Com grande aglomeração, casa de apoio é inaugurada em Mariana
Para comportar os presentes, o trânsito foi fechado em trecho da Rua Brasil, no bairro Rosário.
- Lui Pereira
- 19/02/2021 às15h03
Compartilhe:
Ontem (18), foi inaugurada a Casa de Apoio José Jarbas Ramos. O objetivo do equipamento público é oferecer conforto, apoio e segurança aos pacientes e acompanhantes de distritos que venham à cidade de Mariana para consultas médicas. Entretanto, medidas sanitárias essenciais no enfrentamento da Covid-19 foram deixadas de lado por participantes do evento organizado pela prefeitura.
Cerca de uma centena de pessoas ocuparam o quarteirão da Rua Brasil, entre as ruas Guatemala e Canadá. Políticos, assessores, apoiadores, funcionários da prefeitura, imprensa e familiares do homenageado, José Jarbas ,se abraçavam e se cumprimentavam durante o evento. Nem todos utilizavam máscaras de proteção e não havia distanciamento suficiente, conforme sugerido pelas organizações de saúde para o enfrentamento ao coronavírus.
Apesar da aglomeração, o equipamento é um ganho importante para a população marianense, principalmente para os moradores de distritos e subdistritos do município. De acordo com o secretário de saúde, Danilo Brito, como o município está na onda vermelha do programa Minas Consciente, a casa funcionará inicialmente com 50% da sua capacidade, que é de 28 pacientes.
A casa
A casa está localizada no bairro Rosário, próximo à Rua Cajazeiras, com acesso não muito simples mas, para o secretário, não seria um problema já que haverá o serviço de transporte entre a instituição e as demais unidades de saúde. Quanto aos cuidados em relação à limpeza e higienização para evitar a proliferação da Covid, Danilo diz que “a casa será cuidada como uma unidade de saúde, os protocolos de limpeza e sanitização serão os mesmos adotados como se fosse uma enfermaria hospitalar. As roupas de cama serão levadas para a lavanderia contratada pelo município, nenhuma refeição será manipulada no local. Os alimentos chegarão por marmitex fornecidos por empresa terceirizada, esse tipo de cuidado será tomado”.
A casa é estruturada em quatro quartos, dois masculinos e dois femininos com diversos beliches. Há ainda uma recepção, uma sala de descanso, banheiros, cozinha e lavanderia. O funcionamento será tanto para a pernoite quanto para o acolhimento, por algumas horas, de pacientes e acompanhantes que eventualmente precisam aguardar a chegada de transporte, o início de uma consulta ou a realização de exames.
Veja Mais