Informativo Covid-19 - Atualização nº 34: de 22 a 28/02/2021

Fevereiro ultrapassa julho/2020, e é o terceiro pior mês em número de mortes associadas à Covid-19 na Região dos Inconfidentes. Variação das médias móveis, em 14 dias, continua ascendente em Mariana e Itabirito, com queda em Ouro Preto, mas ainda com valores altos.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

O período de 22 a 28 de fevereiro registrou manutenção das tendências de variação das médias móveis diárias de casos notificados e confirmados, com pequenas oscilações. Em Itabirito as médias de casos confirmados subiram para aproximadamente 36 e para 20 em  Ouro Preto e Mariana. No domingo (21), os boletins de Ouro Preto e Itabirito registravam, respectivamente, queda de 18,7 e aumento de 48,6% dos casos notificados. Em movimento similar, a queda do número de casos confirmados foi de 29,7% em Ouro Preto, com aumento de 60,4% em Itabirito.

Como esclarecido na edição anterior do Informativo Covid, a Secretaria de Saúde decidiu não publicar boletins aos sábados e domingos. Assim, de posse das informações contidas no boletim da última segunda-feira (1º de março), a Agência Primaz resolveu utilizar um terço da diferença dos números entre os boletins de segunda-feira e da sexta-feira anterior para obter valores a serem considerados para o sábado, somados aos do boletim de sexta. Somando o mesmo valor aos números de sábado, foram obtidos os números correspondentes, por média, ao domingo.

Embora não seja uma metodologia absolutamente correta, trata-se de obter valores médios, que guardam semelhança com os cálculos de médias diárias e médias móveis, utilizados para as análises. Assim, para o dia 21 de fevereiro (domingo), foram obtidos resultados que correspondem a aumento de 2,1% dos casos notificados e de 16,4% dos casos confirmados.

Com seis mortes entre os dias 21 e 28 (duas em Mariana e quatro em Ouro Preto), o mês de fevereiro totalizou 14 óbitos, superando o número ocorrido em julho do ano passado (12) e tornando-se o terceiro com pior resultado, atrás de janeiro (38) e agosto/2020 (31). É importante ressaltar que 11 (78,6%) das 14 mortes ocorreram na segunda quinzena do mês. Com isso, a Região dos Inconfidentes alcança a marca de 141 vítimas da pandemia.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Mortes decorrentes da Covid-19

No primeiro mês do ano, foi observada uma aceleração do número de mortes devidas ao novo coronavírus em Itabirito. Em janeiro foi alcançado o recorde de 23 óbitos, aproximando o número total do verificado em Ouro Preto. Em fevereiro, porém, essa escalada foi reduzida, registrando-se três mortes, número igual ao ocorrido em Mariana, enquanto em Ouro Preto foram anunciadas oito vítimas fatais. Assim, ao final de fevereiro, Ouro Preto registrou o acumulado de 39% das mortes ocorridas na Região dos Inconfidentes, cabendo 34% a Itabirito e 27% a Mariana.

Com as 14 mortes ocorridas em fevereiro, a Região dos Inconfidentes se mantem com 0,86% de taxa global de letalidade (TL = relação entre mortes e casos confirmados) subindo para 74,9 de taxa de mortalidade (TM = número de óbitos por 100 mil habitantes).

Individualmente, os municípios apresentam os seguintes índices:

Mariana:         TL = 0,739% e TM = 62,0

Itabirito:           TL = 0,574% e TM = 91,5

Ouro Preto:     TL = 1,960% e TM = 73,8

Casos Notificados, Confirmados e Recuperados

A semana de 22 a 28 de fevereiro registrou 788 casos notificados na Região dos Inconfidentes, com aumento de 9,5% em relação à semana anterior. Os 572 casos positivos correspondem a um aumento de 17%, observando-se redução de 27,3% dos casos descartados. No total, a Região dos Inconfidentes conta com 29.714 notificações (aumento de 11,8%), 16.311 casos confirmados (+16,4%), 13.235 descartados (+6,6%) e 15.888 (+17,6%) pacientes considerados recuperados, sendo as variações calculadas em relação ao final de janeiro.

Contrariando a tendência projetada na atualização anterior, os casos confirmados representam aumentos em relação aos números verificados em 31 de janeiro nos três municípios, com queda apenas em Itabirito, na comparação com a relação entre janeiro e dezembro.

No gráfico abaixo é apresentada, em números absolutos, a projeção para fevereiro dos casos positivos em Mariana, Itabirito e Ouro Preto, ao lado dos números de dezembro e janeiro.

A taxa de contágio (relação entre positivos e notificados) geral da Região dos Inconfidentes sofreu pequeno acréscimo, chegando a 54,9%. No gráfico abaixo, são apresentados os números de casos notificados e confirmados a cada mês, em Mariana, Ouro Preto e Itabirito, sendo que os números de março são relativos apenas aos 16 primeiros dias do mês.

Nos gráficos abaixo são apresentadas as curvas de variação dos casos notificados, confirmados, em investigação e descartados, individualmente para Mariana, Itabirito e Ouro Preto, desde a divulgação, no dia 16 de março de 2020, dos três primeiros casos suspeitos em Mariana.

