do setor, mas que sua função é cuidar do aspecto da saúde da população itabiritense.
A Agência Primaz encaminhou mensagem por e-mail ao Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Itabirito, questionando sobre o nível de preocupação do setor comercial em função da implantação da Onda Amarela e os preparativos e cuidados que estão sendo tomados para o período natalino. Também por e-mail, nossa reportagem foi informada por Ana Carolina Tabari Ramalho Miranda, Presidente do CDL Itabirito, que o comércio de Itabirito “ainda sente os impactos negativos das restrições impostas pela pandemia dos últimos meses, mas estamos tomando todas as precauções necessárias, seguindo os protocolos de segurança e as medidas de higiene recomendadas pelo Plano Minas Consciente”, ressaltando a importância do “empenho de todos, empresários, funcionários e clientes, para que não haja o aumento nos índices de ocupação hospitalar e por consequência o retrocesso de ondas no plano e acima de tudo a preservação da vida”.
Em relação às providências para o período natalino, a presidente do CDL-Itabirito informou que a entidade vem intensificando as orientações aos funcionários, consumidores e a comunidade em geral para manter o nosso comércio seguro para todos. “As campanhas de orientação estão sendo divulgadas através das nossas redes sociais, carros de som e mídias locais para que possamos atingir o maior número de pessoas”, finalizou Ana Miranda.
Ouro Pret0
O contato da Agência Primaz com a Secretaria de Saúde de Ouro Preto a respeito da implantação da Onda Amarela foi feito nesta quinta-feira (03). Na ocasião recebemos a informação “o Comitê de enfrentamento à COVID-19 [de Ouro Preto] se reúne todas as 4ª feiras pela manhã e essa nova reclassificação da zona do Minas Consciente ainda não era do nosso conhecimento. Certamente, diante do novo cenário, o Comitê irá se posicionar em sua próxima reunião”.
*** Continua depois da publicidade ***
Mariana
Divulgada no dia 24 de novembro, a Recomendação Técnica nº 51 do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde – COVID-19 havia previsto a suspensão, até 31 de dezembro, de atividades relacionadas a eventos esportivos, confraternizações, festas de aniversários e casamentos e espaços com música ao vivo.
Desde a noite da quarta-feira (02), data da divulgação das novas recomendações do programa Minas Consciente, a Agência Primaz de Comunicação vem tentando ouvir Danilo Brito, Secretário de Saúde de Mariana. Sem atendimento de nossas ligações, deixamos mensagens de voz para o secretário e também enviamos mensagens por aplicativo, inclusive para a assessoria de comunicação, mas não obtivemos retorno.
Na noite desta quinta-feira (03), em live divulgada pelo Jornal Ponto Final, Danilo Brito informou que, a partir deste sábado (05) as recomendações anteriormente divulgadas passam a vigorar como obrigatoriedade. Entretanto não conseguimos identificar nenhuma publicação nesse sentido nas últimas edições do Diário Oficial do Município, em pesquisa realizada às 18:40 desta sexta-feira (04).
Segundo Danilo Brito, o aumento dos casos notificados pode ser atribuído ao período eleitoral e também a abusos cometidos por aglomerações em bares com música ao vivo e em festas realizadas inclusive em distritos. De acordo com ele não é possível atribuir essa elevação de resultados positivos à ação do comércio em geral, revelando estar em constante contato com a direção da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) para orientação e acompanhamento do cumprimento das recomendações pelos comerciantes.
Ainda por telefone, Amarildo Pereira, Diretor da ACIMA, confirmou à Agência Primaz a realização de contatos com a Secretaria Municipal de Saúde. “A gente tem monitorado e fala praticamente todo dia com eles para saber qual é o cenário real. Mas as orientações vêm deles, e só somos mesmo informados e repassamos essas orientações aos comerciantes da cidade”, declarou Amarildo, para quem o papel da entidade também é o de levar as impressões e preocupações do setor. De acordo com ele, “os comerciantes não podem ser punidos por algo que não é nossa responsabilidade”, ressaltando ainda que o papel da ACIAM é de acompanhar e orientar tanto associados quanto não associados. “É preciso aprender a conviver com isso até que se tenha uma vacina. Mas a associação não tem o poder de fazer cumprir nada, nem pode determinar nada. A gente pode somente orientar para fazer com que as coisas aconteçam da melhor maneira possível”, finalizou Amarildo Pereira.
Números na Região dos Inconfidentes
De 21 a 27 de novembro, foram anunciados 190 casos com resultados positivos na soma dos contágios da Covid-19 em Mariana, Itabirito e Ouro Preto, como relatado no Informativo Covid-19 publicado pela Agência Primaz no último sábado (28/11), ressaltando que existem inconsistências no Boletim Epidemiológico de 27/11/2020, publicado pela Prefeitura de Ouro Preto, no qual a totalização aponta 1.118 casos confirmados, mas a discriminação entre recuperados, internados na Santa Casa, em isolamento domiciliar e óbitos chega a 1.218, elevando o total para 290 resultados positivos na Região dos Inconfidentes.
Nos últimos sete dias (de 28/11 a 04/12), de acordo com as informações disponibilizadas pelas secretarias de saúde desses municípios, o total sofreu aumento de 81%, chegando a 344 novos resultados positivos, se consideramos 190 os casos da semana anterior (ou 18,6% considerando a base de 290 casos).
Acompanhe mais detalhes e análises sobre os números da pandemia na Região dos Inconfidentes na atualização nº 22 do Informativo Covid-19 que será publicada neste sábado (05).
Veja Mais