Vereador Manoel Douglas intensifica cobrança e busca evitar privatização do SAAE/Mariana
Comitiva visitou SAAE de Itabirito na quarta (10), em busca de referências e soluções para a autarquia de Mariana
- Marcelo Sena
- Raquel Barakat
- 12/03/21 às 18:31
Compartilhe:
O vereador Manoel Douglas (Preto – PV) liderou, na quarta-feira (10), uma visita ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabirito. A comitiva, composta também por servidores do SAAE/Mariana, conheceu as instalações da autarquia de Itabirito e coletou informações que podem ser úteis para a solução dos problemas de abastecimento e saneamento enfrentados pela população marianense. Na visita, o vereador revelou que trabalha para melhorar o serviço oferecido atualmente e, com isso, evitar a privatização do SAAE do município de Mariana.
Manoel Douglas também é autor do requerimento 50/2021, aprovado na reunião ordinária de 1º de março, que solicita um relatório sobre as finanças, gestão, contratos e patrimônio do SAAE/Mariana. De acordo com o vereador, o mau funcionamento do serviço na cidade e os rumores sobre uma possível privatização da autarquia têm motivado suas ações de fiscalização. “Quando se fala em privatização, a gente tem que conhecer toda a estrutura interna e também conhecer outros lugares onde o serviço funciona. [A visita] é mesmo para equiparar um ao outro e levar o que for possível para que se evite essa privatização.”
Além do vereador, estiveram presentes dois funcionários do SAAE/Mariana, membros de uma comissão criada por servidores da autarquia. Dos gestores de Itabirito, eles ouviram informações relacionadas à infraestrutura, cobrança, faturamento e repasses públicos para o serviço. Foi repassado que o SAAE arrecada, por ano em Itabirito, cerca de R$25 milhões. Para realizar a cobrança das tarifas, foi necessária a instalação de 20 mil hidrômetros na sede do município.
Os distritos são abastecidos por poços artesianos e a Prefeitura de Itabirito já repassou, em 2021, R$ 5,8 milhões para 50 obras de drenagens. A cidade conta com, aproximadamente, 12 redes de esgoto ativas. Os gestores apontaram, ainda, que a cobrança de tarifas e a instalação de hidrômetros contribui para a diminuição do consumo de água. Para isso, compararam o consumo médio diário das duas cidades. Enquanto Itabirito tem consumo abaixo de 150 litros, por pessoa, em Mariana o consumo médio per capita ultrapassa os 400 litros.
Até o fechamento desta matéria, nenhum projeto de privatização ou concessão do SAAE foi debatido na Câmara de Mariana.
Veja Mais