Governo Estadual começa a distribuição de 2.154 novas doses de vacina para a Região dos Inconfidentes nesta segunda-feira

Mariana, Ouro Preto e Itabirito vão aplicar a 2ª dose da primeira etapa e iniciar uma nova fase do plano municipal de imunização

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a distribuição de novo lote de doses de vacinas, provenientes da reserva técnica do primeiro lote da CoronaVac, distribuído há duas semanas; das vacinas Oxford/AstraZeneca importadas da Índia; e do segundo lote de CoronaVac liberado pelo Instituto Butantã.

Além das vacinas referentes à segunda dose (D2) da primeira etapa da campanha de imunização, as cidades da Região dos Inconfidentes contarão com os seguintes quantitativos de doses: Mariana (1.108), Ouro Preto (718) e Itabirito (328). Esses totais, entretanto, não correspondem ao número de pessoas a serem imunizadas, já que as doses da reserva técnica e do novo lote da CoronaVac são referentes às duas doses necessárias para a vacinação de cada pessoa (D1 + D2).

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Anunciada, nesta quinta-feira (28), como “mais uma etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, a segunda fase de distribuição das doses de vacinas contra a covid-19 às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) prevê a disponibilização de 356,3 mil doses de vacina produzidas pelo Instituto Butantã (CoronaVac) e pelo indiano Instituto Serum.

A primeira parte desse lote, com 78,2 mil doses (D1 + D2), refere-se à disponibilização da reserva técnica estabelecida para o lote inicial de 577,48 mil doses da CoronaVac. Essa reserva técnica já havia sido questionada pela Agência Primaz na reportagem “Autoridades da Saúde não esclarecem critérios de distribuição de vacinas aos municípios mineiros”, que informava também a insatisfação do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) com a falta de transparência nos critérios de distribuição e, até mesmo, com a ausência de explicações sobre a razão de retenção de mais de 81 mil doses. Sem que esses questionamentos tenham sido respondidos, a SES-MG disponibiliza aos municípios mineiros parte dessa reserva técnica, sem explicar, entretanto, a destinação das quase 2,8 mil doses restantes.

As vacinas da Oxford/AstraZeneca incluídas no segundo lote somam 190,5 mil doses e referem-se apenas à primeira aplicação, enquanto um novo lote de 87,6 mil da CoronaVac inclui as duas doses (correspondente à imunização de 43,8 mil pessoas).

Ressaltando que, mais uma vez, a SES-MG não disponibilizou, de forma clara, os critérios e indicadores utilizados para o cálculo da distribuição, confira, a seguir, como fica a situação, por tipo de vacina e número previsto de pessoas a serem vacinadas, na Região dos Inconfidentes, após o recebimento desta segunda remessa.

Mariana

Além das 483 doses necessárias para a complementação da imunização das pessoas incluídas na primeira fase (D2), o município receberá:

  • 288 doses da CoronaVac (reserva técnica), para imunização de 144 pessoas (D1+D2);
  • 560 doses da Oxford/AstraZeneca, destinadas à aplicação da primeira dose (D1) em igual número de pessoas;
  • 260 doses do 2º lote da CoronaVac, para imunização de 130 pessoas (D1 + D2).

Com isso, sendo garantida a remessa da D2 da Oxford/AstraZeneca, a ser aplicada 90 dias depois da D1, Mariana garante a imunização de 1.317 pessoas, o que corresponde a 2,15% da população estimada pelo IBGE para 2020 (61.288 habitantes).

*** Continua depois da publicidade ***

Ouro Preto

A primeira remessa da vacina CoronaVac recebida por Ouro Preto foi de 1.413 doses, cuja segunda aplicação já está garantida. No novo lote os quantitativos são:

  • 78 doses da CoronaVac (reserva técnica), para imunização de 39 pessoas (D1 + D2);
  • 440 doses da Oxford/AstraZeneca, destinadas à aplicação da primeira dose (D1) em igual número de pessoas;
  • 200 doses do 2º lote da CoronaVac, para imunização de 100 pessoas (D1 + D2).

A cobertura alcançada será, portanto, de 1.552 pessoas, ou 2,08% da população (estimada em 74.558 habitantes em 2020).

Itabirito

A segunda remessa de vacina, somada às 467 da segunda dosagem da primeira etapa, permitirá que 696 pessoas sejam imunizadas em Itabirito, ou seja, apenas 1,37% da população de 52.446 habitantes (estimativa IBGE para 2020). No lote disponibilizado agora, são reservadas ao município:

  • 138 doses da CoronaVac (reserva técnica), para imunização de 39 pessoas (D1 + D2);
  • 130 doses da Oxford/AstraZeneca, destinadas à aplicação da primeira dose (D1) em igual número de pessoas;

60 doses do 2º lote da CoronaVac, para imunização de 30 pessoas (D1 + D2).

Atualização do Plano de Imunização

 

A segunda edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, publicado pelo Ministério da Saúde no dia 22 de janeiro, complementado pelo 2º Informe Técnico, publicado no dia seguinte, estabelece uma ordem diferente de apresentação dos grupos prioritários, colocando todos os trabalhadores da Saúde antes das pessoas com 60 anos ou mais, inclusive estabelecendo fases distintas para a vacinação das faixas etárias (mais de 80; de 75 a 79; de 70 a 74; de 65 a 69 e de 60 a 64 anos).

Em contato com Danilo Brito, secretário de Saúde de Mariana, a Agência Primaz apurou que a especificação final dos grupos de pessoas a serem atendidas com a segunda remessa será anunciado nesta segunda-feira (01), após a finalização das adequações introduzidas pela nova versão do Informe Técnico.

Veja Mais