Com 8.217 notificações, 5141 resultados positivos e 3.031 casos descartados, Mariana teve aumento de 16,4% nos casos confirmados e de 57,1% nos casos descartados, em relação aos números do dia 19. Com isso, a relação entre descartados e positivos baixou para 59%, enquanto a proporção entre descartados e notificados é de 36,9%, mantendo a tendência de queda observada em edições anteriores deste Informativo.

Os dados divulgados no boletim deste domingo (28) indicavam que o município contabilizava 14.657 notificações, 8.364 casos confirmados e 6.245 descartados. Portanto, em comparação com a penúltima semana de fevereiro, as notificações subiram 48,6%; os casos positivos 60,4% e os casos descartados 20,6%. As relações descartados/positivos e descartados/notificados caíram para 74,7 e 2,6%, respectivamente.

A relação casos descartados/casos confirmados, em Ouro Preto, caiu mais uma vez, atingindo de 141,1, permanecendo com a maior relação descartados/notificados (57,9%) na Região dos Inconfidentes. Neste domingo (28), as notificações chegaram a 6.840, com 2.806 confirmados e 3.959 descartados. Com isso, o município ficou em 2º lugar no número de casos notificados (252) e em 3º no de casos confirmados (121).

Ao final do período referente a esta atualização do Informativo Covid-19, a taxa global de pacientes considerados recuperados sofreu pequeno recuo, descendo ao 97,4%, permanecendo Itabirito com o melhor desempenho (98,8%), seguido por Mariana (96,9%) e Ouro Preto (94%).

*** Continua depois da publicidade ***

Ocupação dos Leitos

Como já explicado na atualização anterior, os dados de ocupação de leitos, sem considerar as discrepâncias observadas nos boletins divulgados pelas administrações municipais de Ouro Preto e Itabirito, são utilizados apenas para o período entre segunda e sexta-feira da semana anterior. Observa-se que apenas na segunda (22) e terça (23) os leitos de UTI disponíveis na Santa Casa de Ouro Preto atingiram ocupação plena, com média diária na semana chegando a 88%. Também ocorreu diminuição da taxa média diária da ocupação dos leitos de isolamento da Santa Casa, com 22,9%, contra 45,7% no período anterior. Mas, em Mariana, houve aumento da taxa média diária de utilização dos leitos de Clínica Médica do Hospital Monsenhor Horta, de 34 para 88%, assim como dos leitos clínicos de ampliação (hospital de campanha), de 4 para 9,4%.

Taxas médias diárias e Médias móveis

Considerando as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as populações de Mariana, Ouro Preto e Itabirito, são apresentadas, no gráfico abaixo, as taxas médias diárias dos casos notificados, por grupo de 1 mil habitantes. A representação foi ampliada na faixa de zero a seis para estabelecer, mais uma vez a anomalia provocada pelo expressivo número de casos descartados (que são parte do grupo de notificações) incluído no boletim publicado pela Prefeitura de Itabirito no dia 25 de janeiro. Observa-se que, exceto por um repique, em Itabirito, no dia 09 de fevereiro, essas taxas encontram-se em declínio ou com tendência de estabilidade, embora em valores ainda altos.

Em termos de médias móveis de casos notificados e confirmados, as variações diárias nas últimas semanas, nas cidades da Região dos Inconfidentes, são apresentadas nos gráficos abaixo. A cada dia, o valor da média móvel é calculado a partir da média do número de novos casos (notificados e confirmados) em sete dias, incluindo o dia de referência.

Para os casos confirmados, o gráfico acima demonstra a aceleração verificada em Itabirito e uma certa estabilidade em Mariana e Ouro Preto, em valores próximos de 20. Para os casos notificados, porém, observa-se que o período representou a ultrapassagem de Ouro Preto em relação a Itabirito, com ambas as cidades se mantendo com valores diários na faixa de aproximadamente 40. Por sua vez, Mariana situou-se na faixa de 25 casos notificados por dia, em média.

A análise da comparação de cada média móvel com a observada 14 dias antes (gráfico abaixo), mostra a variação nas três cidades da Região dos Inconfidentes, com desta2que para os números da última semana de fevereiro, que mantêm Ouro Preto na faixa de agravamento do quadro pandêmico, embora em queda na comparação com os 14 dias anteriores. Mariana tem variações positivas crescentes, ultrapassando 15% no dia 27, enquanto Itabirito também experimenta uma deterioração das comparações, mas ainda se coloca na faixa de estabilidade no final de fevereiro.

De acordo com o Painel Covid-19, publicado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP, as taxas de transmissão (Rt) calculadas no dia 24 de fevereiro (último dado disponível quando este Informativo foi publicado) colocam Itabirito e Mariana em situação de tendência de queda, com valores de Rt  iguais a 1,0523 e 1,0811, enquanto Ouro Preto está em alta, com Rt = 1,0786. O indicador Rt representa a estimativa de novas transmissões a partir de uma pessoa infectada. Ou seja, no caso de Itabirito, a estimativa é que, para cada grupo de 100 pessoas com resultado positivo, uma pessoa portadora do coronavírus pode transmitir a doença para aproximadamente outras 105 pessoas.

Boletins de Itabirito e Ouro Preto, em 21/02, e de Mariana em 19/02

Veja Mais