Volta às aulas das escolas municipais de Ouro Preto será na próxima segunda

Volta às aulas das escolas municipais de Ouro Preto será na próxima segunda

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Secretaria de Educação se reuniu com diretores de instituições municipais de ensino para fazer um levantamento sobre a rede. Foto: Encontro na creche do bairro Santa Cruz/ Arquivo Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto

O ano letivo referente a 2021 da rede municipal de ensino de Ouro Preto tem início, de forma remota, na próxima segunda-feira (8). O secretário municipal de Educação, Rogério Fernandes, explica que atividades remotas não significam aulas on-line ao vivo, considerando a multiplicidade de condições e realidades das próprias escolas e dos estudantes.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

No total, são aproximadamente 7.400 alunos no setor, entre creches, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). Segundo Fernandes, o material está sendo desenvolvido pelos docentes com o apoio da secretaria, seguindo os parâmetros educacionais estaduais. Uma preocupação da pasta é a capacitação dos professores, com uma revitalização da Casa do Professor.

Semana do Educador

Nesta quarta (3), já ocorrem reuniões virtuais entre professores e direções escolares. Nos dias 4 e 5 de março, é realizada a Semana do Educador, um seminário de formação organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com palestras voltadas para os docentes sobre os temas: autocuidado emocional, educação em tempos de pandemia, desafios do ensino híbrido, tecnologias educacionais, contação de histórias e educação antirracista.

Rede particular

A decisão sobre a abertura de qualquer escola da educação básica do Estado de Minas Gerais, seja pública ou privada, é de responsabilidade de cada prefeitura, seguindo parâmetros estabelecidos pelo plano Minas Consciente, que ainda qualifica Ouro Preto como onda vermelha.

Questionado sobre possíveis atividades presenciais na cidade, o secretário afirmou não saber que existam creches ou escolas particulares funcionando. “Não há autorização para isso ainda. Todos os estabelecimentos escolares estão obrigados a seguir ao regramento legal do Programa Minas Consciente, que o município de Ouro Preto aderiu anteriormente”, salienta Rogério Fernandes.

O secretário municipal de Educação, Rogério Fernandes, afirma não haver previsão de retorno de aulas presenciais em nenhuma escola de Ouro Preto (municipal, estadual, federal ou particular). Conforme o plano Minas Consciente, a cidade se encontra na onda vermelha em relação ao nível de disseminação do coronavírus. “Nós realmente somente daremos o passo do retorno presencial quando houver condições sanitárias e de vacinação de parcela significativa da população”, explica.

Veja Mais