Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Comunidade de Antônio Pereira se reúne com Prefeitura de Ouro Preto sobre barragem de Doutor

Comissão dos Atingidos por Barragens pede interrupção das obras de descaracterização até remoção de todas as pessoas situadas na área de risco

Compartilhe:

Secretários, prefeitura e defesa civil ouviram pedido dos moradores de interrupção das obras de descomissionamento - Foto: Neno Vianna/PMOP
Moradores situados na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem de Doutor, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, continuam buscando a realocação, pela Vale, para áreas seguras. A remoção dessas pessoas foi o tema central do encontro entre representantes da Comissão dos Atingidos por Barragens com o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, na última quarta-feira (12).

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Maria Helena Rocha Ferreira, moradora do distrito, acredita que a reunião foi proveitosa: “Todas as falas foram importantes no sentido de retratar a realidade e a necessidade de remoção de áreas classificadas pela Vale. Juscelino [dos Santos], secretário municipal de Defesa Social, teve escuta atenta, o prefeito Angelo Oswaldo se sensibilizou com nossos relatos e com a realidade”. 

Além do prefeito e do chefe da Defesa Social, também participaram do encontro os secretários municipais da Casa Civil, Zaqueu Astoni, e de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, o procurador do município, Diogo Ribeiro, a equipe da Defesa Civil Municipal, além de moradores de Antônio Pereira.

Desdobramentos do encontro

Durante a reunião, ficaram acordados os seguintes pontos: o levantamento da realidade social a ser feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania em ação conjunta com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito; e uma visita do prefeito Angelo Oswaldo, do secretariado e promotores de Justiça ao local. 

Para Angelo Oswaldo, “não podemos ter a população de Antônio Pereira permanentemente sobressaltada. Há pessoas com muita angústia em decorrência da situação de pânico em que vivem. Nós queremos uma resposta objetiva da companhia Vale, ela tem que atuar com suas habilidades devidamente clarificadas e exercidas. Nós vamos marcar uma reunião na próxima semana em Antônio Pereira. Vamos ter um grupo que vai verificar essa situação para que nós possamos buscar, junto à Vale, as respostas que ela tem ainda que oferecer a Antônio Pereira.”

Maria Helena reitera: “O prefeito Angelo Oswaldo e o secretário de Defesa Social, Juscelino dos Santos, reafirmaram o compromisso de estar do lado dos moradores do distrito, e a visita no território foi sugerida em gesto de sensibilidade aos relatos dos atingidos.”

*** Continua depois da publicidade ***

Obras de descaracterização da barragem de Doutor

De acordo com a Vale, já estão ativos os trabalhos de descaracterização da barragem de Doutor, na mina Timbopeba, do Complexo Mariana. As obras estruturais continuam e, até o fim do ano, a primeira etapa estará concluída. Em nota, a mineradora também cita o Plano de Compensação e Desenvolvimento das comunidades de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira; um planejamento de obras criado com base em uma consulta pública com a população, em agosto de 2020, em que foram feitas sugestões de investimentos a serem realizados na região. O documento prevê, para este ano, a entrega da reforma da Escola Estadual Daura de Carvalho. Conforme o plano, a Vale já concluiu um muro de contenção às margens do rio Tabuleiro.

Os moradores, porém, têm medo e querem que os trabalhos sejam interrompidos até a completa resolução do caso. Durante a reunião da comunidade com a Prefeitura, o secretário de Defesa Social também se comprometeu a comunicar à Vale o pedido deles de suspender as obras relacionadas ao descomissionamento da barragem até que ocorra a remoção de todos os atingidos que se encontram em área de risco.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Ver Mais