Informativo Covid-19 - Atualização nº 26: 03/01/2021

Região dos Inconfidentes se aproxima das marcas de 20 mil notificações, 10 mil casos confirmados e 9 mil pacientes considerados recuperados. Número de casos positivos, em dezembro, é 227,5% superior ao de novembro.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

A 26ª edição do Informativo Covid-19 passa, a partir de agora, a ser publicado às segundas-feiras e já incorpora todos os números relacionados à pandemia em Ouro Preto e Itabirito, desde o anuncio das primeiras notificações nessas cidades – respectivamente divulgadas em 19 e 20 de março de 2020. Com essa mudança, esta edição de atualização abrange, excepcionalmente, o período de 26 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021, voltando a ser relativa a períodos de sete dias (segundas-feiras a domingo), a partir de edição 27, que será divulgada no próximo dia 11.

Em função das transições nas prefeituras das cidades da Região dos Inconfidentes, os dados de Ouro Preto não foram divulgados no período de 31 de dezembro a 03 de janeiro, o mesmo acontecendo com as taxas de ocupação dos leitos de isolamento e UTI da Santa Casa de Misericórdia (Ouro Preto) e da Clínica Médica do Hospital Monsenhor Horta. No período correspondente a esta atualização, foram anunciadas duas mortes associadas ao novo coronavírus resultando em uma taxa de letalidade (número de óbitos em relação ao número de casos com resultado positivo) de 0,92%.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Durante o mês de dezembro foram notificados 4.525 casos, dos quais 2.581 apresentaram resultado positivo de contágio pela Covid-19 na soma das três cidades da Região dos Inconfidentes, representando acréscimos de 34,7% e 48,3%, respectivamente, em relação a agosto, o pior mês da pandemia em termos da situação conjunta em Mariana, Itabirito e Ouro Preto. Em relação às mortes, entretanto, em dezembro foram registradas nove vítimas fatais, correspondendo a um recuo de 90,3%, já que em agosto ocorreram 31 mortes.

O Comitê Extraordinário Covid-19, gestor do programa Minas Consciente, anunciou na quarta-feira (30/12) o retorno da macrorregião Centro para a Onda Vermelha a partir do sábado (02/01). As administrações de Mariana e Itabirito acataram oficialmente a recomendação, tendo em vista que a microrregião já estava classificada na fase mais restritiva do programa. A Agência Primaz tentou contato com a Secretaria de Saúde de Ouro Preto, mas não obteve retorno da administração anterior e, nesta segunda-feira (04) também não conseguiu falar com os novos ocupantes da pasta, Tuian Cerqueria e Maria da Consolação, respectivamente secretário e secretária adjunta da Saúde, que foram empossados pela manhã.

Mais números da Região dos Inconfidentes

Até este domingo (03), o total de casos notificados na Região dos Inconfidentes chegou a 19.906, com 9.669 resultados positivos de contágio, dos quais 8.860 pacientes são considerados recuperados. Assim, a taxa de contágio atinge 48,6%, enquanto 91,6% dos casos confirmados já são considerados curados.

Isoladamente, o julho foi o mês de piores números em Itabirito. Em relação a esse mês, dezembro representou um aumento de 104,8% dos casos confirmados e 86,7% dos notificados. Já em relação a agosto, esses números sobem para 120,3 e 119,2%, respectivamente.

O aumento dos casos notificados e confirmados, em relação a agosto, foi fortemente afetado pelos de Itabirito, uma vez que os aumentos em Mariana e Ouro Preto foram proporcionalmente menores, ressalvando que não estão disponíveis as informações do dia 31 de dezembro em Ouro Preto. Apesar disso, em dezembro Ouro Preto teve aumento de apenas 17,7% dos casos notificados e de 21,4% nos resultados positivos, cabendo aqui nova ressalva, já que Ouro Preto, dos três municípios da Região dos Inconfidentes, foi o que realizou menos testes. Entretanto, em Mariana, mesmo com maior testagem, os acréscimos foram de 0,74% e 7,4%, respectivamente para os novos casos notificados e confirmados.

