- Ouro Preto
Cargos da Mesa Diretora da Câmara de Ouro Preto são decididos por unanimidade
Todos os escolhidos são representantes da coligação do prefeito Angelo Oswaldo
- Luan Hermenegildo/Especial para a Agência Primaz
- 02/01/2021
- 11:21
Nesta sexta-feira, 1º de janeiro, foi realizada a posse do novo prefeito e dos novos vereadores eleitos do município de Ouro Preto. A solenidade, organizada pela Câmara Municipal de Ouro Preto, foi realizada no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
A cerimônia também contou com a primeira reunião da Câmara Municipal, tendo sido eleitos, entre os novos vereadores, os componentes da Mesa Diretora da casa legislativa: Presidente da Câmara: Luiz Gonzaga do Morro (PL); Vice-presidente da Câmara: Alessandro “Sandrinho” (Republicanos); 1º Secretário: Matheus Pacheco (PV) e 2º Secretário: Naércio França (Republicanos).
Harmonia na Casa
Todos os vereadores eleitos para os cargos da Mesa Diretora foram escolhidos por unanimidade e fazem parte da coligação Viva Ouro Preto, do atual prefeito Angelo Oswaldo (PV). Isso pode significar uma consonância entre os integrantes do novo legislativo da cidade de Ouro Preto, mesmo que mais da metade das cadeiras da câmara (8 de 15) sejam de vereadores considerados de “oposição” ao governo de Angelo.
Regina Braga (Republicanos), vice-prefeita do município – e que já fez parte da Câmara Municipal como vereadora por mais de 20 anos –, reflete sobre o movimento da Câmara após ser questionada se projetos da prefeitura podem eventualmente causar atritos com a Câmara. Ela afirma que o poder legislativo municipal, em início de gestão, é mais sereno e mais aberto ao diálogo, e que desde que o governo não apresente projetos que possam ser considerados “polêmicos”, o mandato até 2024 pode ser bem tranquilo.
Já tenho conversado com alguns candidatos que foram eleitos por outras coligações e partidos, e está sendo uma conversa boa e interessante, acho que vai ser muito bom para Ouro Preto. (Regina Braga)
Angelo Oswaldo também afirma que conversou com os novos vereadores, e que vários deles têm demonstrado boas intenções com o seu governo. Novato na Câmara, Júlio Gori (PSC) confirma que Angelo já teve contato com ele após os resultados das eleições. Júlio comenta que, no momento atual, é mais inteligente levar a cidade como uma unidade.
Já o vereador Vantuir (PSDB), em sua segunda jornada na casa legislativa, afirma que irá fazer frente ao governo de Angelo em momentos que houver questões que ele considera erradas, mas que as chances de trabalhar juntos é grande, já que Ouro Preto necessita de uma Câmara forte e unida para o desenvolvimento do município.
Evento em situação de pandemia
Devido à situação de calamidade pública sanitária causada pela pandemia de COVID-19, a solenidade não foi aberta ao público, sendo foi transmitida ao vivo pelo site de streaming de vídeo YouTube, via canal da Câmara Municipal de Ouro Preto.
Para que o evento pudesse ser realizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP, foi necessária uma autorização do Conselho Universitário da UFOP. A autorização foi concedida porque o conselho entendeu que o evento possuía uma grande importância para o município.
De acordo com Júnia Pena Fagundes, gerente do Centro de Convenções da UFOP, foram necessárias várias medidas de segurança e procedimentos para que todos os presentes pudessem participar da solenidade à vontade. Uma destas medidas foi a redução de pessoas envolvidas, tanto na organização quanto no número de pessoas convidadas. Foi previsto que cinquenta e cinco pessoas comparecessem, contando com todos os vereadores e seus convidados, trabalhadores e imprensa.
Foi exigido que cada vereador levasse no máximo um acompanhante, além do uso obrigatório de máscaras de proteção e de álcool em gel. Todas as cadeiras tinham o distanciamento de no mínimo um metro e meio, além da proibição de consumo de comidas e bebidas no local.
Na entrada do Centro de Convenções foi feita aferição de temperatura e instalado um tapete sanitário para a desinfecção dos calçados, ficando a imprensa foi isolada para evitar a circulação pelo recinto.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES