Centro de Atenção ao Turista volta a funcionar

Depois de funcionar em dois endereços diferentes, Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer também vai voltar ao casarão da Rua Direita

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Centro de Atenção ao Turista (CAT) reabriu as portas na quarta-feira (10) - Foto: Reprodução

Depois de muitos meses sem abrir as portas, desde a última quarta-feira (10) o Centro de Atenção ao Turista (CAT) está funcionando em seu endereço tradicional, no andar térreo do casarão situado à Rua Direita nº 91, contando com novo material de divulgação e orientação aos visitantes.

Em entrevista concedida à Agência Primaz, Cristiano Casimiro dos Santos, novo titular da pasta, informou que, em breve, também a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, voltará a ocupar o segundo andar, assim que for providenciada a transferência da Casa do Professor para instalações anexas à Biblioteca Municipal. Atualmente funcionando no subsolo do Museu da Música, a Secretaria de Cultura anteriormente funcionava no anexo do Cine Theatro Mariana, próximo à Praça Gomes Freire (Jardim). Essa constante troca de endereços deve terminar com o retorno à Rua Direita, mas Cristiano Casimiro também revelou a intenção de devolver as instalações do Terminal Turístico às suas funções originais.

Confira, a seguir, os principais assuntos abordados pelo secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, em entrevista exclusiva à Agência Primaz.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Mais uma atuação na secretaria

Cristiano Casimiro dos Santos já ocupou a função de secretário de Cultura  há pouco mais de 10 anos. “É muita coincidência isso, né? Porque também foi em mandatos tampão. Eu estava trabalhando na Câmara Municipal e o Raimundo Horta virou prefeito da cidade. Ele ficou quase um ano, uns sete meses, na verdade. Na virada [da Legislatura] foi o vereador Geraldo Sales e eu fiquei mais sete meses. Então foram 14 meses, numa condição muito similar à atual”, analisa Cristiano.

Ele se refere ao período conturbado na administração municipal, ocorrido no período de quase dois anos após a cassação, em 2010, do então prefeito Roque Camello e de seu vice Zezinho Salete.

Cristiano Casimiro dos Santos volta a ocupar a Secretaria de Cultura, novamente em um governo municipal interino - Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Situação atual da secretaria

Cristiano revela que encontrou uma equipe reduzida, mas com vontade de trabalhar, contando apenas com um funcionário efetivo, atuando na área administrativa, enquanto os demais são nomeados. Atualmente a equipe conta com dez integrantes, incluindo o secretário e o servidor efetivo, sendo um arquiteto e dois turismólogos na área técnica.

“Eu encontrei um pessoal muito determinado a trabalhar, mas faltava organização dessas pessoas com aquilo que a Cultura e o Turismo precisam agora.”

A tarefa emergencial, segundo o secretário, é voltar a inserir Mariana nas entidades que cuidam do turismo e da cultura nos níveis regionais, estaduais e federais. “A Secretaria de Cultura e Turismo de Mariana não achou interessante participar de conselhos estaduais, do circuito do ouro, da associação das cidades históricas e dos órgãos superiores de turismo e cultura. É uma questão de opção e não quero entrar no mérito disso”, declara. E afirma que todos os contatos já foram refeitos e que a tarefa agora é reestruturar os conselhos municipais de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico; promover concursos para a efetivação de profissionais técnicos de Turismo, História e Arquitetura, de modo a possibilitar a construção de um Plano e de um Fundo Municipal para as áreas relacionadas à secretaria: “Nós temos um patrimônio histórico que é riquíssimo. Então a minha missão aqui é profissionalizar [o setor]. É fazer essa grande estrutura e criar para Mariana um projeto de 5, de 10 anos para o Turismo, a cultura e o Patrimônio Histórico”.

*** Continua depois da publicidade ***

Terminal Turístico

Idealizado para dotar Mariana de uma infraestrutura de recepção ao turista, o Terminal Turístico foi, aos poucos, perdendo sua identidade, inclusive com a ocupação quase total de suas instalações por setores ligados à área de segurança. Somente funciona no local a sede da associação de guias turísticos de Mariana, mas Cristiano entende que é chegada a hora de restaurar a função original, aproveitando o remanejamento dos setores de segurança para outro local. “Já fizemos reuniões com a associação, estamos empenhados em regularizar a situação de todos os guias, para poder fazer parcerias e atender melhor nossos visitantes”, afirma o secretário, demonstrando ainda a intenção de colocar também no Terminal Turístico um outro receptivo e também proporcionar infraestrutura para os conselhos.

Continuidade de atividades iniciadas anteriormente

Idealizado, em maio de 2020, o “Programa Mariana Canta – Terra Mineira da Música” teve como objetivo realização de gravações de shows curtos, com até sete músicas, das bandas e artistas marianenses no Teatro Municipal e no Museu da Música, utilizando o material para veiculação em redes sociais e também como material de divulgação dos próprios artistas. Segundo Cristiano, o material foi gravado, mas não foi feita a divulgação adequada. Por isso, foi lançado recentemente, em parceria com o Museu da Música, o projeto “Cancioneiro Mariana Canta“, com a publicação desses vídeos já previamente gravados, como forma de incentivar a força cultural do município, divulgando compositores e intérpretes marianenses nas mídias digitais.

Em relação à Lei Aldir Blanc, o secretário informou que estão sendo finalizados os processos de pagamento e de regularização e coleta das contrapartidas, já que ocorreram problemas de documentação que impediram que os pagamentos fossem feitos ainda em dezembro e o prazo de prestação de contas aos órgãos governamentais foi prorrogado até julho. E, sem dar muitos detalhes por ainda ser uma ideia em estudo, Cristiano anunciou a intenção de aplicar os recursos orçamentários previstos para contratação de artistas em 2021 e transformar isso numa espécie de Lei Aldir Blanc Municipal, mediante projeto a ser submetido ao Legislativo de Mariana.

Veja Mais