A projeção do número de casos confirmados foi superada, representando, na Região dos Inconfidentes, um aumento de 227,5% em relação a novembro. Nessa comparação, o pior desempenho coube a Mariana, com aumento de 311,7%, pouco acima do acréscimo de 289,7%, com Ouro Preto mais que dobrando o número de resultados positivos obtidos em novembro (aumento de 109,7%).

A oscilação dos casos notificados e confirmados é apresentada no gráfico abaixo, no qual, para Ouro Preto, não aparecem os resultados dos três primeiros dias de janeiro nem os do dia 31 de dezembro de 2020. Observa-se, ainda, a manutenção de crescimento da relação entre os resultados positivos e os casos notificados nos três municípios, indicando que um maior número de notificações vem resultando em casos confirmados.

Em termos das taxas de ocupação dos leitos disponíveis, pela primeira vez os leitos de UTI chegam à ocupação máxima em todos os dias dos períodos de atualização do Informativo Covid-19, desde que essa informação é disponibilizada. E coincide com a 3ª maior taxa média diária de ocupação dos leitos de isolamento da Santa Casa (80,9%), com o recorde de ocupação média diária dos leitos da Clínica Médica do Hospital Monsenhor Horta (90,1%), além da necessidade de utilização de leitos do Hospital de Campanha de Mariana, com a ocupação de dois leitos no dia 27/12; três nos dias 31/12, 1 e 03 de janeiro; e quatro no dia 02, resultando em uma taxa média diária de 11,1%.

A evolução mensal dos números de pacientes que tiveram resultado positivo de contágio pela Covid-19 e que já são considerados recuperados, é representada no gráfico a seguir, para os municípios de Mariana, Itabirito e Ouro Preto.

*** Continua depois da publicidade ***

Evolução global da Covid-19 em Mariana

Entre 26 de dezembro e 03 de janeiro, foram anunciadas 383 novas notificações, representando 42,5 casos por dia, ou seja, um aumento de 32,8% da taxa diária. Para os casos com resultado positivo a média diária foi de 38 (total de 342 confirmações de contágio), com pico de 117 no dia 31/12, maior registro ocorrido na pandemia.

Na representação gráfica abaixo são mostrados os números de casos novos, notificados e confirmados em Mariana, agrupados por mês, sendo referentes a 16 dias em março e três em janeiro.

Média móvel em Mariana

No período de 26 de dezembro a 03 de janeiro a máxima média móvel diária dos casos notificados subiu de 39 para 52, enquanto a referente aos casos confirmados, que estava em 28, sofreu acréscimo de 64,3%, chegando a 48. A comparação de domingo (03) com o dia 20/12 (14º dia anterior) resulta em aumento de 43,2% da taxa móvel dos casos notificados e de 130,2% na dos casos confirmados, configurando um quadro de elevada aceleração do quadro pandêmico no município.

Na representação gráfica abaixo são mostrados os números de casos novos, notificados e confirmados em Mariana, agrupados por mês, sendo referentes a 16 dias em março e três em janeiro.

As taxas de notificação e confirmação de contágio diárias, em relação a um grupo de mil habitantes, cujas variações são mostradas no gráfico abaixo (12 a 25/12), apresentam pequena elevação dos casos positivos diários (0,36 em média), representando um caso para cada grupo de 2.768 habitantes, caindo para 0,54 os casos notificados a cada dia (1 para 1.845 marianenses), considerando a população de 61.288 habitantes, estimada pelo IBGE para 2020.

Esses indicadores (média móvel e taxas diárias por mil habitantes) serão incluídos na próxima edição do Informativo Covid-19, tanto isoladamente para os municípios de Itabirito e Ouro Preto, quanto para o conjunto da Região dos Inconfidentes.

Veja Mais

Recuperados x Notificados

*** Continua depois da publicidade ***