Informativo Covid-19 - Atualização nº 31: 07/02/2021

Em Onda Amarela desde o último sábado (06), Região dos Inconfidentes registra queda da variação de médias móveis em relação aos últimos 14 dias, mas permanece com altas taxas de ocupação hospitalar

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

A macrorregião Centro foi reclassificada para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente, mas a microrregião formada por Mariana, Ouro Preto e Itabirito permaneceu na Onda Vermelha. Com a liberdade de optar por uma ou outra situação, os municípios da Região dos Inconfidentes optaram por aderir à “progressão de onda”. Os três municípios permaneceram, nos últimos sete dias, na zona de regressão da pandemia, caracterizada por variação das médias móveis de casos confirmados abaixo da linha de -15%. No sábado (06) e domingo (07), as taxas de ocupação dos leitos de UTI (Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto) ficaram abaixo da lotação máxima pela primeira vez desde 10 de janeiro.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Mortes decorrentes da Covid-19

A semana registrou duas mortes associadas ao novo coronavírus: uma em Mariana, divulgada no dia 1º, e outra em Itabirito, incluída no boletim do dia 03. O total na Região dos Inconfidentes chega a 129, com 0,88% de taxa global de letalidade (TL = relação entre mortes e casos confirmados) e com 68,5 de taxa de mortalidade (TM = número de óbitos por 100 mil habitantes).

Individualmente, os municípios apresentam os seguintes índices:

Mariana:         TL = 0,56% e TM = 58,7

Itabirito:           TL = 0,61% e TM = 87,7

Ouro Preto:     TL = 1,94% e TM = 63,0

Com o anúncio da 46ª vítima fatal, Itabirito agora responde por 35,7% das mortes associadas à Covid-19 na Região dos Inconfidentes, muito próxima da taxa de 36,4% registrada em Ouro Preto. Os 36 óbitos ocorridos em Mariana correspondem a 27,9% do total das três cidades.

Casos Notificados, Confirmados e Recuperados

De acordo com os boletins emitidos pelas respectivas secretarias de Saúde dos municípios da Região dos Inconfidentes, na semana de 1º a 07 de fevereiro, foram notificados 928 novos casos, com 707 resultados positivos e 167 descartados. Esses números representam queda de todos esses indicadores, em relação à semana anterior (25 a 31 de janeiro). No total, a Região dos Inconfidentes conta com 27.516 notificações, 14.721 casos confirmados, 12.581 descartados e 14.350 pacientes considerados recuperados.

Com esses números, a projeção para o mês de fevereiro aponta para uma acentuada redução, como demonstrado no gráfico abaixo.

No gráfico abaixo é apresentada, em números absolutos, a projeção para fevereiro dos casos positivos em Mariana, Itabirito e Ouro Preto, ao lado dos números de dezembro e janeiro.

A taxa de contágio (relação entre positivos e notificados) está em 52,8% na soma das três cidades. No gráfico abaixo, são apresentados os números de casos notificados e confirmados a cada mês, em Mariana, Ouro Preto e Itabirito, sendo que os números de março são relativos apenas aos 16 primeiros dias do mês.

Nos gráficos abaixo são apresentadas as curvas de variação dos casos notificados, confirmados, em investigação e descartados, individualmente para Mariana, Itabirito e Ouro Preto, desde a divulgação, no dia 16 de março de 2020, dos três primeiros casos suspeitos em Mariana.

Com 7.765 notificações, 4.728 resultados positivos e 2978 casos descartados, Mariana teve aumento de 3% nos casos confirmados e de 3,8% nos casos descartados, em relação à semana anterior. Com isso, a relação entre descartados e positivos desceu para 63%, enquanto a proporção entre descartados e notificados é de 38,4%, confirmando a tendência de queda observada em edições anteriores deste Informativo.

