Ricardo Miranda: “A bandeira principal que me ajudou (nessas eleições) foi a causa animal, mas eu tenho outras também”

Vereador foi eleito com 469 votos pelo Republicanos e vai para seu primeiro mandato na Câmara de Mariana.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Eleito em sua segunta tentativa, Ricardo Miranda promete cuidar das pessoas. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Na continuação da série de reportagens com os vereadores eleitos para a próxima legislatura em Mariana, conversamos com Ricardo Miranda, único vereador eleito pela coligação “A Mudança é Agora”. O candidato se elegeu com 469 votos em sua segunda tentativa. A primeira havia sido em 2016, quando se candidatou pelo PTC e terminou as eleições como suplente. Durante a entrevista cedida à Agência Primaz, o vereador eleito fala sobre suas expectativas e projetos para seu primeiro mandato.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Ricardo Miranda atribui a vitória à sua bandeira sobre a causa animal, mas explica que esse não será seu único foco no mandato: “Eu faço trabalhos sociais já há muito tempo, com moradores de rua nas madrugadas a gente faz esse trabalho. Nunca gostei de divulgar muito isso, mas a gente tá sempre na rua, com eles, trabalhando com eles e na distribuição de cestas básicas para pessoas de baixa renda, então a minha plataforma é principalmente cuidar das pessoas”, afirma.

Questionado sobre como pretende conduzir o trabalho como defensor dos animais na câmara, Ricardo explica que sua proximidade com a ONG IDDA no projeto do Cãodominio e outras parcerias como auxílio na compra de remédios, cirurgias veterinárias, plataformas que o auxiliaram em sua eleição, mas ele afirma que “com a caneta na mão, meu intuito será cuidar das pessoas, então o que for para beneficiar pessoas eu pretendo usar independente de classe, religião ou condição social, se for para beneficiar as pessoas, será pra isso que vou usar minha caneta”. E completa: “Hoje em dia, para muitas pessoas os animais são como filhos, então cuidar dos animais é também cuidar das pessoas”.

O vereador também atribui o sucesso de sua candidatura à sua ligação com a Igreja Universal, “muitas pessoas se candidatam por vontade própria, mas eu sou um candidato, talvez o único que tenha se candidatado por indicação, justamente pela instituição que eu defendo e que eu sirvo né? Então teve um papel fundamental, as pessoas que me apoiaram,  trabalharam comigo nas ruas, foram totalmente voluntárias. Eu fiz uma campanha com recursos bem baixos, então a igreja teve um papel fundamental sim”, argumenta.

Sobre o fato de ser o único vereador eleito de sua coligação, Ricardo prefere manter (ao menos por enquanto) uma posição de neutralidade, “eu não tenho dificuldade de caminhar nem com o grupo de Celso Cota, nem com o grupo de Newton. Uma coisa que eu quero caminhar, que eu penso em caminhar é do lado do prefeito, isso é muito importante para um candidato, então por enquanto estou estudando. Eu tenho essa vantagem de não estar ligado a nenhum dos grupos, então eu posso escolher, estou pensando ainda, nada definido”.

Sobre se pretende concorrer a algum cargo de liderança, como a presidência da casa durante seu primeiro mandato, o vereador diz preferir adquirir experiência antes: “Eu sou novo, embora ter sido candidato em 2016, nunca fui muito envolvido com política, então eu prefiro aprender, até porque é muita responsabilidade em um primeiro mandato assumir um cargo desses. Vou ver como funciona e talvez um dia me colocar à disposição na Câmara”.

Sobre o papel do vereador enquanto fiscalizador dos atos do executivo, Ricardo Miranda é enfático: “Pra mim, o principal papel do Vereador é fiscalizar. Tem muitas obras que começaram e não terminaram, então a gente quer que termine né? Se começou, vamos terminar e se não terminou, vamos pensar o que devemos fazer para que Mariana seja uma cidade modelo. Nós temos muitas condições para fazer de Mariana uma cidade modelo, então eu quero fiscalizar, conhecer as realidades de cada distrito e ver quais as necessidades de cada lugar, sentar, conversar e propor soluções”, finaliza.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Quem é Ricardo Miranda

Ricardo de Miranda Thomaz tem 45 anos e é empreendedor do ramo da construção civil. Paulista da cidade de Jandira, o vereador conseguiu se eleger na sua segunda tentativa de candidatura. Em 2016 terminou como suplente com 452 votos, concorrendo pelo Partido Trabalhista Cristão – PTC.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES