Prefeitura de Itabirito faz adesão ao consórcio nacional para compra de vacinas para Covid-19
Após polêmicas de transparência, Câmara cria comissão para investigar possíveis irregularidades na vacinação
- Raquel Barakat
- 03/04/2021 às10:15
Compartilhe:
Após aprovação na câmara dos vereadores para a compra das vacinas imunizantes da Covid-19, a Prefeitura de Itabirito aderiu ao consórcio público da Frente Nacional de prefeitos, através da lei 3.509/21, publicada na tarde desta quarta-feira (31).
O consórcio tem como objetivo a união de prefeituras, juntamente com o governo federal para acelerar o processo de imunização da população.
Para Itabirito, a aquisição será de 80 mil doses, a princípio, suficientes para a imunização de toda a população do município, obedecendo o calendário do Plano de vacinação nacional.
Até o momento, Itabirito já aplicou 5.724 doses. Dentro deste número estão 4.600 pessoas imunizadas com a primeira dose, e 1.124 pessoas já receberam a segunda dosagem, de acordo com último Boletim de Imunização pela prefeitura.
Polêmica de fura-filas
Na semana passada, a Agência Primaz noticiou a polêmica envolvendo a lista de divulgação de todas as pessoas que já receberam a vacina.
O projeto de lei 21/2021, proposto pelo vereador Max Forte, foi rejeitado pela Câmara, após ter recebido 7 votos contra.
No texto, o PL propunha a divulgação de nome e dígitos do CPF de todas as pessoas que foram contempladas com o imunizante, após diversas denúncias de fura-filas no município.
Grande parte da população era a favor que os dados fossem divulgados, a fim de dar mais transparência para o processo de vacinação.
Após a repercussão negativa junto com a derrota do projeto, a Câmara Municipal criou uma comissão de vereadores para investigar possíveis casos de irregularidades na execução do plano de vacinação.
Os vereadores Dr. Edson, Max Fortes e Fabinho compõe o grupo, que não são da base aliada do poder executivo.
Caso exista indícios de irregularidades, a comissão deve denunciar ao Ministério público para que seja instaurada a investigação.
A comissão terá acesso direto às listas de vacinados contra a Covid-19, e após análises, será elaborado um relatório e enviado à Câmara Municipal, para conhecimento de toda a população.
Com o relatório, será exposto se houve ou não casos de fura-filas. Se confirmado, será enviado ao Ministério Público para prosseguir com as investigações.
Idosos de 70 a 74 recebem vacina
Desde o dia 29, idosos com idades entre 70 e 74 anos já estão recebendo a primeira dose do imunizante. Os agentes de saúde devem entrar em contato para agendar a vacinação. Nenhum contato e feito através de WhatsApp ou outros aplicativos.
*** Continua depois da publicidade ***
Isolamento social e medidas de restrições permanecem
Esta semana o governo do estado prorrogou, mais uma vez, a onda roxa em diversos municípios de Minas Gerais, incluindo Itabirito.
O toque de recolher, de 20h às 05 da manhã, permanece e somente serviços essenciais podem funcionar nesta fase, prevista para vigorar até o dia 11 de abril.
Vacinados devem continuar tomando os devidos cuidados
É importante ressaltar que, mesmo após tomar a primeira ou segunda dose da vacina, os cuidados devem ser mantidos. O imunizante minimiza os efeitos severos da doença, mas não protege da contaminação. Qualquer pessoa que esteja imunizada pode pegar e transmitir o vírus a outras pessoas.
Se puder, fique em casa. Caso precise sair, dentro dos horários permitidos, utilize sempre a máscara de forma correta (cobrindo boca e nariz), higienize as mãos com álcool gel e evite aglomerações.
Com a aproximação do feriado da páscoa, lembre-se: ainda não é o momento para festividades ou comemorações.
Atravessamos a pior fase da Pandemia, contabilizando 76 óbitos, mais de 9.600 casos confirmados e severa ocupação nos leitos dos hospitais, inclusive Ouro Preto e Belo Horizonte.