A situação da relação entre casos descartados e confirmados, em Itabirito, foi bruscamente afetada no dia 25 de janeiro, quando foram atualizados, ainda de casos notificados em 2020, com o acréscimo de 1.242 casos descartados. Os dados divulgados no boletim deste domingo (07) indicavam que o município contabilizava 13.645 notificações, 7.571 casos confirmados e 6.028 descartados. Portanto, em comparação com a última semana de janeiro, houve queda de 75,8% de notificações, mas as 460 novas notificações representam aumento de 3,49% em relação ao total verificado no dia 31 de janeiro. Essa sazonalidade também se refletiu nos casos descartados, com queda de 95,2% em relação à semana anterior, mas com 64 novos casos descartados (aumento de 1,07%) em relação ao último dia do mês passado. As relações descartados/positivos e descartados/notificados chegaram, respectivamente, a 79,6 e 44,2%.

O número de casos descartados em Ouro Preto continua bastante superior ao de confirmados, com relação de 147,6%. Com isso, a relação descartados/notificados é a maior da Região dos Inconfidentes (58,5%). Neste domingo (07), as notificações chegaram a 6.106, com 2.422 confirmados e 3.575 descartados. Apesar disso, nos últimos sete dias, o município teve os maiores crescimentos de casos notificados (65,7%) e de casos confirmados (15,4%).

Ao final do período referente a esta atualização do Informativo Covid-19, a taxa global de pacientes considerados recuperados reverteu a queda verificada na última semana de janeiro, atingindo 97,5%, permanecendo Itabirito com o melhor desempenho (98,9%), seguido por Mariana (97,8%) e Ouro Preto (92,4%).

*** Continua depois da publicidade ***

Ocupação dos leitos

Depois de 27 dias com taxa máxima de ocupação, os leitos de UTI disponíveis na Santa Casa de Misericórdia apresentaram uma pequena margem de alívio, registrando 90 e 60%, respectivamente no sábado e no domingo, segundo informações publicadas em notas técnicas da Prefeitura de Mariana, já que a Santa Casa não divulga boletins nos finais de semana.

Nos leitos de isolamento da Santa Casa a taxa média diária de ocupação caiu de 69,4 para 57,1%, registrando-se pequena queda também nos leitos da Clínica Médica do Hospital Monsenhor Horta, de 97,1% para 91,7%. Já nos leitos clínicos de ampliação de atendimento (hospital de campanha) em Mariana, a ocupação média diária subiu de 2,9 para 6,8%.

Taxas médias diárias e Médias móveis

Considerando as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as populações de Mariana, Ouro Preto e Itabirito, são apresentadas, no gráfico abaixo, as taxas médias diárias dos casos notificados, por grupo de 1 mil habitantes, ressaltando-se, novamente, a situação anômala provocada pelo expressivo número de casos descartados (incluídos no grupo de notificações) incluído no boletim publicado pela Prefeitura de Itabirito no dia 25 de janeiro.

Em termos de médias móveis de casos notificados e confirmados, as variações diárias, ao longo das duas últimas semanas, nas cidades da Região dos Inconfidentes, são apresentadas nos gráficos abaixo. A cada dia, o valor da média móvel é calculado a partir da média do número de novos casos (notificados e confirmados) em sete dias, incluindo o dia de referência. Observa-se que a descontinuidade da média móvel dos casos notificados, ocorrida no dia 25 de janeiro, é revertida a partir do dia 28, descendo a um patamar equivalente ao da primeira semana no ano.

A análise da comparação de cada média móvel com a observada 14 dias antes (gráfico abaixo), demonstra que, a despeito de ainda conviver com taxas altas de ocupação de leitos e de novos casos notificados, Mariana, Ouro Preto e Itabirito passaram a situar-se na chamada zona de regressão pandêmica, com posicionamento abaixo da linha de -15% de variação. Cabe ressaltar, entretanto, que esse indicador não deve ser analisado isoladamente. De acordo com o Painel Covid-19, publicado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP, as taxas de transmissão (Rt) calculadas no dia 03 de fevereiro (último dado disponível) ainda representam tendência de aumento dos casos: Ouro Preto (1,0810), Mariana (1,0812) e Itabirito (1,1439). O Rt representa a estimativa de novas transmissões a partir de uma pessoa infectada. Ou seja, no caso de Itabirito, a estimativa é que, para cada grupo de 100 pessoas com resultado positivo, possa transmitir a doença para outras 114 pessoas, aproximadamente.

Boletins de Mariana, Itabirito e Ouro Preto em 07 de fevereiro

Veja Mais