Ocorrências policiais: Moradores da Região dos Inconfidentes respeitam medidas impostas e dão exemplo nos dias de “Carnaval”
De acordo com o 52° batalhão da Polícia Militar, período do carnaval transcorreu de forma tranquila
- Raquel Barakat
- 19/02/2021
Compartilhe:
Durante a Pandemia Covid-19, uma das maiores preocupações das administrações públicas foi o período do carnaval, que ocorreu dos dias 13 a 16 de fevereiro. Apesar de Itabirito ter sido a única cidade da região dos Inconfidentes a manter o feriado de terça feira (16), todos os três municípios passaram o período respeitando as medidas de segurança impostas pelos protocolos do Plano Minas Consciente.
De acordo com dados do 52° Batalhão da Polícia Militar, uma força tarefa foi organizada com apoio da guarda municipal para evitar eventuais transtornos ou formações de aglomerações em espaços públicos e privados. As entradas das cidades, bem como parques, cachoeiras e praças receberam fiscalização intensa e, durante todo o período não houve ocorrências graves como homicídios, roubos e estupros entre outros.
Números e situação de cada cidade
Ao todo, o batalhão executou 410 operações, sendo 72 “batidas policiais”, 46 operações “proteja seu bairro”, 42 fiscalizações de trânsito, 30 “lei seca” e 20 “antidrogas”.
Entre as prisões e apreensões, 20 foram feitas em Mariana, 12 em Ouro Preto e 6 em Itabirito que teve destaque com a prisão em flagrante de um dos foragidos mais procurados da região, um jovem de 20 anos que, no momento, portava crack, maconha e cocaína. A ocorrência aconteceu no primeiro dia de carnaval, sábado (13). Nenhum flagrante de aglomerações foi detectado pelos agentes que trabalharam durante o carnaval.
*** Continua depois da publicidade ***
Itabirito: apesar da manutenção do feriado, saldo foi positivo
Com o feriado da terça feira (16) mantido, a Prefeitura de Itabirito, bem como a Secretaria de Segurança e Trânsito alertou a população para que passasse o período sem a realização de festividades, tanto em espaços públicos quanto privados. Estando na Onda Vermelha, a mais rígida do Plano Minas Consciente, os cidadãos acataram o pedido feito pela administração pública e deram um show de exemplo em uma época de tantas incertezas e alarde.
De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Luke, “o período de carnaval em Itabirito transcorreu dentro dos parâmetros esperados, obedecendo-se o Minas Consciente. Como a cidade encontra-se na Onda Vermelha, preparamos um esquema de fiscalização com fiscais de posturas, que atuaram nos distritos e centro, com o apoio da Guarda Municipal. A população, por sua vez e em quase a totalidade, respeitou o pedido de recolhimento em seus lares, evitando festas e aglomerações. Por fim, saliento o trabalho sensacional da PM, que atuou preventivamente nos pontos principais da cidade, evitando maiores problemas“.
Veja Mais