Colapso na Saúde: não há leitos e começa a faltar oxigênio na Região dos Inconfidentes
15 pessoas aguardam vaga de UTI na região. Prefeitura de Mariana começa a buscar oxigênio para manter Pronto Atendimento e Leitos Covid
- Marcelo Sena
- 21/03/2021 às 11:02
Compartilhe:
A Secretaria de Saúde de Mariana emitiu ontem (20) pela manhã, uma nota informativa, que alerta para o agravamento da situação da Covid-19 no município. A nota informa que 12 pacientes, quatro deles de Mariana, aguardam um leito de UTI na Região dos Inconfidentes, que tem como referência a Santa Casa de Ouro Preto. À noite, o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, divulgou um vídeo, no qual informa que subiu para 15 o número de pacientes que aguardam um leito de UTI na região. No vídeo, Danilo aparece buscando cilindros de oxigênio em Ibirité e diz que o sistema de saúde “já colapsou”. Hoje (21), a secretaria de saúde confirmou o 50º óbito em decorrência da covid-19 em Mariana.
A nota informativa 26 diz que 33 pacientes de Mariana encontram-se internados por causa da doença e que o município atingiu “o recorde de pacientes Covid-19 que necessitam de cuidados assistenciais diretos”. O documento lembra ainda que a Santa Casa de Ouro Preto ampliou, de 10 para 15, os leitos exclusivos para Covid-19, mas a medida não foi suficiente para liberar vagas para os pacientes que necessitam de terapia intensiva.
Na nota, a Secretaria de Saúde de Mariana informa que 14 pessoas com Covid-19 estão internados, atualmente, na Policlínica Dr. Elias Mansur e que não há mais leitos clínicos para receber pacientes com a doença na cidade. O documento reforça que todas as “todas as Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais se encontram em sua capacidade máxima de assistência, com taxa de ocupação de leitos de isolamento e de UTI chegando ao colapso, e no Sistema de Saúde Privado também não encontramos mais vagas”. A Secretaria de Saúde informa ainda que a variante P.2 do coronavírus já foi encontrada em pacientes de Mariana, por meio de testes realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).
No vídeo divulgado na noite deste sábado, o Secretário de Saúde informa que, tanto o Pronto Atendimento (PA) de Mariana, quanto os leitos clínicos destinados à pacientes com covid, estão “praticamente em sua capacidade máxima” e que foi necessário, como medida de urgência, buscar mais cilindros de oxigênio em uma empresa de Ibirité. O secretário também informou que os cilindros serão buscados diariamente para tentar garantir a continuidade do serviço.
Danilo Brito fez ainda um apelo à população de Mariana para que fique em casa e respeite as medidas de isolamento. “Quero muito pedir à população de Mariana, [pois] essa próxima semana será muito difícil: mesmo os comércios essenciais, fiquem em casa, por favor. É o momento em que o nosso sistema de saúde já colapsou. Estamos em uma situação muito preocupante. No momento, temos 4 pacientes entubados no PA e 3 no Hospital Monsenhor Horta. Na nossa microrregional, temos 15 pacientes aguardando vaga na UTI. É um momento muito complicado. Eu imploro à população de Mariana: fiquem em casa, deixe apenas os profissionais de saúde fazerem os seus trabalhos. O sistema realmente colapsou”.
Mariana atingiu neste domingo (21), a marca de 50 vidas perdidas para a Covid-19, 23 delas no ano de 2021. A nova vítima é uma mulher, de 86 anos, que estava internada no Hospital Monsenhor Horta.
Veja o vídeo divulgado por Danilo Brito, secretário de saúde de Mariana.
Veja Mais