Confirmado: Contagem Regressiva para as Olimpíadas 2020
O cenário ainda é instável e o que vai acontecer ninguém sabe, mas, agora, é oficial, a largada já foi dada. O revezamento da tocha Olímpica começou.
- Luiza Boareto (*)
- 27/03/2021
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
Faz um ano que o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento dos Jogos de Tóquio por conta da pandemia da Covid19. Nesses doze meses, alguns países conseguiram controlar o colapso, mas outros enfrentam o pior momento da pandemia.
Enquanto o Brasil sofre um colapso no sistema de saúde, o Japão decretou o fim do estado de emergência em Tokyo, o que confirma mais ainda a realização da Olimpíada. A antiga dúvida, se teria ou não os Jogos, desapareceu, dando lugar a uma questão bem mais difícil: como fazer um Jogos Olímpicos durante uma pandemia?
A realização dos Jogos de Tokyo não é o que a população queria. Uma pesquisa realizada pelo Centro Social de Pesquisa e o Mainichi Shimbun, apontou que a maioria dos japoneses queria que as Olimpíadas fossem canceladas ou novamente adiadas. Mesmo contra a vontade da maioria, o COI e o Comitê Organizador de Tóquio, estão empenhados em cumprir todos os protocolos de segurança para que as Olimpíadas aconteçam entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
Para seguir o calendário estabelecido e começar a espalhar a energia dos Jogos, o famoso revezamento da tocha olímpica começou. A celebração de início foi realizada em Fukushima, cidade que já sofreu com terremoto e tsunami. Serão 121 dias de revezamento, 10 mil corredores e 47 cidades antes de chegar em Tokyo, para a Cerimônia de Abertura.
Sabemos que as cerimonias dos Jogos Olímpicos são um dos momentos mais marcantes e esperados. Quem não se lembra dos 2008 tambores de Pequim, da pira “acesa” por uma flecha na abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 ou da Rainha paraquedista em Londres-2012?
Mesmo com todas as adversidades, Tokyo 2020 vai começar no dia 23 de julho de 2021. A cerimônia terá vários protocolos de segurança, e as arquibancadas do Estádio Nacional do Japão, que tem capacidade para 68 mil pessoas, estarão com uma capacidade bem reduzida por conta da pandemia do coronavírus, mas a Olimpíada será uma espécie de luz no fim do túnel para todo o mundo.
Ah, o mundo. Bom, se Tokyo 2020 vai acontecer, não pense que todo mundo poderá assistir presencialmente aos jogos. Até então, está confirmado que terá público, mas apenas quem mora no Japão terá a permissão para frequentar as arquibancadas. Isso mesmo, pensando em conter a disseminação do coronavírus, o Comitê Organizador anunciou que os estrangeiros serão barrados e, os turistas que já adquiriram o ingresso, serão reembolsados.
Para a disputa dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, O Brasil já tem 197 vagas confirmadas. Até o dia do evento, é esperado entre 250 e 300 atletas brasileiros representando o país que pior gerenciou a pandemia de Covid-19 no mundo.
(*) Luiza Boareto é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), comentarista profissional de programas de TV e apaixonada por esportes. Espero que “o teu desejo seja sempre o meu desejo”. Mas se não for, é culpa do meu sol em Leão.
Veja mais publicações de Luiza Boareto