Festas clandestinas desafiam fiscalização no pior momento da pandemia em Mariana

Com 100% de lotação dos leitos de UTI e o sistema de saúde prestes a entrar em colapso, dezenas de ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, bares, boates e outros comércios irregulares foram fechados pela fiscalização.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Evento de som automotivo é interrompido nas proximidades da Mina Del Rey - Foto: Ascom/GCM Mariana

No fim de semana que marca o pior momento da pandemia da covid-19 em Mariana, com oito mortes em 15 dias, quatro apenas nesse fim de semana, dezenas de ocorrências de aglomerações foram atendidas pelos órgãos de segurança. Bares, pesqueiros e boates com aglomerações foram fechados e uma festa de som automotivo foi encerrada.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O fim de semana foi marcado por diversas aglomerações no município de Mariana, em especial nas áreas mais distantes da sede e em distritos. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, quase 50 ocorrências de aglomerações foram atendidas entre sexta e domingo, no mesmo período, quatro pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

O decreto nº10.441 está vigente desde a última terça-feira(9), nele fica proibido qualquer tipo de aglomeração e define o toque de recolher entre 20h e 5h da manhã. Mas muitas pessoas ainda insistem em realizar festas e abrir comércios de forma irregular.

Entre as ocorrências, uma festa com cerca de 30 jovens foi encerrada no distrito de Bandeirantes na sexta-feira(12), no sábado(13) duas boates foram fechadas, uma em Bandeirantes e outra em Padre Viegas, nenhuma das duas possuíam alvará de funcionamento.

Na tarde de ontem(14), 55 pessoas foram abordadas e cinco veículos foram removidos de um evento de som automotivo que ocorria nas proximidades da Mina Del Rey. De acordo com informações da Polícia Militar, diversas pessoas se reuniam ao redor dos veículos com equipamentos de som que bloqueavam as vias de acesso.

Também no domingo, foram fechados um bar, dois pesqueiros e seis comércios irregulares. Somados a essas ocorrências, outras 36 denúncias de festas e aglomerações foram recebidas, totalizando quase 50 aglomerações no município.

A equipe da Agência Primaz acompanhou o primeiro dia de fiscalização do toque de recolher, por se tratar de uma terça-feira chuvosa, o trabalho dos fiscais e dos guardas foram tranquilos, mas já havia uma preocupação em relação ao fim de semana, período em que as pessoas costumam realizar um maior número de festas e aglomerações.

*** Continua depois da publicidade ***

Sistema de Saúde

Em função das mortes recentes, das aglomerações e do iminente colapso do sistema de saúde, o prefeito interino Juliano Duarte junto com o secretário de saúde, Danilo Brito realizaram um pronunciamento e Mariana deverá entrar a partir de amanhã(16), na onda roxa do Minas Consciente, a mais restritiva de todas as ondas, o decreto deverá ser publicado ainda hoje.

Na última sexta-feira (12), foram anunciados mais três leitos de UTI na Santa Casa de Ouro Preto, hospital de referência para o tratamento dos casos graves da covid-19 na região. Entretanto, a ampliação não foi suficiente para zerar as filas de UTI.

Hoje de manhã, em coletiva realizada entre representantes da Santa Casa da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, foi anunciada a ampliação dos leitos de UTI para atender a Microrregião dos Inconfidentes, mais sete leitos deverão  ser abertos até o fim do mês. Hoje a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região é de 100%.

Veja Mais