Coach, um case de sucesso!
“Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”. (Hermann Hesse)
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
Provavelmente você, meu caro leitor, já tenha ouvido falar sobre Coach. Também é provável que você já tenha se perguntado, afinal, que tipos de resultados são alcançados com esse trabalho. A experiência vivida por mim, cujo relato compartilho abaixo, creio possa ajudá-lo a entender melhor como funciona essa metodologia inovadora.
O tema era Coach. Eu mal tinha acabado de apresentar minha palestra para uma numerosa plateia em Raposos, uma pequena cidade da região metropolitana de BH e um dos participantes me procurou para conversar. Sua autoestima estava visivelmente baixa e demonstrava desilusão com relação ao seu futuro profissional e para onde caminhar. Ele era Engenheiro de Produção e já estava há quase dois anos em busca de uma recolocação no mercado, sem nenhum sucesso. Disse-me, lamentando, que ia desistir da profissão e se dedicar à carreira de motorista de caminhão, trabalho que já vinha desenvolvendo desde formado mas, infelizmente, sem nenhum entusiasmo.
Durante nossa breve conversa, confessou-me que, de alguma maneira, minhas palavras o tinham tocado.
-Será que essa metodologia realmente poderia me ajudar? perguntou-me meio desconfiado.
Prontamente respondi para ele que, com certeza, sim a metodologia poderia ajudá-lo! Acrescentei ainda que, como tinha afirmado na minha fala, a solução para seu problema estava dentro dele mesmo, bastava para isto que ele acreditasse nisto e começasse a buscar energias positivas a seu favor, fazendo uso de algumas ferramentas do processo de Coaching para ajudá-lo. Depois de algumas ponderações, marcamos uma reunião no meu escritório em BH e, alguns dias depois, demos início ao trabalho.
Desenvolvemos sua Missão Pessoal, sua Visão Pessoal, seus valores e sua meta, com foco na recolocação profissional. Investimos fortemente no seu autoconhecimento e identificamos suas forças e suas fraquezas, as ameaças e as oportunidades existentes. Identificamos e trabalhamos também com suas crenças limitantes e seus fatores sabotadores, otimizamos seu tempo entre outras estratégias e definimos um Plano de Ação bem detalhado com base no modelo 5W2H. Com o plano em mãos, ele partiu para a prática. Na medida em que o trabalho ia sendo desenvolvido, sua mudança de postura era perceptível e notável. A baixa autoestima foi desaparecendo gradativamente, dando lugar a um sentimento de confiança e ao surgimento de um profissional maduro e apto para encarar o mercado e vencer os desafios. Após o primeiro mês de desenvolvimento do trabalho e muito empenho por parte dele, surgiu uma oportunidade de trabalho e lá vai foi para a entrevista, autoconfiante, bem resolvido e preparado! Logo após a entrevista, me liga entusiasmado dizendo que a vaga era dele, estava empregado! Sua meta tinha, em tão curto prazo, sido conquistada! Começou a trabalhar e desenvolveu um trabalho de alto nível, conseguindo um elevado nível de reconhecimento dentro da empresa onde tinha sido contratado!
Três meses depois ele retornou ao meu escritório. O Engenheiro com quem eu me deparei não era o mesmo desmotivado e sem esperanças que eu tinha conhecido após a minha palestra há pouco tempo atrás. Diante de mim eu me deparava com um profissional ciente de suas competências e potencialidades, autoconfiante e feliz!
O relato citado acima poderia ser uma história inventada, mas não é. O Coaching é realmente uma metodologia revolucionária! O grande número de cases de sucesso, como o citado acima, comprova de maneira concreta sua eficácia.
Pesquisa realizada pela PUC CAMPINAS e divulgada pela Revista Você S/A em 2008 com 10 executivos que passaram pelo processo de Coaching, apontaram que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 80% aprenderam a aceitar melhor as mudanças e 70% evoluíram a capacidade de se relacionarem.
Um estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os executivos que participaram de um processo de Coaching, aumentaram em 88% sua capacidade produtiva.
Ao contrário do que muitos pensam, a Metodologia Coaching não é só aplicado a profissionais do mundo do trabalho. O Coaching também tem aplicação para qualquer tipo de pessoa que queira melhorar sua performance pessoal em busca de uma vida mais equilibrada.
Life Coaching (Coaching de Vida), Wedding Coach (Coaching para Casais), Carrer Coaching (Coaching de Carreira), Leaderchip Coaching (Coach para Líderes) e Performer Coaching (Coaching de Desempenho) são algumas modalidades de Coaching disponíveis no mercado.
Se você precisa aumentar sua performance pessoal ou profissional ou está em busca de uma oportunidade no mercado, faça já seu contato conosco! O processo de Coaching com certeza poderá ajudá-lo!